Edital nº. 09/2024 – Mobilidade Virtual PILA 2025/1

Convocatória PILA Virtual 2025-1, referente ao 1º semestre letivo de 2025, encontra-se aberta para a candidatura de estudantes de graduação da UFPel em disciplinas ofertadas por instituições de ensino superior da Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, México, Nicarágua, Paraguai e Uruguai.

Edital n. 09/2024 – Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual (PILAVirtual)

Formulário de Inscrição: https://forms.gle/xrNxyXSP8qtY9CB47

Modelo de Plano de Estudos: Plano de Estudos

Programa PILA: https://www.programapila.lat/

Disciplinas ofertadas: http://pila.cin.edu.ar/?ai=marca||224000006

Dúvidas frequentes:

1- O que é o Programa PILA Virtual?
O PILA Virtual é uma experiência aberta às instituições participantes do PILA (Programa de Intercâmbio Latino-Americano) que desejam promover a internacionalização integral por meio do desenvolvimento do intercâmbio virtual de estudantes de graduação. Participam do programa instituições de ensino superior de 9 países da América Latina e Caribe, sendo eles: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México, Nicarágua, Paraguai e Uruguai.

2- Quanto custa participar do PILA Virtual?
A participação no PILA Virtual é 100% gratuita, sendo essa uma das premissas do Programa. Caso alguma instituição realize alguma cobrança, esta necessidade deve estar indicada e justificada no sistema de gestão do PILA Virtual.

3- Qualquer aluno da UFPel pode se candidatar ao PILA Virtual?
Não. Para se candidatar é preciso estar regularmente matriculado na UFPel, ter integralizado, no mínimo, todas as disciplinas do primeiro ano (para o curso de Direito); 1 (um) semestre para os cursos tecnólogos e 2 (dois) semestres letivos para os demais cursos e ter sido aprovado em, pelo menos, 20% do seu curso. Egressos não podem se candidatar.

4- As aulas serão ofertadas em português ou espanhol?
As aulas ofertadas pelas instituições de ensino superior da Argentina, do Chile, da Colômbia, de Cuba, do México, da Nicarágua, do Paraguai e do Uruguai serão em espanhol, a menos que seja indicada outra língua nas informações da matéria especificamente.

5- É preciso ser fluente em espanhol para participar?
Para se candidatar, a fluência em espanhol não é exigida, a menos que esteja indicado nos requisitos de alguma matéria específica. Por isso leia com atenção os requisitos exigidos em cada matéria. No entanto, espera-se que o estudante compreenda e saiba falar um pouco da língua, para que a participação nas aulas e avaliações não seja comprometida. É esperado que os professores sejam compreensíveis em relação a possíveis dificuldades de comunicação em espanhol por parte de alunos brasileiros, mas não é possível garantir que falarão mais devagar nas aulas, ou que considerarão erros gramaticais nas avaliações. Em etapa posterior, caso o estudante seja aceito para cursar a matérias para a qual se candidatou, existe a possibilidade de que a instituição  estrangeira aplique algum teste ou agende uma entrevista para avaliar o nível de proficiência em espanhol. Mas isso não é uma regra.

6- Há um limite de candidaturas para matérias a serem cursadas?
Sim. Os interessados podem pleitear participação em 1 (uma) matéria para análise do Escritório de Relações Internacionais da universidade estrangeira pleiteada.

7- É possível cursar matérias em instituições de ensino superior brasileiras por meio do PILA Virtual?
Não, apenas os estudantes de instituições de ensino superior da Argentina, do Chile, da Colômbia, de Cuba, do México, da Nicarágua, do Paraguai e do Uruguai
podem cursar matérias em instituições brasileiras.

8- Estudantes de graduação podem cursar matérias ofertadas por cursos de pós-graduação?Não é possível. Os estudantes podem se inscrever apenas em matérias de cursos com o mesmo nível de seu curso de origem na UFPel. Alunos de graduação podem inscrever-se em matérias de Pregrado ou Grado. Alunos de pós-graduação podem inscrever-se em maté

9- Uma vez matriculado em matérias do PILA Virtual, é possível desistir?
Uma vez matriculado, o aluno se compromete a concluir as matérias, conforme o Termo de Compromisso a ser assinado. A desistência somente pode ocorrer antes da matrícula, para que a universidade de destino possa convocar alunos da lista de espera. Toda desistência deve ser comunicada imediatamente à CRInter e à universidade de destino.

10- Termos em espanhol para auxiliar na compreensão da base de dados de matérias disponíveis no site do PILA Virtual:
Asignaturas/Materias: matérias
Disciplinas: áreas do conhecimento
Carreras: cursos11- Como acessar as disciplinas na plataforma PILA VIRTUAL?

Acesse o link: : http://pila.cin.edu.ar/?ai=marca||224000006. Selecione a convocatória 2025-1, o país de origem Brasil, não coloque país de destino, escolha a sua área de interesse e clique em FILTRAR.

Publicado em Notícias.