Início do conteúdo

Publicação de artigo sobre a ferramenta GAM-IDF

Agora os usuários da GAM-IDF têm uma referência técnico-científica para consulta e citação da ferramenta!!!

O International Journal of Hydrology Science and Technology publicou recentemente o artigo desenvolvido por integrantes do GP Hidrologia, intitulado “GAM-IDF: a web tool for fitting IDF equations from daily rainfall data”. O artigo é de autoria de Marcelle Martins Vargas, Samuel Beskow, Maíra Martim de Moura, Zandra Almeida da Cunha, Tamara Leitzke Caldeira Beskow e João Pedro de Morais da Silveira.

A GAM-IDF é uma ferramenta Web e, portanto, não requer instalação. Pode ser usada em computadores e smartphones acessando o link gphidro.shinyapps.io/gam-idf/

O artigo traz informações atualizadas sobre a importância de equações intensidade-duração-frequência (IDF), a complexidade do tema, ferramentas existentes para geração das mesmas e uso de linguagens de programação, bem como a concepção metodológica detalhada da GAM-IDF e instruções de como utilizar os diferentes módulos da ferramenta.

Acesse o artigo completo: https://www.inderscience.com/info/inarticle.php?artid=131882

Os pesquisadores acreditam que o artigo será útil para os mais de 1000 usuários no Brasil e em outros 26 países que já utilizaram a GAM-IDF, assim como para os profissionais que utilizarão a ferramenta.

Publicado em 18/07/2023, na categoria Notícias.