Desenvolvimento de gestão de segurança em espaços confinados em uma Unidade de Beneficiamento e Armazenamento de Grãos

Segue aqui mais um trabalho desenvolvido por uma aluno da UFPel e que trata de uma área com alguma afinidade com temas abrangidos pelo LABSERG. Neste trabalho do aluno da Engenharia de Produção Diogo Soares Gomide o autor apresenta os desafios vivenciados por ele durante o esforço de consolidação de um pequeno sistema de gestão para espaços confinados em (UBAG) Unidade de Beneficiamento e Armazenagem de Grãos). O trabalho mostrar de um ponto de vista bastante prático o quanto atuar no foco SST pode ser desafiador e o quanto soluções criativas e aplicação de pequenas técnicas de gestão tipicamente vistas na Engenharia de Produção podem facilitar o trabalho. Leia o documento e confira as descobertas do aluno. Boa leitura e até o próximo post!
.
Devido a crescente produção agrícola abre portas para o desenvolvimento de processos adjacentes como o beneficiamento e armazenagem de grãos. Processos que necessitam cada vez mais de trabalhos especializados e unidades maiores e mais complexas para atender as demandas do mercado. Com o crescente avanço na agroindústria, é comum que o planejamento dessas unidades acabem sendo elementos de baixa prioridade. O que reflete nos altos índices de acidentes neste setor, sejam acidentes ocupacionais ou ambientais. A presença de espaços confinados em unidades de beneficiamento e armazenagem contribuem para os riscos e acidentes graves, seja por imprudência e desrespeito às medidas de segurança presentes na NR-33 ou até mesmo por condições adversas. Medidas relacionadas a segurança e cumprimento das normas regulamentadoras, são fundamentais e obrigatórias antes da entrada em qualquer tipo de espaço confinado.
.
Confira também outros trabalho clicando AQUI.
Ou clique aqui para acessar outros trabalho.