Programa Andorinha e Projeto Hortas Urbanas iniciam Curso com a SMED

Curso teve início no Auditório da SMED

Na quinta-feira (10/08) teve início o Curso de Extensão Hortas Urbanas: Da Teoria à Prática. Novos Atores, Nova Racionalidade Ambiental. O curso foi uma solicitação da secretaria Municipal de Educação de Pelotas, junto ao programa Andorinha, que congrega os projetos estratégicos da UFPEL. A previsão é de que sejam realizadas onze diferentes oficinas sobre a temática, envolvendo várias escolas municipais e a comunidade em geral.

A abertura do evento contou com a participação do coordenador Geral do Projeto Hortas Urbanas, professor Sidney Gonçalves Vieira, e com as coordenadoras da área de Ciências, professora Flávia Nobre, e da área de Geografia, professora Érica Megiato. Na sequência, o Grupo de Trabalho (GT) de Geografia fez a apresentação do projeto, com a participação das bolsistas Luíza Correa, Maria Fernanda Ghisi e Kauana Cardoso. Foi destaca a importância de se construir uma nova racionalidade que confronte a racionalidade econômica, apontando para uma relação de sustentabilidade, que não esgote os recursos da natureza, e para uma nova racionalidade ambiental, capaz de valorizar a diversidade cultural, social e biológica.

Em seguida a professora Elisa dos Santos Pereira, do GT Nutrição, apresentou a perspectiva de consumo de alimentos orgânicos. Apresentou um quadro geral acerca dos problemas trazidos pelo consumo excessivo de alimentos processados e ultraprocessados, evidenciando o problema de saúde pública gerado pelo consumo de alimentos com pouca qualidade. Discutiu as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e a realidade nutricional nas escolas e na sociedade em geral.

Finalizando a programação da tarde, o professor Alcides Gomes Neto, do GT Gastronomia, apresentou uma série de recomendações no preparo dos alimentos evidenciando a importância da gastronomia e da culinária para o melhor aproveitamento das características de cada produto.

Enfatizou a necessidade de que os alimentos sejam preparados respeitando suas características e ressaltando seus valores nutricionais, mas também, além disso, da sociabilidade que proporcionam.

A próxima oficina será realizada a partir das 13H30min na escola Professora Maria Helena Vargas da Silveira, no Sítio Floresta. Tratará da Produção de Mudas, será ministrada pelo  GT Agronomia representado pela professora Adriane Marinho e será direcionada para alunos da escola, mas estará aberta a comunidade em geral.

Publicado em 11/08/2023, na categoria Notícias.