Início do conteúdo
    Notícias
  • Aula de Fund. Psicológicos da Educação

    Atenção alunos matriculados na disciplina de Fundamentos Psicológicos da Educação ofertada para o curso de Lic. em História!

    A disciplina ainda não possui professor, portanto não haverá aula por enquanto.

    Quanto tiver professor colocaremos uma notícia neste mesmo site.

  • Confirmação de matrícula dos ingressantes 2012/1

    O Departamento de Registros Acadêmicos (DRA) está informando que os alunos INGRESSANTES deverão confirmar a matrícula junto ao colegiado de seu curso nesta quarta-feira, dia 21/03/2012.

    O atendimento no Colegiado do Curso de História, neste dia, será a partir das 16h.

    Ob.: O aluno deverá comparecer no Colegiado do Curso portando um documento com foto.

  • Seleção para estágio remunerado na Biblioteca Pública Pelotense

    A Biblliotheca Pública Pelotense (BPP), associação civil de direito privado, sito Praça Coronel Pedro Osório, 103, abriu seleção de alunos dos cursos de História (Licenciatura e Bacharelado), Museologia e Conservação e Restauro para preenchimento de 2 (duas) vagas para o período de até seis meses, podendo ser renovado por até mais seis.

    Os interessados deverão enviar currículum vitae (CV) para o e-mail administracao@bibliotheca.org.br até o dia 25 de março. Os CV serão analisados e selecionados para etapas posteriores.

    Se trata de um estágio não obrigatório com remuneração de R$300,00 e uma jornada de 25 horas semanais.

    Mais informações pelo telefone (53) 3222-3856.

  • Simpósio Nacional do Centenário do Movimento do Contestado

    Simpósio Nacional do Centenário do Movimento do Contestado: História, Memória, Sociedade e Cultura no Brasil Meridional, 1912 – 2012.

    Este simpósio ocorrerá em três sessões, a serem realizados em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina (29 de maio a 1° de junho de 2012), na Universidade Federal de Pelotas (29 a 31 de agosto de 2012) e em Chapecó, na Universidade Federal da Fronteira Sul (de 18 a 22 de outubro de 2012). A idéia do evento é reunir, nas diferentes sessões, um grupo expressivo de pesquisadores acadêmicos que vêm investigando este movimento nos aspectos que envolvem a história, a historiografia, a memória, a cultura, a literatura, a economia e a sociedade da região atingida pelo movimento do Contestado. Será oportunidade para análise e reflexão sobre as trajetórias dos Monges, o tropeirismo, a pecuária, as especificidades econômicas, sociais e culturais da fronteira num território mais amplo do sul do Brasil.

    As inscrições para as sessões de Florianópolis e Chapecó já estão encerradas. Encontram-se abertas as inscrições para a sessão de Pelotas. Aceitam-se trabalhos sobre temáticas relacionadas ao Movimento do Contestado e ainda sobre aspectos de história, cultura, memória e sociedade da região sul do Brasil. A ser realizado entre 29 e 31 de agosto de 2012 nas dependências do ICH, este evento possui o apoio do Departamento de História e do Programa de Pós Graduação em História da UFPel.

    A ficha de inscrição segue abaixo. Os inscritos para comunicações deverão possuir, no mínimo, o título de graduação em História ou áreas afins. Os graduandos e bolsistas de iniciação cientifica poderão inscrever-se na modalidade de banners. As inscrições são gratuitas.

    Cronograma de inscrição de trabalhos:

    Até 25 de março de 2012 envio de mensagem com ficha de inscrição (modelo em anexo) para o e-mail centenariocontestado@gmail.com

    No assunto da mensagem deve ser colocado o titulo “UFPel”.

    Até 30 de maio de 2012 envio do texto completo para comunicação no Simpósio. Os textos deverão observar as normas técnicas estabelecidas pela Revista Esboços, do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC

    (http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/about/submissions).

    Maiores informações com a profa. Márcia Espig (marcia.espig@terra.com.br)

    FICHA DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS – Simpósio Contestado 2012

  • Informações sobre a matrícula especial

    A matrícula especial do Cursos de História, assim como os demais cursos da UFPel, será no dia 12/03/2012. O atendimento vai começar as 14:00 e encerrar as 21:30.

    Os alunos interessados em cursar disciplinas na modalidade de matrícula especial, nos Cursos de História, devem trazer uma autorização da Coordenação do Curso de origem (com nome e código da disciplina desejada).  Alunos que não possuírem autorização do Colegiado do Curso não poderão solicitar a matrícula especial.

    Os  alunos dos Cursos de História que desejarem solicitar a matrícula especial em outros cursos devem ter uma autorização aqui do Colegiado do Curso de História. Alunos que não levarem a autorização não poderão realizar a matrícula especial.

    Abaixo segue o formulário para requerimento de matrícula especial que os alunos dos Cursos de História devem levar preenchido e assinado, pela coordenação, ao solicitar a matrícula em outros cursos.

    REQUERIMENTO MATR. ESPECIAL

  • Recepção aos Calouros!!

    Atenção aos alunos Calouros!!

    No dia 05/03/2012, no auditório do ICH (Rua Alberto Rosa, nº154),  as 14h será feita um recepção aos calouros do bacharelado em História e as 19h aos calouros da Licenciatura em História.

    Neste momento o curso será apresentado, sucintamente, a vocês e também o coordenador do curso, a secretária e alguns professores se farão presentes.

  • Correção de matrícula – formulário

    A correção de matrícula será feita no Colegiado do Curso de História entre os dias 05 e 09/03/2012, a partir das 14h até as 22h.
    Para solicitar a correção o aluno deverá levar o formulário disponível abaixo, impresso e preenchido, com as alterações desejadas.

    formulário para correção de matrícula 2012/01

    Neste período o aluno pode comparecer no Colegiado e alterar a sua matrícula, excluindo e/ou incluindo disciplinas na matrícula.

    Alunos que não conseguiram realizar a matrícula online poderão solicitar a matrícula no Colegiado.

  • Edital de Seleção 2012/01 para Aluno Especial do Mestrado em História

    O Programa de Pós-Graduação em História torna público o Edital de Seleção 2012/01, para Aluno Especial do Mestrado. As inscrições estão abertas de 22 de fevereiro a 2 de março. edital_aluno_especial_2012-011.pdf

    Maiores informações podem ser conferidas na página do Mestrado:http://ich.ufpel.edu.br/ppgh/ , e também na secretaria do Curso, que situa-se na rua  Alberto Rosa, 154 – Sala 119 e pelo telefone (53) 3284-5523 – Ramal 200.