Início do conteúdo

Estudo sobre aplicabilidade do modelo LASH em bacia amazônica é publicado no periódico Land

Recentemente foi publicado no periódico Land (da MDPI) o artigo intitulado “A Modeling Approach for Analyzing the Hydrological Impacts of the Agribusiness Land-Use Scenarios in an Amazon Basin”.

Este estudo traz valiosas contribuições para a hidrologia, especialmente no contexto da região amazônica, ao demonstrar a eficácia do modelo LASH em uma bacia com características únicas de uso e cobertura do solo.

O LASH é um modelo hidrológico baseado no balanço hídrico que faz uso de princípios conceituais para realizar simulações hidrológicas de longo prazo. Neste estudo foi aplicado com discretização semi-distribuida e passo de tempo diário na bacia hidrográfica do rio Xingu.

A bacia do rio Xingu possui uma combinação singular de coberturas, incluindo a Floresta Amazônica, o Cerrado brasileiro e uma zona de transição entre esses biomas. O foco foi dirigido para a simulação de impactos hidrológicos decorrentes de diferentes cenários considerando as tendências observadas no agronegócio na região ao longo das últimas décadas.

Com o bom desempenho apresentado pelo LASH na calibração, validação e nas simulações, este estudo se destaca ao explorar o desempenho do modelo em contexto único, como o da bacia estudada, ao mesmo tempo em que contribui para a compreensão dos efeitos hidrológicos das mudanças no uso do solo na região amazônica.
O artigo é fruto da Dissertação de Mestrado da Eng. Hídrica Zandra Almeida da Cunha no PPG Recursos Hídricos.

Confira o artigo na íntegra: https://doi.org/10.3390/land12071422

Publicado em 15/08/2023, na categoria Notícias.