• CLMN 2023
  • CLMN 2023
  • CLMN 2022
  • CLMN 2022
  • CLMN 2019
  • CLMN 2019
Início do conteúdo
Fundamentos Psicológicos da Educação

Fundamentos Psicológicos da Educação

 

Curso/semestre Licenciatura em Matemática / Terceiro
Disciplina Fundamentos Psicológicos da Educação
Caráter ACA/Obrigatória
Pré-requisito
Código 0360245
Depto. DFE
CHT 68 horas
Créditos 04
Natureza 68 teóricas
Prof. Resp.
Objetivos Tem como objetivo estudar aspectos psicológicos – evolutivos, cognitivos e afetivos – disponibilizando subsídios para problematizar, entender e intervir nos processos educacionais de sua futura prática profissional. A abordagem desses aspectos psicológicos será realizada a partir de sua interface com as outras áreas de conhecimento, historicamente contextualizados.
Ementa Reconhecer a Psicologia como Ciência, que tem por objeto de estudo o comportamento, constituindo-se como um dos saberes da educação, que subsidia o processo educativo, com as teorias que norteiam a Psicologia do Desenvolvimento Humano e a Psicologia da Aprendizagem, constituindo um saber interdisciplinar. Buscar aprofundar a importância da relação educador/educando.
Programa Introdução à Ciência Psicologia. Algumas das principais teorias que norteiam a Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem Humana (inatistas, ambientalistas interacionistas). Níveis e processos de desenvolvimento e aprendizagem (infância, adolescência e adultez).
Bibliografia

Básica

AGUINO, j.g. ,(org), Indisciplina: alternativas teóricas e práticas. S.P. Summus, 1996

________. (org) Erro e Fracasso na Escola. S.P. Summus, 1997.

BASSOLS, A.M., (org) Saúde Mental na escola: Uma abordagem multidisciplinar, V.1, Porto Alegre, Mediação, 2003.

D’AMBRÓSIO, U. novos paradigmas de atuação e formação docente, In: PORTO, Tania M.E., Redes em construção: meios de comunicação e práticas educativas. Araraquara, J.M. Editora, 2003

 

Complementar

Davis, C.,e OLIVEIRA, Z. Psicologia na educação, 4ª ed. São Paulo, Cortez Editora, 1994.

faria, A. R. O desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget. São Paulo , Ática, 2001.

Franco, Sérgio K. O Construtivismo e a Educação. Porto Alegre, Mediação, 2000.

KAHHALE, Edna M.P. (org) A diversidade da Psicologia: uma construção teórica. São Paulo, Cortez Editora, 2002.

MANTOVANINI, M .A.C. Professores, e alunos problemas: um vicioso. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2001.