Oficina do Hortas Incentiva a Sustentabilidade

Consciência Ambiental e Social

Dando continuidade ao Curso de Extensão “Hortas Urbanas: da Teoria à Prática. Novos Atores, Nova Racionalidade Ambiental”  foi realizada a oficina, intitulada “Aproveitamento de materiais para construções em hortas” sob orientação da Professora Idel Milani. Estiveram presentes o professor Sidney Gonçalves Vieira, a bolsista Kauana Cardoso, a servidora Roberta Vellar, os inscritos para a oficina e a equipe de professores e funcionários da EMEI Albina Peres. A atividade faz parte da parceria com a SMED, representada pela professora Flávia Nobre.

Idel Milani é professora do Curso de graduação em Engenharia Hídrica da UFPel. Possui graduação em Engenharia Química (2001) e mestrado em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio Grande (2004). Doutora em Oceanografia Física, Química e Geológica da FURG (2009). Atua nas áreas de: Qualidade de Água, Recuperação de Ecossistemas Hídricos e Águas Subterrâneas.

A tarde foi de aprendizado, conhecimento e trocas, a professora Idel apresentou projetos vinculados à universidade e fora da mesma. Relatou sobre a questão dos resíduos, dos rejeitos, de como podemos aproveitar materiais para vários usos, como: reaproveitamento de água da chuva, como bebedouros para animais com garrafa PET (advindos de um de seus projetos), entre outros exemplos que podem ser empregados no cotidiano de todos.

A professora salientou a importância da consciência ambiental e social para com a realidade de uma nova visão, mostrando afinidade com a proposta do curso que deseja discutir a necessidade de uma nova racionalidade ambiental.

Os professores da escola e os oficineiros interagiram, fizeram seus questionamentos e contextos para com a temática, aproveitaram para discutir novas ideias para implementação de uma horta na escola, compartilhando conhecimentos para poder levar dentro e fora da sala de aula.

Agradecemos a acolhida da equipe EMEI Albina Peres.

CHAMADA PARA PRÓXIMA OFICINA: link para inscrições

Aproveitamos para lembrar que a próxima oficina do curso que será realizada no dia 16/09/2023, sobre –  Extrato de Propólis e Sabão de Propólis e Abelhas sem Ferrão, que será realizada na Escola Municipal Maria Joaquina, no Cerrito. Acompanhem nosso blog e redes sociais para mais informações.

Participem e venham trocar conhecimentos!

Publicado em 06/09/2023, na categoria Notícias.