• CLMN 2023
  • CLMN 2023
  • CLMN 2022
  • CLMN 2022
  • CLMN 2019
  • CLMN 2019
Início do conteúdo

Um Apoio para Realizar Sonhos

Gama ajuda graduandos com monitorias, aulas e vídeo aulas de matemática

Bolsistas do projeto de apoio em matemática. Foto: Divulgação

Não é novidade para ninguém que português e matemática são áreas de níveis de proficiência baixos no Brasil. Segundo dados, de 2018, do Ministério da Educação (MEC), sete a cada dez alunos do Ensino Médio tem conhecimento insuficiente nessas áreas. Essa problemática se reflete no Ensino Superior. Pensando nisso, em 2010 foi criado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o projeto de ensino Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo que, em 2015 se tornou o projeto Grupo de Apoio em Matemática (GAMA). O projeto dá suporte no ensino de matemática para alunos da UFPel, também para professores e alunos da rede pública de ensino.

Atualmente, o GAMA conta com 15 professores e 15 bolsistas. Grande parte dos bolsistas foram também alunos, e foi neste período que se interessaram pelo projeto. Diversas atividades são desenvolvidas, dentre elas, atividades de reforço em matemática que, são cursos de curta duração ao longo do semestre, aos sábados ou no final das férias. Esse curso fornece aos alunos nove módulos, com conteúdos diferentes. Além disso, os bolsistas do projeto são distribuídos pelos prédios da UFPel, e ficam disponíveis para as tradicionais monitorias.

O avanço mais recente do GAMA é o trabalho com vídeo aulas no YouTube. Estas aulas são preparadas pelo grupo e disponibilizadas no canal Projeto GAMA, onde os conteúdos são separados por aulas, podendo assim ultrapassar os portões da universidade, visto que, qualquer pessoa pode ter acesso ao conteúdo. Este esforço em prestar apoio no ensino da matemática é reconhecido pelos alunos das áreas de exatas, como conta Tainara Porto da Silva, aluna de graduação em matemática licenciatura:

“O GAMA significa auxílio, monitoria e as vezes os alunos, bolsistas do projeto são os nossos professores, pois explicam melhor. Muitas vezes chegamos na monitoria sem saber nada do conteúdo e eles nos ajudam a compreender.”

Existe um sentimento de gratidão, entre bolsistas do projeto e alunos. Assim como Tainara, há uma grande quantidade de depoimentos no site do projeto GAMA. Willian Leonardo Peixoto, também aluno do curso de matemática licenciatura, define o grupo como:

“Fundamental para o ensino e a aprendizagem dos alunos que ingressam na UFPel.”

Apesar de todas as dificuldades que os alunos do projeto encontram para conciliar o curso e dar apoio aos demais graduandos, eles definem o projeto como compensador e transformador, principalmente ao saber quantos sonhos ajudaram a realizar, como ressalta Hugo Silva de Almeida Venancio Lopes, bolsista do projeto e aluno do curso de Engenharia Agrícola:

“É recompensador, porque você vê o fruto do seu trabalho dando resultado pois a gente se prepara pra dar aula, então isso é como se fosse um retorno para a gente. Fora as amizades que a gente faz.”

Ademais há um grande crescimento didático, que serve de prática para alunos em curso de licenciatura e de uma possibilidade a mais no futuro para graduandos de bacharelado. O projeto viabiliza a inserção do futuro professor de matemática no ambiente de trabalho e serve como aprendizado e processo de evolução, como observa Pierri Teixeira da Silva, graduando em matemática licenciatura e bolsista do GAMA:

“Fui desenvolvendo minha didática, perdendo um pouco da vergonha, até minha organização no quadro para dar aula foi melhorando. O GAMA teve grande importância no meu desenvolvimento como professor, didaticamente.”

Se você quiser saber mais, participar de alguma atividade ou até mesmo conhecer este grande trabalho, acesse o site do GAMA e fique por dentro!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 29/11/2019, na categoria Notícias.