Divulgações da semana

PESQUISA:

Olá,

Se você tem alguma ocupação sem vínculos empregatícios (freelancer, profissional liberal, motorista/entregador de aplicativo, crowdworkers, etc), em tempo integral ou parcial, eu peço a sua colaboração para responder o questionário a seguir. O questionário demora menos do que 10 minutos, mas os resultados são muito importantes para a pesquisa!

Link: https://forms.office.com/r/ysvDzJrTte

Me coloco a disposição para eventuais dúvidas.
Desde já, agradeço pela ajuda!
Atenciosamente,Paula Martins Nunes(48) 3721-9560Centro Socioeconômico – CSEUniversidade Federal de Santa Catarina – UFSC

PESQUISA PARA TCC:

Prezada(o) estudante,

você está sendo convidado(a) a participar de uma pesquisa que tem como tema o comportamento de consumo e pós-consumo de aparelhos celulares no Brasil.

A pesquisa é online e leva no máximo 10 minutos para responder. Sua participação é muito importante!

O link para acessá-la é: https://bit.ly/3KfiHds

Segue, em anexo, o cartaz de divulgação.

Agradecemos desde já sua participação!


REVISTA VERDE

Prezado(a) pesquisador(a);

Viemos, através deste, lhe convidar para publicar seu trabalho científico na Revista Verde (RV), o novo periódico acadêmico indexado com abrangência internacional.

Na Revista Verde são aceitos trabalhos inéditos de todas as áreas do conhecimento sobre questões ambientais e da sustentabilidade relacionados ao tema da edição em voga.

São aceitos manuscritos em inglês, espanhol e português, de acordo com as normas editoriais da Revista Verde disponíveis no site.

Não há cobranças de taxas.

A RV está recebendo propostas de manuscritos até dia 22 de Abril de 2022, relacionados a pandemia, saúde ambiental e cidadania.

Para mais informações e realizar seu cadastro, acesse:

https://revistaverde.escolaverde.org

Cartões de vacina (alerta)

Vários ainda não anexaram o cartão de vacina, que será obrigatório para se manter matriculado em disciplinas com carga horária presencial, como já foi avisado anteriormente. Amanhã (04/03) será enviada a listagem dos alunos que não estão homologados e que iriam cursar disciplinas presenciais para o trancamento da matrícula nestas disciplinas, então quem ainda não fez, agilize!

Lista dos alunos que fizeram, mas apresentam erros:

Quem consta informações pessoais, é (na maioria das vezes) porque colocou o “recheio” do cartão de vacina, mas não colocou a capa junto. Faça um arquivo conjunto com as duas fotos que será possível identificar.
Número de doses provavelmente a pessoa indicou que tem 2 doses mas o comprovante só mostra 1, então só consigo dar o OK se o registro for de 1 dose (ou se o comprovante for atualizado para 2).

Data são erros de meses (e em muitos casos anos) da informação entre o que consta no comprovante e o digitado. Vacina registrada com data anterior à criação das vacinas ou mesmo que nem chegaram ainda foram casos recorrentes também.
Tipo de vacina, bom, é a indicação errônea do fabricante. Se você está registrando 1a e 2a dose, é o fabricante dessas, não da do reforço (e vice-versa).

Peço que entendam, eu só posso homologar o que vocês estão comprovando ali, pois eu estou “atestando” que é verdade que fulano fez a vacina tal em tal data, então a falta de indicação da pessoa, data futura, vacina errada ou sem nenhum registro que comprove eu não tenho como confirmar.

Vou segurar o máximo de tempo possível para enviar a listagem dos que não cumpriram, mas ela será enviada dentro do prazo estabelecido pela Universidade.

E por fim, quem já enviou comprovante e já foi aceito (ou seja, não consta nessas listas acima), não envie de novo! O sistema não me indica que o documento é duplicado, então eu acabo avaliando 2, 3 vezes a mesma pessoa e com isso atrasa para os colegas.

Matrículas especiais

Dividirei esse assunto em 3 tópicos: alunos geo fazendo disciplinas de fora; alunos geo fazendo disciplinas geo; alunos de fora fazendo disciplinas geo.

Geo -> fora:

Alunos geo que resolvam fazer disciplinas em outros cursos devem verificar a disponibilidade com o Colegiado do curso alvo (não comigo) da vaga desejada, incluindo o horário. Uma boa opção para auxiliar na busca é consultar o (https://institucional.ufpel.edu.br/) pois as informações vão estar aproximadamente certas nesta plataforma. Os pré-requisitos não são seguidos à risca nesse período, mas não quer dizer que o curso alvo não possa exigi-los, então quanto mais absurdo o pedido, mais chance de ser rejeitado (evidente que ninguém aqui iria conseguir vaga em uma suposta cirurgia básica 3, por exemplo).

Método de solicitação:

De 04 a 06/03 vocês solicitam diretamente no cobalto.

Dia 07/03 eu autorizo as solicitações (não será negada nenhuma solicitação por aqui, mas alerto que fazer disciplina totalmente sem relação com o curso de geografia depois não contará como optativa, é apenas por interesse pessoal mesmo. Exemplos que já apareceram: basquete/musculação).

Dia 08/03 o curso avalia, conforme seus critérios, diretamente no cobalto.

Geo -> Geo:

Um pouco diferente do caso de cima, aqui as matrículas especiais se aproximam bastante de uma correção: se tiver o pré-requisito compatível, pode fazer no “curso irmão”, se não tiver o pré-requisito, a matrícula especial não servirá como atalho. O sistema de matrícula especial serve também para incluir aquelas optativas que não apareceram na regular/correção, por estarem ofertadas com o código do outro curso.

Referente a vagas, sugiro que não se baseiem pelo institucional nem pela tabela abaixo, e façam a solicitação. Se for possível reajustar, considerando a lotação atual e todos os critérios já apresentados, será feito tal ajuste.

Verifiquem os horários para verem e reverem as possíveis opções e informações pertinentes (que imagino que todos já leram com total atenção, né… hehe) Link com o horário e informações relevantes: https://wp.ufpel.edu.br/geografia/2022/02/07/horarios-e-informacoes-2021-2/

Os prazos são os mesmos do tópico de cima: de 04 a 06/03 para solicitar, dia 08/03 com a resposta, diretamente no cobalto.

Fora -> Geo:

O sistema mudou um pouco nos últimos semestres, então descreverei brevemente o atual, para quem ainda não recebeu essa informação de seu curso:

Primeiramente vocês solicitam a vaga no cobalto (04/03 a 06/03). Depois (07/03) o colegiado do seu curso tem que autorizar sua matrícula especial, se não fizer, não temos como aceitá-lo quando chegar a próxima etapa. No dia seguinte (08/03) o colegiado da geografia avalia os pedidos diretamente no cobalto, já incluindo as matrículas aceitas. O critério de classificação de prioridades certamente não será quem solicitou antes, então não precisam ir correndo solicitar no primeiro minuto. Caso a UFPel forneça a informação (como ocorre na correção), será média (bem provável). Caso não forneça, será número de matrícula mais antigo (menor número, no caso). Se a UFPel estabelecer critério diferente desses para todos os cursos seguirem, por óbvio se sobreporá aos indicados.

Além das vagas indicadas abaixo, também há a possibilidade daquelas disciplinas “mais gerais”, caso tenham vagas disponíveis, que verão diretamente no sistema essa informação (libras, ebopp, tpp, fundamentos, etc).

Quadro de vagas disponíveis:

Disciplina Horário Vagas
Metodologia e Prática do Ensino da Geografia 4 (curr. novo) Quarta 19h 2
Planejamento Rural Quarta 19h 5
Geologia Quarta 20h30 10
Geologia 2 Terça 19h 5
Gestão de Recursos Naturais e Legislação Ambiental Terça 20h30 2

Horários datas e informações – 2021/2

Importante pessoal!!! Já tenho a informação dizendo que os alunos não serão obrigados a cursar esse semestre, então quem decidir não se matricular em nada deverá preencher o formulário aqui (limite 25/03) para justificar a ausência de matrícula e não entrar em abandono.

2021-2 Horário, Clicar aqui!

  • Matrícula de 11 a 14 de fevereiro no cobalto, correção de 16 a 21 de fevereiro, diretamente no cobalto, e casos específicos que não seja possível diretamente por formulário que enviarei por mensagem via cobalto (só enviarei o formulário dia 15, para não haver aluno pedindo disciplina na correção que já conseguiu a vaga no online).
  • Todos os horários estão naquele formato reduzido, com metade da carga horária que seria o horário para atividades síncronas, lembrem que tem todo o restante para fazer fora daquele horário quando se organizarem.
  • Algumas disciplinas terão parte prática presencial, estas estarão listadas individualmente pelo nome aqui abaixo. Todas as demais (grande maioria) seguirão 100% remotas.
  • É necessário anexar o comprovante de vacinação da COVID-19 no perfil do cobalto. Vocês devem acessar o cobalto, no canto superior direito em perfil e abrirá uma aba onde consta “Vacinação COVID-19”. Atentar para que o comprovante indique de quem é o cartão apresentado. Sugiro pegar no sistema do governo (https://conectesus-paciente.saude.gov.br/), que fica mais claro, mas se for anexar o cartão, é necessário que apareça ambas as partes. Alguns que já enviaram o documento está errado, mas o sistema ainda não me trouxe uma opção de recusar (creio que em breve existirá), mas precisará enviar novamente.
  • O período para solicitação de quebra de pré-requisitos é até 10 de fevereiro, conforme o calendário acadêmico. Mais informações verifiquem no final deste post, mas observem o horário antes de solicitar a quebra, pois se a disciplina não vai ser ofertada, o pedido de quebra para cursá-la é totalmente sem sentido!

Ao horário em si:

Licenciatura:

Todos semestres – Disciplinas de EBOPP, TPP, fundamentos (em resumo, da Faculdade de Educação) vocês encontram e disputam vaga no banco universal (mais pro fim da lista). Mesmo não estando no horário é possível conseguir. Libras tem 2 turmas destinadas, mas nas demais também tem essa possibilidade.

No final dos horários tem uma grade de recuperação da licenciatura e uma grade de recuperação do bacharelado. Sugiro que olhem, pois disciplinas que tiveram poucas vagas ofertadas em algum momento ou que já não existem mais no currículo novo e alguém possa precisar recuperar estarão dispostas ali.

2º, 4º e 6º semestres são currículo novo, 8º currículo antigo, as de recuperação depende de cada disciplina. Isso faz diferença para matrículas e possíveis aproveitamentos. A disciplina possuir o mesmo nome não necessariamente aproveita para o outro (carga horária é comum ser incompatível).

2º – Será a primeira vez que vocês têm que fazer a matrícula sozinhos, então tentarei guiá-los em como poderão realizar a matrícula: no sistema cobalto (cobalto.ufpel.edu.br) vocês deverão logar no sistema (se nunca o fizeram, possui um “recuperar senha” um pouco abaixo que mandará para o e-mail cadastrado). E após logados no sistema vocês irão em aluno -> cadastros -> solicitação de matrícula. Marcarão as opções que escolherem e clicarão no salvar. Depois do processamento vocês deverão ir em alunos-> consultas -> matrícula para verificarem o que conseguiram efetivamente.

Geografia da População concentrada nas primeiras 8 semanas. Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação (para quem não conseguiu fazer no semestre passado) consta no banco universal. Cartografia temática aguarda definição de professor. Geomorfologia (t1) concentrada nas últimas 8 semanas. Geomorfologia (t2) segue período total.

4º – Excetuando Geografia Econômica, todas as disciplinas ofertadas pela geografia deste semestre são turma única. Atentar para TPP e Fundamentos Psicológicos no banco universal, algumas possibilidades diurnas e noturnas, mas como solicitei turmas na segunda e terça, respectivamente, é provável que nessas seja mais fácil de conseguir vaga.

6º – Todas as disciplinas ofertadas pela geografia deste semestre são turma única. Estágio do Ensino Fundamental terá aula presencial (t1 Cesar, t2 Bruno). Se conseguirmos uma resposta positiva (até o momento sem), segunda-feira teríamos Leitura e Produção de Texto, do CLC.

8º – O horário de TCC é para lembra-los de se matricularem. Nas atividades complementares vocês não precisam se matricular, mas tem que apresentar antes de se formar. A orientação individual terá o horário definido com cada orientador, conforme combinação entre vocês. Não esqueçam também das disciplinas que ainda faltarem para integralizar a grade curricular (podem conferir em aluno->consultas->integralização curricular). Lembro que também são necessários 10 créditos em optativas e as 200 horas em atividades extracurriculares (as horas não exigem matrícula, apenas envio dos comprovantes para o e-mail do colegiado). Seminário de monografia cada turma representa um professor (T ou P é indiferente, o que importa é o número!):

Recuperações – Pré-estágio do ensino médio é do currículo antigo, supre alguma carência existente.

Juventude rural é optativa, serve para os 2 cursos e os 4 currículos, e ocorrerá nas últimas 8 semanas.

Pós-estágio é regular dos formandos.

Geologia 2 é a chance do currículo antigo recuperar e serve como optativa para o currículo novo.

Antropologia 2 é a chance do currículo antigo recuperar.  Libras serve para ambos currículos e supre algumas ausências de semestres anteriores.

Metodologia 4 (antiga) não é equivalente a metodologia 4 do novo currículo. Hidrogeografia é do currículo antigo, mas aproveitável para o novo e ocorrerá nas 8 primeiras semanas.

Formação Territorial do RS é do currículo antigo.

Geografia Agrária é do currículo novo, mas aproveitável para o antigo.

Estágio Supervisionado do Ensino Médio é presencial (t1 Rosangela, t2 aguarda definição de professor). Quantificação é do currículo antigo.

Bacharelado:

Para todos:

No final dos horários tem uma grade de recuperação da licenciatura e uma grade de recuperação do bacharelado. Sugiro que olhem pois tivemos uma boa recuperação das turmas pendentes do período COVID até agora.

2º e 4º semestres são currículo novo; 5º, 7º e 8º currículo antigo, as de recuperação depende de cada disciplina. Isso faz diferença para matrículas e possíveis aproveitamentos. A disciplina possuir o mesmo nome não necessariamente aproveita para o outro (carga horária é comum ser incompatível).

 2º – Será a primeira vez que vocês têm que fazer a matrícula sozinhos, então tentarei guiá-los em como poderão realizar a matrícula: no sistema cobalto (cobalto.ufpel.edu.br) vocês deverão logar no sistema (se nunca o fizeram, possui um “recuperar senha” um pouco abaixo que mandará para o e-mail cadastrado). E após logados no sistema vocês irão em aluno -> cadastros -> solicitação de matrícula. Marcarão as opções que escolherem e clicarão no salvar. Depois do processamento vocês deverão ir em alunos-> consultas -> matrícula para verificarem o que conseguiram efetivamente. Formação Territorial do Brasil será nas primeiras 8 semanas. Cartografia Geral terá aula presencial.

 4º – Geografia Econômica e Sensoriamento Remoto serão em turma conjunta com o 5º. Geoprocessamento I e Sensoriamento Remoto terão aula presencial.

 5º – Geografia Econômica e Sensoriamento Remoto serão em turma conjunta com o 4º. Gestão de Recursos Naturais e Legislação Ambiental aguarda definição de professor. Topografia aguarda definição de professor. Sensoriamento Remoto terá aula presencial.

 7º – Ecologia de Sistemas aguarda definição de professor.

 8º – O horário de TCC é para lembra-los de se matricularem. Nas atividades complementares vocês não precisam se matricular, mas tem que apresentar antes de se formar. A orientação individual terá o horário definido com cada orientador, conforme combinação entre vocês. Lembro que também são necessários 10 créditos em optativas e as 200 horas em atividades extracurriculares (as horas não exigem matrícula, apenas envio dos comprovantes para o e-mail do colegiado). Seminário de monografia cada turma representa um professor (T ou P é indiferente, o que importa é o número!):

Recuperações: Teoria da Ciência é do currículo antigo. Técnicas de Elaboração do Trabalho Científico é do currículo antigo. Geologia é aproveitável para todos (os 2 cursos, os 4 currículos).


Quebra de pré-requisitos:
Conforme disponível na página oficial da Universidade, o prazo para solicitação de quebra de pré-requisito é 10 de fevereiro. O prazo está na página da UFPel, foi estabelecido pelo COCEPE e está sendo avisado aqui, então se pretendem pedir quebra de pré-requisito, não percam esse prazo! Pedidos enviados após essa data serão REJEITADOS por descumprimento do prazo, independentemente da justificativa do aluno ser plausível.

Sobre como proceder para solicitar:
É necessário o preenchimento do formulário que está disponível no link no final desta mensagem. Deve ser enviado para o e-mail do colegiado (col.geografia@hotmail.com) e os e-mails recebidos serão respondidos para confirmar o recebimento.
Pedidos sem justificativa, ou com justificativa infundada também serão REJEITADOS. A justificativa será analisada em reunião de colegiado e se baseará nos critérios estabelecidos pelo COCEPE na nota criada no ano de 2017.
Importante: verifiquem no horário se a disciplina solicitada é ofertada neste semestre, pois inúmeras vezes chegam solicitações de disciplinas que sequer foram ofertadas.
No link abaixo tem o formulário que necessita ser preenchido, os critérios nos quais devem ser usados para avaliar (e consequentemente, para vocês se basearem para formularem a justificativa).
https://wp.ufpel.edu.br/geografia/2017/07/20/quebra-de-pre-requisitos-informacoes-importantes/

ENADE -> período para solicitação de dispensa de prova E divulgações da semana

ENADE:

Está aberto o período para solicitação de dispensa de prova do Enade 2021

Divulgações da semana:

V COLÓQUIO DE PESQUISADORES EM GEOGRAFIA FÍSICA E ENSINO DE GEOGRAFIA e V FÓRUM BRASILEIRO DO SEMIÁRIDO

VCPGFEG / VFBSA

As temáticas físico-naturais na educação geográfica:

perspectivas e práticas no Semiárido e no Brasil

 26 a 29 de julho de 2022

SEJAM BEM VINDOS A SOBRAL – CEARÁ. AGUARDAMOS O REENCONTRO!!!!!!

INSCRIÇÕES INICIADAS!!!! 

https://www.observatoriosemiarido.com.br/


4º Encontro Internacional do CEGOT

O Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território- CEGOT está a organizar o 4º Encontro Internacional do CEGOT, que irá decorrer na Faculdade de Letras da Universidade do Porto -FLUP. entre 25 e 28 de outubro de 2022, para debater o papel da Geografia na Construção de Territórios Sustentáveis .O conceito de sustentabilidade é central na conceção, planeamento e execução de novos processos e ações de desenvolvimento.No cenário atual, em que pese os graves problemas decorrentes das mudanças climáticas, o enfrentamento dos desequilíbrios ambientais pode ser uma oportunidade para construir uma perspetiva renovada de progresso e bem-estar, a partir da conciliação de interesses econômicos, sociais e ambientais.A Geografia, ao integrar as componentes naturais e sociais, tem vantagens e acrescidas responsabilidades na construção de propostas para a sustentabilidade. Com este 4º Encontro Internacional, o CEGOT pretende contribuir para a reflexão sobre o contributo do conhecimento geográfico na construção da sustentabilidade e sobre os desafios conceptuais e metodológicos que os geógrafos enfrentam no estudo e construção de territórios sustentáveis.Num momento importante da História da Humanidade, a Geografia tem uma grande oportunidade de se reafirmar como Ciência.É neste contexto que o CEGOT convida à submissão de comunicações de investigadores da Geografia e áreas científicas afins, que envolvam as dimensões do território, da natureza e/ou da sociedade.


Divulgação de Pesquisa:

Olá, meu nome é Camila Arguello. Sou doutoranda do PPG Psicologia da UFRGS.Clique nesse link https://bit.ly/pesquisadistras para participar da pesquisa sobre Escala de Dissociação no Trauma para a população brasileira.Espero contar com sua contribuição com a pesquisa.O tempo médio de resposta é de 20 minutos e você não será identificado.Atenciosamente,Camila Arguello Dutra (camiladutra.psico@gmail.com)


XII Semana Acadêmica da Geografia da UFSM.
O Evento terá como tema central “OS ALIMENTOS NA GEOGRAFIA E AS GEOGRAFIAS DOS ALIMENTOS”.
Seguem algumas informações:
Eixos de submissão de trabalhos:
 
Eixo 1- Geografia Humana: Os estudos sobre as espacialidade produzidas e conformadas pelos sujeitos e sociedades é, desde seu início, uma das temáticas da Geografia. Estudos sobre os Lugares, as Regiões, os Territórios, as Paisagens em diferentes escalas e perspectivas teóricos-metodológicas abordam as mais diversas comunidades humanas. Dentro do presente eixo, temos o objetivo de concentrar discussões com diferentes matizes teóricas e temáticas diversas que perpassam as pesquisas mais recentes dentro da Geografia Humana.

Eixo 2- Geografia Física: A geografia física é um ramo destinado para a análise de aspectos que compõem a natureza. A geografia física permite, através de abordagens quantitativas e qualitativas, descrever as características de climáticas, geomorfológicas, geológicas, edáficas, entre outros. Esse eixo tem foco em promover discussões pautadas em estudos analíticos e teóricos que abordam as bases metodológicas.
Eixo 3 – Geotecnologias: As geotecnologias continuam se aprimorando em função dos avanços tecnológicos, proporcionando o monitoramento do espaço geográfico em escalas temporais e espaciais de detalhe. Dentro do presente eixo, temos o objetivo de abordar pesquisas envolvendo o uso de variados Sistemas de Informações Geográficas para o processamento e obtenção de informações espaciais a partir imagens de satélite, radar e obtidas com Aeronaves Remotamente Pilotadas, além de análises envolvendo dados secundários.
Eixo 4 – Ensino de Geografia:  Pensar o ensino de Geografia é central ao desvelamento do mundo dos estudantes e a valorização desta ciência/disciplina no espaço escolar. Partindo disso, esse eixo receberá trabalhos que enfoquem a metodologias didáticas e experiências de ensino-aprendizagem realizadas em espaços formais ou não formais de ensino. Poderão ser abordados assuntos referentes à atuação docente em sala de aula, (novas) tecnologias e ferramentas no ensino de Geografia, metodologias didáticas e formação inicial e continuada de professores(as).

Pesquisa:
Você está sendo convidada para participar de uma pesquisa de doutorado sobre Imagem Corporal em Mulheres Universitárias de 18 a 35 anos. Sua participação consiste em responder a alguns questionários que avaliam fatores relacionados à Imagem Corporal.
 
Podemos contar com você?
 
Sua colaboração é muito importante!
Possibilitará o avanço científico na área e o melhor entendimento da Imagem Corporal positiva de mulheres.
 

Para participar acesse o link abaixo:


Pesquisa:
Olá, boa tardeMeu nome é Luciana Lopes Corrêa e sou aluna de mestrado na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, vinculada ao PPG de Psicologia e Saúde. Estou desenvolvendo uma pesquisa que busca compreender as relações entre preocupações, ruminações, ansiedade, estresse, depressão e atitudes alimentares.

O primeiro estudo tem caráter descritivo, porém, um segundo estudo partirá do primeiro, e alguns dos participantes serão convidados a participar de uma intervenção que busca reduzir preocupações e ruminações.
Por ser uma temática característica dos alunos universitários, envio este e-mail para pedir a colaboração e divulgação da pesquisa entre os alunos. O link para responder à pesquisa é https://forms.gle/S7xemyjSQGpa7doF8 e leva em torno de 20min para ser respondido.

ENADE – Questionário -> Últimas horas para preenchimento

Conforme edital do ENADE já amplamente divulgado e avisado, é somente até 13/11 (ou seja, amanhã) o prazo para o preenchimento do questionário do estudante no site. Já foi diversas vezes avisado que o sistema está constantemente instável, então é bastante perigoso deixar para as últimas horas.

Quem não preencher o questionário OU não realizar a prova (tem que fazer ambos!), ficará irregular no ENADE e não poderá se formar por, no mínimo, 1 ano. Em caso de necessidade, atestado médico poderá ser apresentado pela não realização da prova, conforme o edital, mas ele NÃO substitui o questionário, pois o questionário está “disponível” por um tempo bastante elevado.

A demanda pelo ENADE é demanda superior à Universidade, então se não realizada em conformidade, a Universidade nada poderá fazer para resolver antes da solução via INEP/MEC (em 1 ano no mínimo).

Ainda pendentes no questionário:

Bacharelado:

Licenciatura:

 

Divulgações da semana

Quintas Urbanas:

Cronograma e inscrições: https://sinsc.furg.br/detalheseventos/1550
Transmissão ao vivo: youtube.com/c/FURGoficial


3a Circular do SEMPGEO:

Terceira Circularviiisempgeoufpel


Chamada da revista CINEstesia:

Com a chegada do bicentenário da Independência Brasileira e do centenário da Semana de Arte Moderna de São Paulo, duas datas marcantes para a definição pós-colonial do que é ser brasileiro, o dossiê da edição de 2022 da Revista Estudantil CINEstesia pretende localizar o cinema no meio do debate, discutindo como os diretores se valeram desse discurso para produzir suas obras e trazer uma reflexão sobre a brasilidade no cinema.
 
Aceitaremos trabalhos artísticos e escritos, contextualizados através da arte cinematográfica.
 
> Chamada aberta até 31 de janeiro de 2022.
> Envio de trabalhos via Portal de Revistas da USP: https://www.revistas.usp.br/cinestesia/index
> Quaisquer dúvidas, entre em contato conosco: revista.cinestesia@gmail.com

Cursos de Geografia recebem avaliação máxima no Guia da Faculdade

Foi divulgado nesta segunda-feira, 25/10/2021 o Guia da Faculdade, uma iniciativa do jornal Estadão e da Quero Educação que avalia quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil.

O processo de avaliação levou em consideração as características da proposta de ensino do curso, obtidas através do Projeto Pedagógico de Curso, o Perfil do Corpo Docente e a Infraestrutura. As informações para a avaliação foram disponibilizadas pela Coordenação de curso através de um questionário eletrônico.

A partir das informações recolhidas, seis avaliadores atribuíram notas de 1 a 5 para os itens avaliados. Descartou-se a maior e a menor nota, e o resultado do ano corrente (com peso 3) foi somado ao resultado numérico de 2020 (peso 2) e ao resultado de 2019 (peso 1) para se extrair o resultado numérico final.

É com satisfação que a Coordenação de curso informa que a Licenciatura e o Bacharelado em Geografia da UFPel receberam a classificação máxima, 5 estrelas, o que nos coloca entre os melhores cursos de Geografia do país.

Divulgações da Semana

Foram prorrogadas, até dia 31 de outubro de 2021, as inscrições para submissão de propostas de trabalho para o 1° Congresso de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, evento gratuito e online a ser realizado nos dias 06,07 e 08 de dezembro de 2021. Estamos recebendo trabalhos conforme os seguintes eixos temáticos:

A. Gestão Ambiental

B. Materiais, Mudanças Climáticas e Saneamento

C. Saneamento e Geotecnia Ambiental

Convidamos todos os discentes, organizações e a comunidade científica em geral para participar!

Cordialmente pedimos que nos ajude na divulgação do congresso, isso será de grande ajuda!

No edital do evento se encontram todas as informações necessárias para o envio de resumos de trabalhos científicos, ele se encontra no link: Edital Chamada de Trabalhos _ Retificado.pdf


[GEOGRAFIA UFF/NITEROI] DIVULGAÇÃO E CONVITE – III SEMANA ACADEMICA DE GEOGRAFIA
É com imenso prazer que convidamos a comunidade geográfica para participar da III Semana Acadêmica de Geografia da Universidade Federal Fluminense, polo de Niterói.
Em anexo estão a programação do evento e cartazes das mesas que serão abertas e transmitidas via canal de YouTube do Diretório Acadêmico Telma Regina da GeoUFF.
As inscrições como ouvinte das Mesas e participação das oficinas devem ser feitas através do sistema da Agenda Acadêmica da UFF para posterior certificação, em: agendaacademica.uff.br/atividades

Para outras informações entrem em contato através de linktr.ee/datergeouff.


A Comissão Organizadora do I SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA DA UFGD prorrogou o prazo para a submissão dos resumos para o dia 25 de outubro de 2021. A data dos aceite é a partir do dia 22 de outubro de 2021.  Os Grupos de Trabalho acontecerão nos dias 23 e 25 de novembro de 2021. 
A submissão dos resumos para os Grupos de Trabalho é aberta para graduandas/os, pós-graduandas/os, mestras/es e doutoras/es de quaisquer áreas do conhecimento, desde que a proposta do trabalho contemple temáticas relacionadas à Ciências Humanas, em específico, à Sociologia e aos GT´s.

GT 1 – IDENTIDADE NEGRA E POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

Coordenadores:

Prof. Dr. Bruno de Oliveira Ribeiro (UniRV)

Anna Beatriz Passos da Silva Carlos (UFGD)

GT 2 – FLUXO LABORAL E LEIS DE TRIBUTAÇÃO EM REGIÃO DE FRONTEIRA

Coordenadores:

Prof. Dr. André Luiz Faisting (UFGD)

Giovane da Silva Lozano (UFGD)

Jorge Henrique Baptista da Silva (UFGD)

GT 3 – SEXO, GÊNERO E SEXUALIDADE: TENSÕES ENTRE NATUREZA E CULTURA 

Coordenador:

Patrick de Almeida Trindade Braga (UFGD)

GT 4 – AMÉRICA LATINA: VELHOS DILEMAS E NOVAS DINÂMICAS SOCIAIS E POLÍTICAS 

Coordenadores:

Prof. Dr. Marcos Antonio da Silva (UFGD)

Prof. Dr. Guillermo A. Johnson (UFMA)

GT 5 – CONFLITOS SOCIAIS, CIDADANIA E AS FACES DO (NEO)CONSERVADORISMO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E ANALÍTICAS 

Coordenadores:

Camila Camargo Ferreira (UFSCar)

Vitor Hugo Rinaldini Guidotti (UFSCar)

Para mais informações, inscrição e submissão dos resumos será por meio do link: https://www.even3.com.br/seminarioppgsufgd/