Oficina: Plantas medicinais com potencial para o tratamento de sintomas respiratórios e Plantas medicinais com potencial para o tratamento de feridas

Profa. Teila Ceolin ministra oficina sobre Plantas Medicinais na Horta da UBS Areal Leste

Nesta sexta-feira (31/03/23), a partir das 14h, será ministrada a oficina sobre Plantas Medicinais com Potencial para o Tratamento de Sintomas Respiratórios e Plantas Medicinais com Potencial para o Tratamento de Feridas, pela professora Dra. Teila Ceolin, da Faculdade de Enfermagem da UFPel. A oficina faz parte do Projeto Hortas Urbanas e será desenvolvida em parceria com o pessoal da UBS-UFPel/Areal-Leste, junto à horta mantida junto à unidade de saúde. Recentemente foi criado no local um espaço para Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), onde será realizada a oficina. A atividade conta com o apoio da médica Kelen de Moraes Cerqueira e da nutricionista Ângela Camejo idealizadoras do projeto de PICS na UBS Areal-Leste.

A oficina de Plantas Medicinais com Potencial para o Tratamento de Sintomas Respiratórios é uma atividade teórico-prática. No primeiro momento é realizada a parte teórica, acerca de cuidados gerais com o uso de plantas medicinais e a utilização destas no tratamento de sintomas respiratórios. No segundo momento os participantes aprendem e interagem no preparo do xarope a partir de plantas medicinais. Podem ser usadas plantas como anis, anis-estrelado, canela, carqueja, guaco, hortelã, malva, marcela, poejo, sálvia-da-gripe, transagem, entre outras. Os participantes são orientados a levarem os próprios vidros, preferencialmente de cor âmbar, para acondicionamento do xarope produzido (com capacidade para cerca de 60 ml).

A oficina sobre Plantas Medicinais com Potencial para o Tratamento de Feridas também, em um primeiro momento trata da parte teórica, acerca de cuidados gerais com o uso de plantas medicinais e a utilização destas no tratamento de feridas. No segundo momento os participantes aprendem e interagem no preparo de tintura, pomada e óleo para cicatrização de feridas a partir de plantas medicinais. Recomenda-se que cada participante leve o seu próprio pote para a pomada (com capacidade para cerca de 20 g).

A UBS Areal-Leste está localizada na Avenida Domingos de Almeida, 4265. A oficina é aberta à comunidade local, principalmente usuários daquela UBS e conta com a participação dos integrantes do Projeto Hortas Urbanas.

Professora Dra. TEILA CEOLIN. Possui graduação em Enfermagem (2001) e Licenciatura em Enfermagem-Licenciatura Plena (2001), pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Residência Multiprofissional em Saúde da Família (2004) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialização em Saúde Pública (2007) pela UFPel. Mestrado em Ciências (2009) e Doutorado em Ciências (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel. Professora adjunta da Faculdade de Enfermagem da UFPel. Coordenadora adjunta do Núcleo de Pesquisa em Saúde Rural e Sustentabilidade (UFPel). Coordenadora do Projeto de Extensão Prática Integrativas e Complementares na Rede de Atenção em Saúde (desde 2017). Atua na área de saúde coletiva (ensino, pesquisa e extensão) principalmente com os seguintes temas: práticas integrativas e complementares, com ênfase em plantas medicinais; saúde rural; práticas de cuidado; pesquisas qualitativas, com orientação etnográfica, a partir da perspectiva da antropologia interpretativa.

Publicado em 28/03/2023, na categoria Notícias.