Horta da Tablada e projeto realizaram mutirão com grande participação de voluntários

Participantes do Projeto Hortas Urbanas e Comunidade

participaram do mutirão

No sábado (15/04), o Projeto Hortas Urbanas da UFPEL realizou um grande mutirão de limpeza e reorganização da Horta da Associação de Moradores da Cohab Tablada. Professores, estudantes e membros da comunidade local trabalharam lado a lado roçando, capinando e retirando galhos e resíduos da horta.

Sob a orientação dos professores, estudantes de vários cursos da UFPEL se envolveram em atividades distintas. Os da Engenharia Agrícola se encarregaram de recolocar a caixa d’água em local próprio, reconstruindo a base de sustentação e refazendo o sistema de coleta de água da chuva.  Já os da Geografia se envolveram na limpeza e reorganização dos canteiros, juntamente com os colegas da Biologia, da Nutrição e da Engenharia Sanitária e Ambiental. Ao mesmo tempo, os colegas da Gastronomia se encarregaram de preparar o almoço que foi servido no local para os participantes, com um cardápio que valorizou ingredientes hortícolas. Os membros da comunidade participaram ativamente realizando todas tarefas e orientando acerca das diversas espécies cultivadas no local, principalmente acerca dos usos das plantas medicinais. A horta, além das espécies hortícolas, conta também com um grande número de ervas medicinais que são amplamente utilizados pelos moradores.

A Superintendência de Infraestrutura da UFPEL emprestou várias ferramentas utilizadas na ação de sábado, como enxadas, pás, ancinho e ancinho de mão, haja vista que o projeto não conta com esse material. Agradecemos a colaboração do superintendente Tiago Vahl. Também foi muito importante o apoio administrativo sempre competente da PREC, com Nádia Najara Kruger Alves e Gustavo Dias Ferreira, com muito profissionalismo para ajudar.

A avaliação dos integrantes do projeto e dos membros da comunidade é que se tratou de um grande evento de colaboração entre a universidade e os moradores. A troca de experiências e conhecimentos foi celebrada por todos e reconhecida como um grande mérito da pesquisa-ação, metodologia que tem sido incentivada pelos participantes no projeto.

No final, diversas ações foram planejadas para dar sequência ao trabalho na horta. Será utilizado o motocultivador do projeto para preparo da terra e a construção de novos canteiros que receberão variedades selecionadas pela comunidade.

Participaram da atividade: Adriane Marinho de Assis, Ana Clara Marins Mendes, Andréia Cardoso da Martha, Antônio Fernando Zanferdini, Felipe Martins Bandeira, Hebert Luíz Rossetto, Humberto Dias Vianna, Joice de Freitas Medeiros, Júlia Velasco Martins, Kauana Silveira Cardoso, Laura Sheikha dos Santos, Luisa da Rosa Oliveira, Luiz Henrique Dias, Luíza Helena Correa,  Marcos Paulo Machado, Maria Carolina Gomes Silva e Silva, Maria Fernanda Ghisi, Mikael Alves  Schneider, Rafael Meiatto de Ávila, Sérgio Dias Torres, Sidney Gonçalves Vieira, Stephane Ramos, Suzana dos Santos Soares e os membros da comunidade da Associação dos Moradores da Cohab Tablada: Eva, Laura, Serlei, Dodô, Carmem, Cloé, Verinha, Vicente e Vitor.

A seguir, fotografias de vários momentos da atividade de sábado.

Publicado em 17/04/2023, na categoria Notícias.