Início do conteúdo

Periódico A1 da Elsevier publica artigo sobre M-LASH

O modelo hidrológico Lavras Simulation of Hydrology (LASH), amplamente utilizado em bacias hidrográficas brasileiras ( https://rpubs.com/gphidrologia/baciaslash ) possui mais uma versão publicada em um excelente periódico de desenvolvimento computacional da Elsevier, o periódico Environmental Modelling & Software de Qualis A1 com alto fator de impacto (4,9).

A versão em MATLAB®️, ou simplesmente o M-LASH, trouxe melhorias computacionais e hidrológicas muito interessantes para o modelo, tais como: a melhoria do módulo de propagação de vazões em rios pelo método da Onda Cinemática, inserindo um componente mais hidráulico ao modelo; o acoplamento a um algoritmo multiobjetivo, o AMALGAM; e a melhoria significativa no tempo de calibração (cerca de 40 vezes mais rápido do que suas versões anteriores). O M-LASH já foi registrado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e se apresenta, frente ao desenvolvimento computacional do Grupo de Pesquisa, como uma solução inovadora para a gestão de recursos hídricos a partir de um modelo hidrológico consistente.

O artigo é fruto da Dissertação de Mestrado da Eng. Hídrica Marcelle Vargas no PPG Recursos Hídricos, e pode ser acessado gratuitamente, por tempo limitado, pelo link: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1364815223001603?dgcid=author

Publicado em 26/07/2023, na categoria Notícias.