Concurso Regional de Qualidade do Mel

No dia 22 de maio de 2019 o professor Geferson Fischer, do LabVir/UFPel, participou do IV Concurso Regional de Qualidade do Mel, ministrando a palestra intitulada “Mortandade de abelhas”.

As abelhas são importantes polinizadores, essenciais para a produção agrícola. Dos alimentos produzidos globalmente, 75% são dependentes de polinização e 90% destes utilizam Apis mellifera como polinizadores. Além disso, o mel pode ser produzido em consórcio com outros cultivos que disponibilizem néctar e pólen para as abelhas, caracterizando-se como uma atividade sustentável, que proporciona aumento de renda e produção integrada, principalmente, para a agricultura familiar. O potencial apícola brasileiro tem alcançado grandes volumes de produção, em torno de 41,5 mil toneladas. Neste contexto, o Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional, compreendendo 15,2% da produção de mel.

Apesar da importância das abelhas na produção mundial de alimentos, tem sido relatados altos percentuais de perdas de colônias e declínio da população de abelhas nativas e selvagens nos últimos anos. No Brasil, a mortandade de abelhas acima de média tem sido relatada em vários estados, como São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Com isso, surge a discussão sobre o uso de pesticidas e agrotóxicos, a localização geográfica das colônias, fatores ambientais desfavoráveis, nutrição, alterações biológicas e imunológicas, além dos diferentes tipos de patógenos, que podem contribuir para estas perdas.

O professor Geferson é coordenador do projeto de pesquisa “Detecção, isolamento e caracterização de vírus que acometem Apis mellifera e meliponídeos”, o qual busca identificar os principais vírus que acometem abelhas no sul do Brasil, contribuindo com o diagnóstico e epidemiologia dessas doenças virais. Em virtude deste projeto, o LabVir/UFPel realiza o diagnóstico dos vírus da paralisia aguda (ABPV), paralisia aguda israelense (IAPV), asa deformada (DWV), realeira negra (BQCV), paralisia crônica (CBPV) e cria ensacada (SBV), que acometem as abelhas. No momento, o diagnóstico não tem custo, devido ao andamento do projeto de pesquisa, e pode ser realizado a partir da coleta de 20 abelhas (em média) da colmeia, as quais dever ser armazenadas em frascos hermeticamente fechados e com pequenos furos, e mantidas sob refrigeração ou congeladas, e enviadas ao Laboratório. Mais informações sobre cada vírus podem ser obtidas neste Site, no tópico “Doenças – Abelhas” e sobre o diagnóstico em “Serviços – Diagnósticos – Abelhas”.

Autoria: Francielle Liz Monteiro e Domitila Brzoskowski Chagas.
Contato: franciellemonteiro09@gmail.com e chagas.domitila@gmail.com.