Desafios ergonômicos no manuseio de cargas no setor de distribuição de bebidas

Segue aqui a primeira de uma série de postagens que tem como objetivo divulgar os trabalhos produzidos por alunos e/ou professores que de alguma forma atuaram em áreas que possuam alguma afinidade com temas abrangidos pelo LABSERG. Neste trabalho do aluno da Engenharia de Produção Lucas Schwartz Nörnberg houve algumas descobertas bem interessantes, sobretudo no que se refere ao cenário desafiador em termos de Ergonomia para a amostra pesquisada, envolvendo trabalhadores que atuam na distribuição de bebidas. Vale à pena dar uma olhada no documento para conferir as descobertas do aluno. Boa leitura!
Desafios ergonômicos no manuseio de cargas no setor de distribuição de bebidas
.
O ramo de bebidas tem um papel importante na economia brasileira, empregando milhões de trabalhadores ao longo de todos processos deste produto, desde a matéria-prima, até o produto pronto disposto ao consumidor. Em alguns pontos desta rede, existem trabalhadores que fazem a distribuição manual deste produto, seja entre centros de distribuição, ou destes centros até os centros atacadistas, e então para os consumidores finais. O manuseio destes produtos pode apresentar riscos físicos para a saúde do trabalhador que movimenta manualmente estas cargas. Assim sendo, o presente trabalho tem por objetivo investigar quais são os principais desafios ergonômicos presentes na rotina laboral dos trabalhadores que atuam no setor de distribuição de bebidas. Para investigar estes desafios ergonômicos, será desenvolvido um marco teórico sobre os métodos mais disseminados de análise das posturas dos trabalhadores, durante a execução das tarefas pertinentes ao seu trabalho. Dentre as técnicas abordadas está o diagrama de áreas dolorosas, o qual possibilita estabelecer as dores em várias áreas do corpo após a jornada de trabalho. Este trabalho traz ainda uma proposta metodológica, que consiste em uma pesquisa quantitativa, realizada através de um Survey, com perguntas e respostas de múltipla escolha, onde foi utilizado uma escala likert, sendo possível identificar os pontos estudados. Com base nos dados obtidos, conseguiu-se atingir todos os objetivos propostos por esse trabalho sendo possível identificar que a presente classe de trabalhadores necessita de estudos aprofundados que possam melhorar suas condições de trabalho visto que os resultados indicaram problemas que foram encontrados, tais como a extensa carga de trabalho diária, vista a jornada que em muitos casos excede as oito horas previstas em lei. Ainda, as dores relatadas pelos trabalhadores em áreas preocupantes, através do diagrama de áreas dolorosas, como a região das costas, nas alturas do tórax e rins, região do pescoço e cervical, ombros, que podem levar a lesões sérias devido a reincidência. Identificou-se ainda relatos sobre a necessidade de movimentar manualmente cargas pesadas, de precisar levantar cargas com peso maior que 23 kg, peso máximo estipulado pela OIT. Há ainda manifestações sobre o não recebimento de equipamentos de proteção individual, conforme necessário. Enfim, o cenário parece expor os trabalhadores deste setor a condições de precariedade nas condições laborais.
.
Confira também outros trabalho clicando AQUI.
Ou clique aqui para acessar outros trabalho.