Composteiras e Minhocários são os temas da oficina desta sexta-feira

Projeto Hortas Urbanas ministra oficina no Centro da Criança São Luiz Gonzaga

O professor Humberto Dias Vianna ministra nesta sexta-feira (14/03) uma oficina que versa acerca de uma atividade teórico-prática sobre como construir e manter uma composteira ou vermicomposteira. A atividade conta com a participação do Grupo de Trabalho Engenharia Agrícola e Ambiental (GT-3) do projeto.

A oficina será ministrada no Centro da Criança São Luiz Gonzaga, entidade vinculada à Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e conveniada com a Prefeitura Municipal de Pelotas, localizada na Avenida Brasil, 314, Simões Lopes. De acordo com as informações obtidas “atualmente, o Centro da Criança conta com essa parceria firmada com o Município para atendimento à demanda de Educação Infantil (04 meses a 03 anos e 11 meses aproximadamente), além de buscar a captação de recursos por meio de editais de projetos sociais, bem como parcerias locais para qualificação dos serviços e de sua infraestrutura. Além do atendimento às crianças, a instituição desenvolve ainda ações socioeducativas com as famílias e comunidade através de Encontros Formativos e Oficinas de Geração de Renda.”(Fonte)

A oficina inicia com um momento teórico, no qual é explicado aos participantes o que é compostagem e vermicompostagem, e as diversas formas de se realizar o processo, dando ênfase à compostagem ou vermicompostagem, em pequenos espaços. A parte teórica é ministrada com o uso de slides projetados por um projetor. O segundo momento da oficina é prático, no qual os participantes são convidados a construir uma composteira, ou vermicomposteira, com baldes. Na parte prática são demonstrados os produtos gerados e usados no processo como biochorume, humus e minhocas.

No futuro, de acordo com o interesse do centro, será oferecida a oportunidade de instalação de uma horta, com o intuito de propiciar às crianças um ambiente lúdico e educativo acerca de uma nova racionalidade ambiental. Tendo em vista a natureza das atividades na escola e o espaço disponível para a oficina o número de participantes foi limitado e as inscrições estão encerradas.

Professor Dr. HUMBERTO DIAS VIANNA é professor Adjunto A do Centro de Engenharias da UFPel. Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas, especialização em Diversidade Vegetal, mestrado em Engenharia Oceânica e doutorado em Oceanografia Física, Química e Geológica pela Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência em aplicações de geotecnologias em estudos costeiros.

Publicado em 13/04/2023, na categoria Notícias.