Programa CAPES/AUGM

O programa CAPES/AUGM tem por objeto a seleção de projetos conjuntos de pesquisa no âmbito do Programa CAPES – AUGM, para fomentar a pesquisa e a formação de recursos humanos de alto nível por meio do intercâmbio científico e da mobilidade acadêmica entre Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e Universidades membros da AUGM, nos termos do Acordo de Cooperação assinado entre a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), em 13 de março de 2024.

Tipo de programa

Projeto conjunto de pesquisa

Objetivos

Ampliar a cooperação entre programas de pós-graduação de Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e de universidades membros da AUGM, visando desenvolver e publicar pesquisas de maior impacto acadêmico.

Fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e de universidades membros da AUGM para desenvolvimento de pesquisas de temas estratégicos nas diversas áreas de conhecimento.

Fomentar a mobilidade de docentes e pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação no Brasil, no nível de pós-doutorado, bem como de discentes de pós-graduação no nível de doutorado.

Auxiliar no processo de internacionalização da pós-graduação brasileira.

Criar redes de pesquisa e colaboração internacional visando publicações em coautoria.

Modalidade de bolsas e benefícios

Missão de trabalho

Benefícios:

·                    Auxílio deslocamento

·                    Auxílio seguro saúde

·                    Diárias

A duração de uma missão de trabalho não poderá ser inferior a 7 (sete) ou superior a 10 (dez) dias, com os valores dos benefícios estabelecidos pelas normas vigentes.

Bolsas de Estudos

Bolsas para brasileiros no exterior

·                    Doutorado Sanduíche

·                    Pós-Doutorado

Bolsas para estrangeiros no Brasil

·                    Mestrado Sanduiche

·                    Doutorado Sanduíche

·                    Pós-Doutorado

Benefícios:

·                    Mensalidade

·                    Auxílio seguro saúde

·                    Auxílio instalação

·                    Auxílio deslocamento

·                    Adicional localidade, quando for o caso

Recurso de custeio: recursos concedidos por ano de projeto, não cumulativos, com vistas ao custeio de despesas com materiais de consumo.

Duração máxima de financiamento do projeto: 4 anos.

Inscrição

·                    As inscrições serão feitas junto à CAPES pelo proponente, de acordo com as exigências deste Edital e dentro dos prazos estabelecidos no Cronograma.

·                    Além do atendimento a todas as condições de participação estipuladas no presente Edital, a proposta deverá respeitar as normas contidas no Regulamento Geral para Projetos Internacionais e Regulamento para Bolsas no Exterior, partes integrantes deste Edital, e:

I – Ser apresentada pelo proponente junto à CAPES exclusivamente por meio do formulário de inscrição de projetos online, que estará disponível no endereço: www.inscricao.capes.gov.br;

II – Ser redigida por meio do formulário de inscrição de projetos online em língua portuguesa (pt-BR) ou língua espanhola; e

III – Apresentar documentação e informações discriminadas neste Edital.

Para mais informações e para o calendário, acesse: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/multinacional/programa-capes-augm

Publicação da Asociación de Universiades Grupo Montevideo: http://grupomontevideo.org/site/convocatoria-capes-augm-para-promover-la-investigacion-en-la-region/

Publicado em Notícias.