“Em um dia histórico para a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Conselho Universitário (CONSUN) aprovou por unanimidade normativa que regula a reserva de vagas para ingresso de travestis e transexuais em todos os programas de pós-graduação da universidade. A política de ação afirmativa, que prevê a reserva de 5% das vagas de todos os Programas de Pós-Graduação para essa população, já entrará em vigor nas próximas seleções regulares de Mestrado e Doutorado” – trecho extraído da Coordenação de Comunicação Social » UFPel aprova reserva de vagas para travestis e transexuais em todos os seus programas de pós-graduação

E o Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGEN) da UFPel vem comemorar e agradecer a iniciativa dos Colegiados dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em História em promoverem a discussão nesta Universidade, bem como a parceria entre o NUGEN e os docentes Márcio Caetano, Rafael Vetromille-Castro e a coordenadora de inclusão e diversidade Airi Macias Sacco, além de agradecer e valorizar a deliberação sensível e ética do CONSUN que, assim, elevou a democratização do direito à Educação na UFPel.

O NUGEN também agradece o apoio de estudantes do Diretório Acadêmico Naum Keiserman (o Dank), bem como a postura de acolhimento, parceria e empatia da Reitora Isabela Fernandes Andrade e do Reitor Paulo Roberto Ferreira Júnior.

E finaliza com o reconhecimento, a admiração e a homenagem à mobilização dos movimentos sociais e instituições que, de uma forma muito especial, determinante e potente, foram decisivos nessa conquista de direitos para as pessoas travestis e transexuais: a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), a Aliança Nacional LGBTI, o Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT de Pelotas, o Gabinete da Vereadora Maria Regina da Conceição Moraes (a Regininha) da cidade de Rio Grande e o Coletivo T Juliana Martinelli da cidade de Pelotas. E que venham novas conquistas!!!