Pesquisadores do Labvir desenvolvem a primeira linhagem de células de abelha do Brasil

Fruto de mais de sete anos de pesquisa, acaba de ser depositado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI – o pedido de patente da primeira linhagem celular contínua a partir de células de abelhas Apis mellifera africanizadas do Brasil. Coordenado pelo prof. Dr. Geferson Fischer, do Laboratório de Virologia e Imunologia (Labvir), da Faculdade de Veterinária da UFPel, e objeto de tese do doutorando Matheus Iuri Frühauf, do Programa de Pós-Graduação em Veterinária (PPGV) da UFPel, o projeto contou ainda com a participação da mestranda Lariane da Silva Barcelos, também do PPGV. Os professores Marcelo de Lima, Silvia de Oliveira Hübner e Gilberto Vargas, todos do Labvir, além de estudantes de pós-graduação e graduação em Veterinária, também colaboraram. O estudo contou com financiamento parcial da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS – e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior – Capes.

Nomeada FFAM-15, a linhagem celular representa um avanço no estudo dos vírus que acometem as abelhas, uma vez que permitirá o seu isolamento e o estudo in vitro. Atualmente os estudos com estes vírus, basicamente a sua identificação, têm sido realizados através do uso de técnicas de biologia molecular, dada a indisponibilidade de linhagens celulares de abelhas Apis mellifera. Considerada a terceira linhagem de abelhas Apis mellifera no mundo, as células FFAM-15 poderão também ser utilizadas como ferramenta para estudo da replicação de outros microorganismos que acometem as abelhas, como bactérias e fungos, como método diagnóstico destes microorganismos e como ferramenta na avaliação da toxicidade e da resistência de abelhas contra agentes químicos. As células serão fundamentais, também, no estudo e desenvolvimento de produtos antivirais. Por fim, as células poderão ser utilizadas como biorreator, para expressão de proteínas recombinantes.

Ao destacar a relevância do estudo, os pesquisadores ressaltam a importância e o interesse no estabelecimento de novas parcerias, visando não apenas a disponibilização das células FFAM-15 ao meio científico, mas também a expansão das pesquisas em sanidade apícola. Busca-se, assim, ampliar o alcance e a aplicação da nova linhagem celular da espécie Apis mellifera.

Conheça! Saiba! Doença de Marek.

Doença de Marek, você já ouviu falar?
▪️A Doença de Marek é uma doença linfo-proliferativa de aves causada pelo GaHV-2.
▪️Considerada a enfermidade de maior impacto na avicultura de subsistência, a doença de Marek apresenta seus sinais clínicos na forma clássica ou aguda, sendo a última de maior virulência.
▪️A transmissão ocorre principalmente pela descamação epitelial, sendo o folículo da pena o local primário da replicação viral.
▪️O diagnóstico da DM é comumente realizado a partir da interpretação dos sinais clínicos, e de análises laboratoriais como PCT-RT e histopatológico.
▪️Vacinação é a prevenção! Vacine seus pintinhos! 💉🐥
▶️ Ficou com alguma dúvida? Pergunta aí!

Conheça! Saiba! Bronquite Infecciosa das Galinhas!

Bronquite Infecciosa das Galinhas, você já ouviu falar?
▪️A Bronquite Infecciosa das Galinhas (IBV) é uma doença de caráter agudo, infecto-contagiosa causada pelo Coronavírus Aviário.
▪️Apesar de o vírus possuir predileção para se replicar no trato respiratório superior das aves, ainda são apresentadas manifestações renais, reprodutivas e entéricas.
▪️A transmissão ocorre principalmente através de aerossóis respiratórios e fezes.
▪️O diagnóstico da IBV é de extrema importância, tendo em vista os prejuízos econômicos que ela pode ocasionar ao setor de avicultura nacional, tanto na produção de carne de frango, quanto na de ovos. E é feito através de exames laboratoriais como ELISA e PCR-RT.
▪️Medidas de biosseguridade e esquemas de vacinações devem ser aderidos em aviários para a prevenção e controle da doença.
▶️ Ficou com alguma dúvida? Pergunta aí!

Conheça! Saiba! Cinomose!

E cinomose, você já ouviu falar?
▪️Doença provocada por um Morbilivirus da família Paramyxoviridae. É um vírus de genoma RNA, altamente contagioso, com diversas cepas virulentas e neurotrópicas.
▪️Apresenta maior incidência em cães não vacinados e causa sinais clínicos diversos, envolvendo sintomatologia respiratória, gastrointestinal, cutânea e nervosa.
▪️É preciso observar o histórico clínico do paciente e realizar as técnicas indicadas para diagnóstico, sempre lembrando da importância da vacinação!
Quem ama, vacina!
▶️ Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelas nossas redes sociais!

Conheça! Saiba! Diarreia Viral Bovina!

Já ouviu falar de Diarreia Viral Bovina?
▪️ É causada pelo Vírus da Diarreia Viral Bovina (BVDV) e pode provocar graves consequências reprodutivas ao rebanho!
▪️ Fêmeas infectadas entre os 40 e 120 dias de gestação podem gerar animais Persistentemente Infectados (PIs). Eles são imunotolerantes ao vírus, podendo excreta-lo sem sinais clínicos, disseminando-o silenciosamente no rebanho.
▪️O diagnóstico e identificação de animais PIs são importantes medidas de controle, junto da vacinação do rebanho!
▶️ Ficou com alguma dúvida? Pergunte ao LABVIR!

Conheça! Saiba! Influenza Aviária!

Influenza Aviária, você já ouviu falar?
▪️A Influenza Aviária ou também conhecida como Gripe Aviária de Alta Patogenicidade é uma doença de caráter zoonótico causada pelo vírus de Influenza tipo A que atinge aves silvestres e domésticas.
▪️Podendo provocar sinais clínicos como dificuldade respiratória, sinais neurológicos, queda severa de postura, alta mortalidade, entre outros.
▪️A transmissão ocorre através do contato direto entre aves e do contato indireto, proveniente de diferentes fontes contaminadas.
▪️Para evitar a ocorrência e disseminação dessa enfermidade é necessário a realização de diagnósticos rápidos como RT-PCR e práticas de biosseguridade, tendo em vista que a vacinação não é recomendada em países livres da doença.
▶️  Ficou com alguma dúvida? Pergunta aí!

Conheça! Saiba! Aborto herpético equino!

Já ouviu falar de Aborto herpético em equinos?
▪️O Aborto Herpético em equinos é causado pelo Alfaherpesvírus equino 1 (EHV-1), vírus envelopado e de genoma DNA.
▪️A infecção por EHV-1 pode provocar, além de abortos, doenças respiratórias e mieloencefalopatias.
▪️O diagnóstico pode ser feito a partir de amostras de sangue, swab nasal ou tecidos do animal ou feto abortado.
▪️A prevenção e o controle da enfermidade se baseiam na vacinação, testagem e separação dos animais positivos.
▶️ Ficou com alguma dúvida? Pergunta aí!


Conheça! Saiba! Bouba aviária!

Bouba aviária, você já ouviu falar?
▪️ É conhecida popularmente como “pipoca” ou “caroço”.
▪️Provocada pelo Avipoxvirus, um vírus envelopado e de genoma DNA, a bouba aviária pode afetar diversas espécies de aves!
▪️A sintomatologia clássica envolve lesões nodulares, especialmente em regiões sem plumagem (como a cabeça e as patas das aves).
▪️Fique atento aos sinais e lembre: a prevenção é a melhor solução! Vacine!
▶️ Ficou com alguma dúvida? Pergunta aí!

CONHEÇA! SAIBA! Calicivirose felina!

Estreando esta série informativa do LABVIR: a calicivirose felina! Já ouviu falar?
▪️Provocada por um vírus não envelopado, a calicivirose pode abranger desde lesões na cavidade oral dos gatos, sinais respiratórios, associar-se a casos de gengivoestomatite crônica e até mesmo acometimento sistêmico grave!
▪️O diagnóstico laboratorial pode ser feito através de suabes de orofaringe, mucosa conjuntival, nasal ou oral. As amostras devem ser coletadas e enviadas imediatamente ao laboratório, refrigeradas em caixa de gelo.
▶️ A melhor solução é a prevenção! Vacine seu gatinho! 🐱
Ficou com alguma dúvida? Procure o LABVIR! Entre em contato através de nossas redes sociais!