Artigo publicado sobre Treinamentos em SST – Revista Proteção – ed.374 (2023)

Está disponível para leitura na Revista Proteção um artigo decorrente de trabalhos desenvolvidos junto a parceiros do LABSERG e NUMESA. O artigo publicado na edição 374 da Revista Proteção é proveniente de um trabalho de desenvolvido pela Enga. Eduarda Leite Porepp, sob orientação da Profa. Renata Heidtmann Bemvenuti.
Programas de treinamentos em SST podem ir muito além da prevenção de acidentes
As preocupações relacionadas à Segurança e Saúde no Trabalho datam da Revolução Industrial em que a questão fundamental era a reparação de danos à saúde física do trabalhador. Com o passar dos anos, a prevenção passou a ser prioridade, conforme expressam as Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho, sobretudo a NR 1 e a NR 6, que estabelecem a hierarquia das medidas protetivas como sendo: eliminação dos fatores de risco; minimização e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas de proteção coletiva; minimização e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas administrativas ou de organização do trabalho; e adoção de medidas de proteção individual.
O modo de produção e a organização do trabalho normalmente apresentam riscos ao trabalhador, que podem ser de natureza física, química, biológica, mecânica e ergonômica. Segundo a Constituição Federal de 1988, é direito do trabalhador a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança por parte da empresa. Dessa forma, os treinamentos de SST, dispostos ao longo de todas as NRs, são uma ferramenta promissora que podem auxiliar no cumprimento desse dispositivo da nossa Carta Magna.
Segue abaixo dados da publicação pra eventual leitura e citação:
Parabéns aos pesquisadores envolvidos no trabalho que resultou neste artigo.