Recepção aos Calouros!!

Atenção aos alunos Calouros!!

No dia 05/03/2012, no auditório do ICH (Rua Alberto Rosa, nº154),  as 14h será feita um recepção aos calouros do bacharelado em História e as 19h aos calouros da Licenciatura em História.

Neste momento o curso será apresentado, sucintamente, a vocês e também o coordenador do curso, a secretária e alguns professores se farão presentes.

Correção de matrícula – formulário

A correção de matrícula será feita no Colegiado do Curso de História entre os dias 05 e 09/03/2012, a partir das 14h até as 22h.
Para solicitar a correção o aluno deverá levar o formulário disponível abaixo, impresso e preenchido, com as alterações desejadas.

formulário para correção de matrícula 2012/01

Neste período o aluno pode comparecer no Colegiado e alterar a sua matrícula, excluindo e/ou incluindo disciplinas na matrícula.

Alunos que não conseguiram realizar a matrícula online poderão solicitar a matrícula no Colegiado.

Edital de Seleção 2012/01 para Aluno Especial do Mestrado em História

O Programa de Pós-Graduação em História torna público o Edital de Seleção 2012/01, para Aluno Especial do Mestrado. As inscrições estão abertas de 22 de fevereiro a 2 de março. edital_aluno_especial_2012-011.pdf

Maiores informações podem ser conferidas na página do Mestrado:http://ich.ufpel.edu.br/ppgh/ , e também na secretaria do Curso, que situa-se na rua  Alberto Rosa, 154 – Sala 119 e pelo telefone (53) 3284-5523 – Ramal 200.

Matrícula no estágio do novo currículo

Os alunos interessados em cursar um dos Estágios (Fundamental I ou Médio I) e não conseguirem solicitar a matrícula online devem solicitar no Colegiado do Curso na primeira semana de aula.

Obs.: Só serão aceitas as solicitações de alunos que possuem todas as disciplinas pré-requisitos.

Problemas na matrícula

Atenção alunos!

O sistema para a matrícula ainda não está funcionando, continuem tentando durante o dia e caso não consigam tentem nos próximos dias no horário que o sistema está liberado para todos os cursos (18:01 as 7:59).

BACHARELADO:
A disciplina de História da Antiguidade Oriental e Leitura e Produção Textual não estarão disponíveis para a matrícula online, os alunos interessados em cursá-la deverão solicitar a matrícula no Colegiado na primeira semana de aula.

LICENCIATURA:
A disciplina de Libras I não estará disponível para a matrícula online, os alunos interessados em cursá-la deverão solicitar a matrícula no Colegiado do curso na primeira semana de aula.

Regras p/ mudança de currículo!

Alteração curricular

Em virtude de todos os problemas que o Colegiado e os alunos vem enfrentando em relação a mudança de currículo, o Colegiado teve que encontrar uma forma de facilitar a organização e o entendimento destas alterações.
Organizamos a alteração curricular de acordo com os semestres que os alunos vão cursar no semestre 2012/01:

3º semestre

Todos os alunos deverão migrar para o novo currículo (4 anos).

5º semestre

– Os alunos regulares (com todas as disciplinas do 1º, 2º, 3º e 4º sem. cursadas e aprovadas até o momento) podem permanecer no currículo antigo ou migrar para o novo.

– Os alunos irregulares (que não cursaram todas as disciplinas até o 4º sem.) deverão, obrigatoriamente, migrar para o novo currículo.

7º semestre

Todos os alunos deverão permanecer no currículo antigo (5 anos).

9º semestre

Todos os alunos deverão permanecer no currículo antigo (5 anos).

Obs.: Casos omissos deverão ser encaminhados, por escrito, ao Colegiado do Curso para análise.

Alunos do Bacharelado

Orientação de matrícula aos alunos do Bacharelado em História

O novo currículo do curso de bacharelado em História foi aprovado este mês no COCEPE, portanto por um período de 24 meses (período de transição) o curso terá dois currículos.
O Colegiado do Curso, juntamente com o Departamento de História, a fim de organizar a oferta de disciplinas partiu da ideia de que o 1º sem. ingressará no novo currículo e o 2º semestre migrará para tal. Os demais semestre permanecerão no currículo que ingressaram (currículo antigo).

Importante para o 2º sem.:

– Alunos devem se matricular nas disciplinas que aparecem no horário disponibilizado neste site.
Obs.: No semestre anterior os alunos do 1º sem. do Bach. estavam matriculados na disciplina de Hist. Antiguidade Ocidental mas estudaram o conteúdo da disciplina de Hist. Da Antiguidade Oriental. Neste semestre será o contrário, irão se matricular em Oriental e estudar o conteúdo de Ocidental.

– A disciplina de Leitura e Produção Textual (na segunda-feira) não vai aparecer para a matrícula de vocês, portanto deixem a segunda feira livre para poderem se matricular posteriormente.
Obs.: São duas turmas de Leitura e Produção Textual, uma na segunda para o 2º sem. e uma na sexta para o 1º sem.. A disciplina de sexta será apenas para ingressantes.

Matrícula online dia 17/02

A matrícula online deve ser realizada entre os dias 17 a 26 de fevereiro de 2012, sendo que no dia 17/02 os alunos dos cursos de História terão acesso durante todo dia ao sistema acadêmico, nos dias seguintes apenas a partir das 18h até as 8h do dia seguinte.

Matrícula em Libras I

Para os alunos do curso de Licenciatura em História haverão duas possibilidades de matrícula na disciplina de Libras:

1º) A matrícula em Libras I deve ser feita pelo sistema acadêmico em período diferenciado, que é divulgado no site do DRA. São várias turmas e o alunos tem a possibilidade de escolher um horário compatível com o seu e solicitar a matrícula.
Obs.: Esta possibilidade de matrícula existe em todos os semestres letivos.

2º) O Colegiado de História conseguiu com professores da Educação a Distância, a oferta de uma turma de Libras I, semi presencial, na segunda feira a noite.
A matrícula nesta turma deverá ser feita no Colegiado do Curso na 1º semana de aula, pois ela, provavelmnete, não vá aparecer no sistema online para matrícula.

* Alunos do bacharelado interessados em fazer a disciplina de Libras I, poderão solicitar a matrícula de acordo com a primeira possibilidade e está será considerada matrícula especial, pois não se trata de uma disciplina do seu curso.

Professor de cada turma – TCC e Monografia

Alunos que irão se matricular nas disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) ou Monografia (bacharelado) fiquem atentos na hora da matrícula para se matricularem na turma do professor escolhido para orientador.

Segue abaixo a relação de professor para cada turma:

TURMA                               PROFESSOR
P 1                          ADHEMAR LOURENÇO DA SILVA JUNIOR
P 2                          ALESSANDRA GASPAROTTO
P 3                          ANA INÊZ KLEIN
P 4                          ARISTEU LOPES
P 5                          ARTHUR LIMA DE ÁVILA
P 6                          EDGAR ÁVILA GANDRA
P 7                          ELISABETE DA COSTA LEAL
P 8                          FÁBIO VERGARA CERQUEIRA
P 9                          FERNANDO DA SILVA CAMARGO
P 10                       JOSÉ PLÍNIO GUIMARÃES FACHEL
P 11                       LISIANE SIAS MANKE
P 12                       LORENA ALMEIDA GILL
P 13                       MÁRCIA JANETE ESPIG
P 14                       PAULO CÉSAR POSSAMAI
P 15                       PAULO RICARDO PEZAT
P 16                       REJANE BARRETO JARDIM