Os dados apresentados resultaram do levantamento referente a seis acordos cuja vigência expirou ou expira em 2023.
Dos acordos, resultaram 41 atividades acadêmicas, as quais foram realizadas nas categorias de projetos de ensino, pesquisa, extensão e mobilidade acadêmica, como é possível observar no gráfico abaixo.
Entre os acordos, todos contemplaram a realização de atividades em parceria. Dois realizaram atividades de ensino, seis desenvolveram atividades de pesquisa, dois implementaram projetos de extensão e três, mobilidades acadêmicas internacionais.
A fim de gerar uma compreensão mais precisa sobre os resultados coletivos e individuais das parcerias institucionais monitoradas, o levantamento mapeou o número de atividades realizadas por acordos. O resultado foi o mínimo de uma atividade, enquanto o máximo foi de 17 atividades realizadas por acordo firmado.
Por fim, as avaliações dos acordos, indicadas por docentes responsáveis pela mediação da cooperação entre UFPel e instituição estrangeira, foram majoritariamente positivas. Entre as considerações, um ponto negativo foi a respeito da parceria realizada em que, em seguida do acordo firmado, a gestão da universidade pública sofreu transição para a gestão privada, alterando os focos de parcerias da instituição. A seguir, pode-se observar as avaliações no gráfico.
Os dados apresentados a seguir resultaram do levantamento referente a dois acordos cuja vigência expira em 2025, estando na metade do período de vigência.
Até a data da coleta de dados, as parcerias resultaram em cinco atividades acadêmicas. Oito ações foram realizadas entre categorias de projetos de ensino, pesquisa, extensão e mobilidade acadêmica, conforme observa-se no gráfico abaixo.
Entre os acordos, todos contemplaram a realização de atividades em parceria. Ambos realizaram atividades de ensino e pesquisa e um realizou mobilidades acadêmicas internacionais. Nenhuma atividade de extensão foi realizada.
A fim de gerar uma compreensão mais precisa sobre os resultados coletivos e individuais das parcerias institucionais monitoradas, o levantamento mapeou o número de atividades realizadas por acordos. O resultado foi o mínimo de duas, enquanto o máximo foi de três atividades realizadas por acordo firmado.
Por fim, as avaliações das cooperações, indicadas por docentes responsáveis pela mediação da parceria entre UFPel e instituição estrangeira, foram positivas. Entre as considerações, constam a realização das atividades previstas no acordo, assim como também a satisfação pela integração conjunta com mais universidades parceiras no âmbito das atividades de cooperação.