Horários datas e informações – 2022/1

horário 22/1 – versão dos alunos
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EDITADO (em vermelho): conforme https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2022/07/15/periodo-de-solicitacao-de-matriculas-e-ampliado/.
  • Solicitação de matrícula de 15 a 19 de julho no cobalto, solicitação de correção de 21 a 24 de julho, diretamente no cobalto, e a efetivação das correções solicitadas ocorrem manualmente de 25 a 28 de julho.
  • Todas as disciplinas serão presenciais, pois a Universidade retorna ao modo tradicional neste semestre. Como várias turmas estão desde o início de forma remota, informo que o endereço do Campus que a geografia utiliza é Rua Almirante Barroso 1202 (Pelotas/RS).
  • Segue necessária a comprovação vacinal para frequentar a UFPel, então quem ainda não inseriu, terá que inserir no cobalto, ou perderá a matrícula realizada. Quem inseriu até ontem já foi homologado/avaliado. Se inseriu antes e ainda consta como pendente é porque o documento anexado está errado. Para não postergar esse item, informo que haverá um detalhamento no final sobre as regras do COVID.

Ao detalhamento do horário:

Licenciatura:

Para todos os semestres – Disciplinas de fundamentos, EBOPP, TPP (em resumo, da Faculdade de Educação) vocês encontram e disputam vaga no banco universal (mais pro fim da lista de seleções). Mesmo não estando no horário é possível conseguir. Libras tem 3 turmas destinadas a nós, mas nas demais também tem essa possibilidade caso apareçam na lista.

No final dos horários tem grades de ofertas extras e optativas. Sugiro que olhem, pois algo que seja necessário  recuperar por algum motivo estarão dispostas ali.

1º, 3º, 5º e 7º semestres são currículo novo, 8º currículo antigo, as de recuperação depende de cada disciplina. Isso faz diferença para matrículas e possíveis aproveitamentos. A disciplina possuir o mesmo nome não necessariamente aproveita para o outro (carga horária é comum ser incompatível).

1º – Algumas informações gerais, necessárias para conseguirem os documentos:

Bem vindos ao curso! No primeiro semestre, para quem ingressou por SISU ou PAVE a matrícula é toda feita “automática” (por mim, no caso). Isso não tem relação com pendências de documentos ou outros comunicados do processo de seleção, estes vocês seguem vinculados aos editais que se inscreveram e se tinham pendência lá, segue valendo o que estava determinado.

Quem ingressou por reopção, transferência, reingresso ou portador de diploma precisará se matricular diretamente no cobalto (se não aparecer nada de início, aparecerá no período de correção).

Cobalto (link): local onde vocês têm acesso ao histórico, ao currículo, aos horários, atestados, toda a parte acadêmica. Para o primeiro acesso utilizem o recuperar senha, que irá para o e-mail de vocês cadastrado.

Contatos e informações: dúvidas que surgirem, e contato sobre situações que precisem, o e-mail do colegiado é col.geografia@hotmail.com  . Todo dia o e-mail é acessado e raramente não é respondido assim que visualizado. Somente se o pedido demandar uma resposta mais complexa a resposta fica pendente por poucos dias.

E-mails serão mandados quando houver assunto relevante relativo ao curso, então é importante acompanhar o e-mail para não perder informações valiosas.

3º – Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação (para quem não conseguiu fazer nos semestres anteriores) consta no banco universal. EBOPP (obrigatória para este semestre) consta no banco universal. A oferta de vagas para essa disciplina foi bastante restrita (solicitamos 100, ofertaram 35), então a segunda turma ficou com 1 noite vaga. Se conseguir encaixar outra disciplina, facilita para o cumprimento posterior.

5º – Geografia Urbana da T1 é compartilhada com o Bacharelado. Há 3 turmas de Libras no mesmo horário, então se espalhem na hora de matricular para garantir que irão conseguir as vagas.

8º – O horário de TCC é para lembrá-los de se matricularem. Nas atividades complementares vocês não precisam se matricular, mas tem que apresentar antes de se formar. A orientação individual terá o horário definido com cada orientador, conforme combinação entre vocês. Não esqueçam também das disciplinas que ainda faltarem para integralizar a grade curricular (podem conferir em aluno->consultas->integralização curricular). Lembro que também são necessários 10 créditos em optativas e as 200 horas em atividades extracurriculares (as horas não exigem matrícula, apenas envio dos comprovantes para o e-mail do colegiado). Seminário de monografia cada turma representa um professor (T ou P é indiferente, o que importa é o número!):

 Extras  – Fotogeografia é optativa, serve para os 2 cursos e os 4 currículos.

Geologia do quaternário é optativa, serve para os 2 cursos e os 4 currículos.

Leitura e produção de texto é a recuperação da não oferta pela Letras, quem tiver horário disponível faça.

Bacharelado:

Todos semestres –

No final dos horários tem grades de ofertas extras e optativas. Sugiro que olhem, pois algo que seja necessário  recuperar por algum motivo estarão dispostas ali.

1º, 3º e 5º semestres são currículo novo, 6º e 8º currículo antigo, as de recuperação depende de cada disciplina. Isso faz diferença para matrículas e possíveis aproveitamentos. A disciplina possuir o mesmo nome não necessariamente aproveita para o outro (carga horária é comum ser incompatível).

 1º – Algumas informações gerais, necessárias para conseguirem os documentos:

Bem vindos ao curso! No primeiro semestre, para quem ingressou por SISU ou PAVE a matrícula é toda feita “automática” (por mim, no caso). Isso não tem relação com pendências de documentos ou outros comunicados do processo de seleção, estes vocês seguem vinculados aos editais que se inscreveram e se tinham pendência lá, segue valendo o que estava determinado.

Quem ingressou por reopção, transferência, reingresso ou portador de diploma precisará se matricular diretamente no cobalto (se não aparecer nada de início, aparecerá no período de correção).

Cobalto (link): local onde vocês têm acesso ao histórico, ao currículo, aos horários, atestados, toda a parte acadêmica. Para o primeiro acesso utilizem o recuperar senha, que irá para o e-mail de vocês cadastrado.

Contatos e informações: dúvidas que surgirem, e contato sobre situações que precisem, o e-mail do colegiado é col.geografia@hotmail.com  . Todo dia o e-mail é acessado e raramente não é respondido assim que visualizado. Somente se o pedido demandar uma resposta mais complexa a resposta fica pendente por poucos dias.

E-mails serão mandados quando houver assunto relevante relativo ao curso, então é importante acompanhar o e-mail para não perder informações valiosas.

3º – Topografia será junta com os que se matricularam no semestre atual e não cursaram por falta de professor, que deverão se matricular novamente!

Geografia urbana será junta com a turma da licenciatura, e a matrícula de vocês necessitará ocorrer na matrícula especial.

O espaço vago se dá pela não oferta de cartografia temática, por falta de professor.

 6º – O espaço vago se dá pela não oferta de produção do espaço urbano, por falta de professor. O outro espaço vago é já planejado, destinado a optativas.

 8º – O horário de TCC é para lembrá-los de se matricularem. Nas atividades complementares vocês não precisam se matricular, mas tem que apresentar antes de se formar. A orientação individual terá o horário definido com cada orientador, conforme combinação entre vocês. Lembro que também são necessários 10 créditos em optativas e as 200 horas em atividades extracurriculares (as horas não exigem matrícula, apenas envio dos comprovantes para o e-mail do colegiado). Seminário de monografia cada turma representa um professor (T ou P é indiferente, o que importa é o número!):

Extras  – Fotogeografia é optativa, serve para os 2 cursos e os 4 currículos.

Geologia do quaternário é optativa, serve para os 2 cursos e os 4 currículos.

Leitura e produção de texto é a recuperação da não oferta pela Letras para a licenciatura, mas quem tiver horário disponível faça, servirá como optativa para o bacharel.

Libras tem turma disponível para a licenciatura, se sobrar vaga, sugiro que peguem como optativa.

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COVID 19 – Regras UFPel

Resumo (porque sei que a maioria nem irá abrir o arquivo que consta no final):

– Vacinação obrigatória, tanto as doses regulares, quanto o primeiro reforço.

– Em casos em que o estudante tenha sido vacinado recentemente com a primeira ou segunda dose estando no intervalo entre doses, se admitirá a matrícula do mesmo, devendo o esquema vacinal ser completado no prazo recomendado.

– Nos casos em que existir pendência de comprovação da realização do esquema vacinal após o início das aulas, o colegiado deverá encaminhar a relação de alunos à CRA, via SEI, para a realização automática do trancamento geral de matrícula.

– Os estudantes  com atestado médico de contra indicação para vacina devem apresentar o documento no colegiado do curso, realizando a matrícula  no período de correção de matrícula.

– Os estudantes acima referidos deverão apresentar teste negativo para COVID 19 a cada 72 horas para participação nas atividades presenciais, ou podem encaminhar solicitação de exercícios domiciliares ao COCEPE, apresentando justificativa para tal solicitação.

– Dúvidas e notificações de casos positivos para COVID 19 dever ser encaminhadas ao DISQUE COVID UFPEL ( https://wp.ufpel.edu.br/covid19/). (Eu, Rodrigo que trabalho na Geografia, não faço as regras, só estou divulgando e deverei cumpri-las, então se por algum motivo discorda o melhor mecanismo reclamar para quem decide a respeito do tema).

– Em breve será publicado um guia (pela Universidade, que receberão diretamente nos e-mails padrões da UFPel e na página principal) com orientações mais detalhadas sobre o retorno presencial.

– A PORTARIA Nº 942, DE 23 DE MAIO DE 2022, que aprova as normas para manutenção de atividades presenciais na UFPel, está anexa para leitura.

Norma Ufpel COVID Aqui!