Horta >

Horta no Campus Anglo: desafio para projeto

Horta de Plantas Medicinais no Campus do Anglo

A coordenação do projeto Hortas Urbanas, representada pelo professor Sidney Gonçalves Vieira, esteve na quinta-feira (14/09) no Campus Anglo, juntamente com as professoras Teila Ceolin e Rita Maria Heck, ambas do curso de Enfermagem/UFPEL, com a finalidade de analisar a possibilidade de revitalização da Horta de Plantas Medicinais.

A horta já esteve em pleno funcionamento antes do período de pandemia e servia para diversas atividades de ensino, extensão e pesquisa não apenas do curso de Enfermagem, mas também de outros cursos como o de Gastronomia, que possuía um canteiro com temperos no local. As professoras Rita e Teila possuem larga experiência no trabalho com plantas medicinais e práticas integrativas e complementares em saúde e desejam retomar o funcionamento da horta de plantas medicinais no Campus Anglo, por esse motivo solicitaram o apoio do projeto Hortas Urbanas.

A área da horta fica no canto sudeste do Campus Anglo, próximo aos galpões em ruínas, junto ao canal e na divisa com os moradores da Balsa, onde começa a Estrada do Engenho. Atualmente a área está delimitada, mas com a cerca parcialmente destruída, os canteiros perderam a demarcação, as árvores do local necessitam de poda e, fundamentalmente, é preciso refazer a organização e o plantio das plantas selecionadas para o local. Muitas plantas ainda permanecem no local, necessitando serem realocadas e organizadas.

O desafio posto para o projeto está em realizar ações em parceria com outros setores da universidade, haja vista a necessidade de reconstrução  de parte da cerca e do muro, poda de árvores, limpeza e manutenção do espaço, ações que não dependem totalmente do projeto. A intenção é que se possa reativar a Horta de Plantas Medicinais e canteiro de temperos a fim de que possibilitem as diversas ações em extensão, pesquisa e ensino em um ambiente dentro da própria universidade.

Publicado em 19/09/2023, na categoria Horta.