Início do conteúdo
    Notícias
  • Matrícula no estágio do novo currículo

    Os alunos interessados em cursar um dos Estágios (Fundamental I ou Médio I) e não conseguirem solicitar a matrícula online devem solicitar no Colegiado do Curso na primeira semana de aula.

    Obs.: Só serão aceitas as solicitações de alunos que possuem todas as disciplinas pré-requisitos.

  • Problemas na matrícula

    Atenção alunos!

    O sistema para a matrícula ainda não está funcionando, continuem tentando durante o dia e caso não consigam tentem nos próximos dias no horário que o sistema está liberado para todos os cursos (18:01 as 7:59).

    BACHARELADO:
    A disciplina de História da Antiguidade Oriental e Leitura e Produção Textual não estarão disponíveis para a matrícula online, os alunos interessados em cursá-la deverão solicitar a matrícula no Colegiado na primeira semana de aula.

    LICENCIATURA:
    A disciplina de Libras I não estará disponível para a matrícula online, os alunos interessados em cursá-la deverão solicitar a matrícula no Colegiado do curso na primeira semana de aula.

  • Regras p/ mudança de currículo!

    Alteração curricular

    Em virtude de todos os problemas que o Colegiado e os alunos vem enfrentando em relação a mudança de currículo, o Colegiado teve que encontrar uma forma de facilitar a organização e o entendimento destas alterações.
    Organizamos a alteração curricular de acordo com os semestres que os alunos vão cursar no semestre 2012/01:

    3º semestre

    Todos os alunos deverão migrar para o novo currículo (4 anos).

    5º semestre

    – Os alunos regulares (com todas as disciplinas do 1º, 2º, 3º e 4º sem. cursadas e aprovadas até o momento) podem permanecer no currículo antigo ou migrar para o novo.

    – Os alunos irregulares (que não cursaram todas as disciplinas até o 4º sem.) deverão, obrigatoriamente, migrar para o novo currículo.

    7º semestre

    Todos os alunos deverão permanecer no currículo antigo (5 anos).

    9º semestre

    Todos os alunos deverão permanecer no currículo antigo (5 anos).

    Obs.: Casos omissos deverão ser encaminhados, por escrito, ao Colegiado do Curso para análise.

  • Alunos do Bacharelado

    Orientação de matrícula aos alunos do Bacharelado em História

    O novo currículo do curso de bacharelado em História foi aprovado este mês no COCEPE, portanto por um período de 24 meses (período de transição) o curso terá dois currículos.
    O Colegiado do Curso, juntamente com o Departamento de História, a fim de organizar a oferta de disciplinas partiu da ideia de que o 1º sem. ingressará no novo currículo e o 2º semestre migrará para tal. Os demais semestre permanecerão no currículo que ingressaram (currículo antigo).

    Importante para o 2º sem.:

    – Alunos devem se matricular nas disciplinas que aparecem no horário disponibilizado neste site.
    Obs.: No semestre anterior os alunos do 1º sem. do Bach. estavam matriculados na disciplina de Hist. Antiguidade Ocidental mas estudaram o conteúdo da disciplina de Hist. Da Antiguidade Oriental. Neste semestre será o contrário, irão se matricular em Oriental e estudar o conteúdo de Ocidental.

    – A disciplina de Leitura e Produção Textual (na segunda-feira) não vai aparecer para a matrícula de vocês, portanto deixem a segunda feira livre para poderem se matricular posteriormente.
    Obs.: São duas turmas de Leitura e Produção Textual, uma na segunda para o 2º sem. e uma na sexta para o 1º sem.. A disciplina de sexta será apenas para ingressantes.

  • Matrícula online dia 17/02

    A matrícula online deve ser realizada entre os dias 17 a 26 de fevereiro de 2012, sendo que no dia 17/02 os alunos dos cursos de História terão acesso durante todo dia ao sistema acadêmico, nos dias seguintes apenas a partir das 18h até as 8h do dia seguinte.

  • Matrícula em Libras I

    Para os alunos do curso de Licenciatura em História haverão duas possibilidades de matrícula na disciplina de Libras:

    1º) A matrícula em Libras I deve ser feita pelo sistema acadêmico em período diferenciado, que é divulgado no site do DRA. São várias turmas e o alunos tem a possibilidade de escolher um horário compatível com o seu e solicitar a matrícula.
    Obs.: Esta possibilidade de matrícula existe em todos os semestres letivos.

    2º) O Colegiado de História conseguiu com professores da Educação a Distância, a oferta de uma turma de Libras I, semi presencial, na segunda feira a noite.
    A matrícula nesta turma deverá ser feita no Colegiado do Curso na 1º semana de aula, pois ela, provavelmnete, não vá aparecer no sistema online para matrícula.

    * Alunos do bacharelado interessados em fazer a disciplina de Libras I, poderão solicitar a matrícula de acordo com a primeira possibilidade e está será considerada matrícula especial, pois não se trata de uma disciplina do seu curso.

  • Professor de cada turma – TCC e Monografia

    Alunos que irão se matricular nas disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) ou Monografia (bacharelado) fiquem atentos na hora da matrícula para se matricularem na turma do professor escolhido para orientador.

    Segue abaixo a relação de professor para cada turma:

    TURMA                               PROFESSOR
    P 1                          ADHEMAR LOURENÇO DA SILVA JUNIOR
    P 2                          ALESSANDRA GASPAROTTO
    P 3                          ANA INÊZ KLEIN
    P 4                          ARISTEU LOPES
    P 5                          ARTHUR LIMA DE ÁVILA
    P 6                          EDGAR ÁVILA GANDRA
    P 7                          ELISABETE DA COSTA LEAL
    P 8                          FÁBIO VERGARA CERQUEIRA
    P 9                          FERNANDO DA SILVA CAMARGO
    P 10                       JOSÉ PLÍNIO GUIMARÃES FACHEL
    P 11                       LISIANE SIAS MANKE
    P 12                       LORENA ALMEIDA GILL
    P 13                       MÁRCIA JANETE ESPIG
    P 14                       PAULO CÉSAR POSSAMAI
    P 15                       PAULO RICARDO PEZAT
    P 16                       REJANE BARRETO JARDIM

  • Matrícula nos Estágios Supervisionados

    ATENÇÃO ALUNOS DA LICENCIATURA LEIAM AS ORIENTAÇÕES DESTA NOTÍCIA!!

    Informativo sobre estágios: Licenciatura em História

    Neste semestre serão ofertadas as disciplinas de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I e Estágio Supervisionado no Ensino Médio I, disciplinas na modalidade do novo currículo (4 anos), e também o Estágio Supervisionado II e Estágio Supervisionado IV, disciplinas na modalidade do currículo antigo (5 anos).
    A fim de organizar a matrícula dos alunos nestas disciplinas, a coordenação do curso, juntamente com as professoras responsáveis pelos estágios, definiram que:

    – alunos que possuem qualquer uma das disciplinas de estágio já cursadas terão, obrigatoriamente, que concluir os estágios de acordo com o antigo currículo (Estágios I, II, III, IV, V).

    – alunos que não cursaram nenhuma das disciplinas de estágio deverão, obrigatoriamente, cursá-los na modalidade do novo currículo (Estágios no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio I e II).

    Salientamos que a mudança de currículo não será afetada em função dos estágios, os alunos que realizarem os estágios na modalidade do currículo antigo poderão se formar de acordo com o currículo novo e vice-versa.
    Outro fato importante é que os alunos que já cursaram o Estágio Supervisionado I, mas gostariam de concluir os estágios pela modalidade do currículo novo, podem fazer a solicitação por escrito no Colegiado do Curso.

    Obs.: Após a matrícula será feita uma análise para ver se os alunos matriculados nos estágios estão de acordo com o que ficou definido, caso algum aluno esteja fora da regra será comunicado para que tenha a possibilidade de corrigir a matrícula.

  • Alunos da Licenciatura

    ATENÇÃO ALUNOS DA LICENCIATURA

    Já é de conhecimento de todos que o curso de Licenciatura em História mudou seu currículo. O novo currículo pode ser visualizado no espaço da licenciatura – currículo -, na aba superior.

    Todos os alunos têm o direito de optar por permanecer no currículo que ingressou no curso ou migrar para um novo currículo. Os alunos que permanecerem no currículo antigo terão 24 meses para concluir o curso, caso contrário, vão migrar automaticamente para o novo currículo.

    Este período de 24 meses é o chamado período de transição. Neste período o curso tem alunos em dois currículos diferentes, passado este período todos os alunos do curso estarão em um mesmo currículo, o mais recente.

    O Colegiado do Curso, juntamente com o Departamento de História, organizou os horários do semestre 2012/1 pensando neste período de transição e na possibilidade dos alunos de cada semestre. Desta forma, o horário foi organizado pensando que os alunos ingressantes, os do 3º sem. e os do 5º sem. irão migrar para o currículo novo e os alunos do 7º sem. e do 9º sem. permanecerão no antigo.

    Salientamos que os alunos terão o direito de optar pelo que preferem, mas terão que se organizar de acordo com o que foi relatado acima, respeitando as ofertas de disciplinas e o período de transição.