O Workshop em EMI é uma ação da Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) voltada para docentes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) credenciados aos programas de pós-graduação da instituição que tem por finalidade instrumentalizar os participantes com ferramentas para o uso do inglês como meio de instrução nas disciplinas ofertadas pela UFPel, fomentando assim o potencial de internacionalização da universidade e propiciando a melhoria da proficiência linguística da comunidade acadêmica que constitui este público alvo. Esta capacitação, pensada para acontecer idealmente uma vez por semestre, baseia-se na Taxonomia de Bloom para definir objetivos de aprendizagem e planejar aulas com base nesta identificação e, em especial, na proposta Backwards Course Design para o preparo de aulas e desenvolvimento de materiais a partir de metodologias ativas que envolvam professores e alunos em práticas autênticas mediadas pela língua inglesa.
O(s) último(s) edital(is) do Workshop em EMI pode(m) ser verificado(s) clicando aqui.
A Consultoria em EMI (Inglês como meio de instrução) é uma ação da Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) desenvolvida para acompanhar os docentes que realizaram alguma das edições do Workshop em EMI, oferecidos pela CRInter anteriormente, de forma individualizada, na implementação do EMI em um componente curricular (disciplina) da pós-graduação. A Consultoria baseia-se em materiais utilizados no Workshop EMI, em especial na proposta Backwards Course Design. A proposta baseia-se na preparação de materiais pelos docentes, a partir das necessidades dos seus contextos específicos de atuação, os quais serão discutidos nos encontros síncronos. Os tópicos incluem design do curso, desenvolvimento do plano de estudos e construção de aulas e materiais embasados em metodologias ativas.
O(s) último(s) edital(is) da consultoria em EMI pode(m) ser verificado(s) clicando aqui.
A disciplina “Leitura e Produção de Textos Acadêmicos”, ministrada em português, desenvolve estratégias de leitura e produção de gêneros acadêmicos escritos (resumos, resenhas e artigos, por exemplo) em Língua Portuguesa, bem como de prática de recursos linguísticos em português comumente utilizados nesses gêneros.
A disciplina "Leitura e Produção de Textos Acadêmicos em Inglês" é uma ação da Pró-Reitoria de pesquisa e pós-graduação. Pensada especificamente para estudantes da pós-graduação, tem o objetivo de desenvolver estratégias de leitura e produção de gêneros acadêmicos escritos em inglês (resenha, artigo científico, resumo e capítulo, por exemplo), bem como possibilitar a prática de recursos linguísticos comumente utilizados nesses gêneros. O fim da proposta da disciplina é ampliar as publicações internacionais dos PPG da universidade por meio de maior autonomia de redação de artigos em inglês por parte dos estudantes.
Originally conceived for graduate students, the course seeks to develop comprehension and production strategies for oral academic genres (e.g., presentations for events and internal seminars) in English, as well as enable the practice of linguistic resources commonly used in these genres.
A disciplina "Compreensão e Produção Oral em Português como Língua Adicional", pensada especificamente para estudantes internacionais da pós-graduação, tem o objetivo de desenvolver estratégias de compreensão e produção de gêneros acadêmicos orais (apresentações, seminários), bem como possibilitar a prática de recursos linguísticos comumente utilizados nesses gêneros. O fim da proposta da disciplina é ampliar a participação dos estudantes internacionais nas práticas acadêmicas em português por meio da produção de gêneros orais de forma eficiente e autônoma.
A Rede Andifes-Idiomas sem Fronteiras (IsF) tem como objetivo, junto às IFES vinculadas, propiciar:
1) Formação inicial e continuada de professores de idiomas para atuarem em processos de internacionalização;
2) Desenvolvimento de proficiência linguística de:
- Estudantes, docentes e corpo técnico-administrativo das IFES credenciadas;
- Professores de idiomas da rede pública de Educação Básica;
- Estrangeiros (em língua portuguesa), contribuindo para o desenvolvimento de uma política linguística para o país.
O IsF - NucLi UFPel oferece cursos gratuitos de alemão, espanhol, inglês e português como língua adicional.
Contato:
Instagram: @isf.ufpel
E-mail: nucli.ufpel@programaisf.pro.br
O Programa Português para Estrangeiros (PPE), um programa estratégico da Universidade Federal de Pelotas, tem o objetivo de fomentar ações de internacionalização na instituição. Prevê a promoção e expansão do estudo de Português para Estrangeiros e da cultura brasileira por meio de:
1) oferta contínua de cursos de Língua Portuguesa a estrangeiros;
2) divulgação e aplicação do exame Celpe-Bras para a comunidade externa e acadêmica da UFPel, bem como para as universidades parceiras estrangeiras.
Contato:
Instagram: @ppe.ufpel
E-mail: ppe.clc.ufpel@gmail.com
A Câmara de Extensão do Centro de Letras e Comunicação (CLC) da UFPel oferece regularmente à comunidade em geral cursos básicos em língua estrangeira (alemão, espanhol, francês e inglês).
Contato:
Site: https://wp.ufpel.edu.br/cursosdelinguas/
Instagram: @cursosdelinguasufpel
Facebook: https://www.facebook.com/camaradeextensaoclcufpel/
E-mail: cursosdelinguasufpel@gmail.com
Telefone: (53) 3284-3811