Seminário “Conhecer para intervir, intervir para incluir“

Na quinta-feira (16/08), ocorreu o Seminário “Conhecer para intervir, intervir para incluir“, em São Lourenço do Sul.

Visando capacitar os Agentes Comunitários de Saúde e os visitadores do PIM e Criança Feliz de São Lourenço do Sul, as Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação do município se uniram para a realização do seminário.

No decorrer da capacitação, que aconteceu em oito etapas, foram abordados temas como: Deficiência auditiva, língua de sinais, o papel do visitadores domiciliar perante a identificação da deficiência da criança, deficiência motora, a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, sofrimento psíquico, síndrome de Down, deficiência visual, violência na infância, transtorno do espectro autista, entre outros.

A pesquisadora Beatriz Osório foi representando o NEPCA e dividiu a tarde com Luciana Silva e Adriana Bastos, coordenadoras pedagógicas do Centro de Atendimento ao Autista.

Encontro de discussão / Parte I

Na manhã de quarta-feira (08/08), o NEPCA em conjunto com o Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura oportunizou um espaço para discussão e troca de experiências entre as escolas municipais de Pelotas participantes da pesquisa Intervenção Precoce com crianças que apresentam TEA.

 

Pesquisa intervenção precoce com crianças TEA: uma proposta luso-brasileira avança em Bagé

No início do mês (dia 04 de julho), juntamente com o grupo de pesquisa INCLUSIVE/UNIPAMPA, o NEPCA/UFPEL, auxiliou em mais uma etapa da pesquisa “Intervenção Precoce com crianças que apresentam TEA/Bagé”, através de devoluções das observações e reuniões com familiares e profissionais, assim como a elaboração de estratégias individuais.

Informações sobre o Curso de Aperfeiçoamento em AEE-Deficiência Visual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

CURSOS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – DEFICIÊNCIA VISUAL

 

            Em setembro\outubro de 2017 solicitamos as Secretarias e Coordenadorias de Educação que enviassem ficha cadastral dos professores indicados a participar dos Cursos de Aperfeiçoamento em AEE propostos pelo MEC e oferecidos pela UFPEL, em Deficiência Intelectual e Deficiência Visual, salientando alguns critérios definidos pelo MEC para participação, tais como, ser professor efetivo da rede pública, preferencialmente em atuação no AEE ou em sala inclusiva.

Após recebermos estes documentos, organizamos a primeira listagem de cursistas  que atendiam aos critérios acima,  cujos dados estavam completos e corretos.

Muitos indicados não puderam ser homologados tendo em vista que seus endereços de e-mail, escola, nome e etc não foram enviados corretamente ou estavam incompletos.

O curso de AEE-DI iniciou em novembro com este grupo de indicados corretos.

Como o curso de AEE-DV iniciaria somente em maio de 2018 e ainda restavam vagas, procedemos novo período de inscrições gerais, através do site do Nùcleo de Estudos e Pesquisas em cognição e aprendizagem da UFPEL.

Novamente, verificamos os dados e os critérios, encaminhando, um a um dos interessados, tanto dos indicados pelos sistemas, quanto aos inscritos pelo site, e-mail para confirmação do interesse e dos dados.

Após recebimento destes e-mails, nova listagem foi elaborada e divulgada. Aos que não foram contemplados, informamos os motivos, ou não eram efetivos, ou não atuavam na sala de recursos ou salas inclusivas, ou não haviam enviado e-mail de confirmação.

Agora, ao finalizar o curso de AEE-DI, abrimos nova possibilidade de inscrição para os em curso, desde que postem até o dia 15.04 no AVA a ficha, confirmando os dados e o interesse, e que estejam em dia com as atividades do curso.

Caso ainda sobrem vagas, abriremos nova seleção pública no período de 16 a 25 de abril de 2018.

Salientamos que estes critérios, efetivação na rede pública, atuação, conclusão do curso AEE-DI, dados corretos e etc, são estabelecidos pelo MEC e precisam ser cumpridos pela equipe da UFPEL.

Assim, informamos que, ao final do mês de abril, lançaremos a listagem final dos homologados para o curso de AEE-DV que iniciará no dia 12 de maio de 2018.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

 

Abraços,

 

Equipe AEE-UFPEL

 

 

Conhecimento e gratidão!

Na última sexta-feira (06/04), no município de Pelotas-RS, ocorreu o Pré-Conlubra, que teve como objetivo principal a troca de conhecimentos e experiências, bem como preparar o II Conlubra com data já estabelecida (3, 4 e 5 de abril de 2019) também em Pelotas.

Contamos com a presença de todos! E agradecemos o apoio das universidades parceiras!

 

 

Concretizando parcerias!

Na última quarta-feira (21/03), parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA) viajou novamente até o município de Bagé com o intuito de concretizar as parcerias e dar início aos novos projetos.

Manhã: Reunião com a UERGS e elaboração do projeto “Processos de Inclusão e Respeito à Diversidade: Políticas e Práticas da Educação Infantil ao Ensino Superior”.

Tarde: Reunião de estudo com as professoras da EMEI Marianinha Lopes e UNIPAMPA. Início da pesquisa “Intervenção Precoce com crianças que apresentam TEA”.

Reunião com a equipe da APAE.

Pré-Conlubra – Diálogos para 2019!

Em 2017, realizamos em Pelotas/RS um dos maiores congressos sobre autismo e educação inclusiva do Brasil, o Conlubra, parceria da Universidade Federal de Pelotas com a Universidade do Minho (Portugal).

Durante três dias, contamos com mais de 600 inscritos, dezenas de palestrantes do Brasil e de Portugal, apresentação de trabalhos em comunicação oral e pôsteres, vários mini-cursos e milhões de pessoas de todo País de audiência em nossos canais online.

Neste ano, em 2018, faremos um evento de um dia, também em Pelotas, como preparatório para a segunda edição do Conlubra, que acontecerá em abril de 2019. Desta vez, nossas parceiras serão as Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (Uergs), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), IFSul e o Centro de Atendimento ao Autista de Pelotas. O evento acontecerá durante a semana do autismo.

Nessa edição, esta prevista a participação de pelo menos 450 pessoas.

Veja a programação:

Manhã

9 horas – abertura

9:30 – mesa redonda  1 “Educação especial na perspectiva da educação inclusiva”

MAD – Modelo de atendimento à diversidade: conceitos e práticas – Andréa Tonini – UFSM

Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado – Débora Jacks – CAA

A pessoa com TEA e a prática da inclusão –  Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez – UFPEL

Mediadora: Francele Carlan – UFPEL

Tarde:

13:30 – mesa redonda 2 “Percursos e desafios da acessibilidade e inclusão”

Docência (s) no contexto da Educação Inclusiva – Mirna Suzana V. Martinez – UERGS

Inclusão na Educação profissional – Rosane – IFSUL

Inclusão no Ensino Superior: a certificação e os desafios da prática – Gilsenira Rangel – UFPEL

A formação de professores na perspectiva Inclusiva: desafios e perspectivas a partir da experiência das Tertúlias Pedagógicas Inclusivas – Claudete Lima – UNIPAMPA

Mediadora: Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez – UFPEL

16:30 – reunião do comitê científico para organização do II CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO SOBRE TEA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA – abril 2019

GARANTA SUA VAGA! FAÇA SUA INSCRIÇÃO ATRAVÉS DO LINK:

 https://www.sympla.com.br/pre-conlubra—dialogos-para-2019__251512

Retomada das atividades!

Finalmente, o ano começou e só temos uma coisa a dizer: vem muita coisa boa por aí, preparem-se! hehe

Foto 1: Equipe NEPCA; Foto 2: Equipe NEPCA +  Equipe CAA da Pesquisa Intervenção Precoce/Pelotas – faltando alguns)

 

 

 

II CONLUBRA

 

 

O I CONLUBRA foi um grande sucesso!!!

Já estamos preparando o próximo!

Em breve datas, programação, inscrições e demais informações sobre o pré-congresso CONLUBRA que será em 2018, evento importante e preparatório para o II CONLUBRA em 2019!