Matrícula especial para alunos de fora da Geografia (atualizado 15/08 às 17:15)

Atualização de 15/08 às 17:15:

Alerto a Samanta e o Gabriel que a autorização que eles entregaram previamente eram para outras disciplinas, então será necessário uma corrigida.

_______________________________________________________________

Post antes da atualização:


O pessoal que constar como deferido traga a autorização de matrícula especial até 15/08 às 21:00 horas no colegiado da Geografia (Campus 2, sala 109A). Caso não entregue a autorização a vaga não será homologada. Quem já entregou previamente desconsidere.

Os pedidos que chegaram hoje (14/08) serão avaliados amanhã, e terão o mesmo prazo para a entrega do formulário.

As vagas de Gestão de Recursos Naturais e Legislação Ambiental esgotaram, conforme ocupação no quadro acima.

Cabe salientar, a quem interesse, que o quadro de vagas que foi disponibilizado está no outro post:

Matrículas especiais na GEO para alunos de outros cursos

Movimentações na Geografia pós inicio das aulas

12/08: TODOS que não são ingressantes em 2019/2 confiram no sistema se está tudo correto.

Pendências ainda ativas:

Katia Pereira: incluir metodologia 3, dependendo de ajustar o horário extra.

Camila Griep: tirar comércio e incluir estatística, será processado em outro formulário.

Elinton Gustavo Liziardi: Definir melhor antropologia, pode responder via facebook.

Problemas no processamento da matrícula especial (não será incluído):

Thiago das Neves Ribeiro: Sensoriamento Remoto (sem o pré-requisito).

Cristina Parada Medina: Planejamento Urbano (colide).

Demaicon Schmidt Peter: Gestão de Recursos (colide).

Jéssica de Oliveira Pedra: Teoria da Ciência (sem vaga).

 

Matrículas especiais na GEO para alunos de outros cursos

Procedimentos de matrícula (resumido):

aluno solicita verifica o quadro que constará neste post -> solicita via formulário que consta neste post-> colegiado ranqueia no dia seguinte (1º ranking 3ª por volta das 16h) -> aluno entrega a autorização de matrícula especial até 4ª 21h -> matrícula constará no sistema. Caso a autorização não seja entregue, perde a vaga e será dado o prazo até 5ª 21h para o suplente entregar.

———————-

Esse post será atualizado segunda-feira entre 16:00 e 18:00 (a depender da demanda que tenha no colegiado) com o quadro de disciplinas que possuem vaga e a liberação do link para o cadastro.

Quadro de disciplinas (publicado em 12/08 às 17:05):

formulário para a matrícula especial – disponível!

Por algumas demandas que necessitaram solução urgente e uma grande leva de correções, não foi possível dar por finalizado na data de hoje.

Lembrando que quem solicitar no dia 12 da hora da publicação até as 23:59 contará mesmo dia, portanto não afetará a classificação (como contaria se a solicitação fosse 09/08 ou dia 12/08, conforme publicação anterior).

Critérios já anteriormente publicados:

Na correção de matrícula e na matrícula especial será considerado da seguinte forma:

– 1º critério: DIA da solicitação. Serão processadas todas as solicitações do referido dia para passar ao dia seguinte. Logo, a última pessoa classificada no dia 1 ficará a frente da primeira pessoa classificada no dia 2.

– 2º critério: Regulares: alunos com matrícula 1910 têm preferência para disciplinas do 2º semestre, 1820 para o do 3º, e assim por diante.  (não se aplica na matrícula especial, pois não há alunos regulares em uma matrícula em outro curso).

– 3º critério: antiguidade: (quanto mais antiga a matrícula, mais a frente na classificação).

4º critério: mais disciplinas cursadas no currículo.

5º critério: (em caso de tudo anterior ter ficado empatado) horário da solicitação.

Correção de matrícula (post será atualizado diariamente)

Dia 1 – final: (Vermelhos colocarem atenção, pois algo está errado. Amarelos é mais ponderação, mas provavelmente não tenha maior problema)

Bacharelado:Licenciatura:

Matrícula especial não foi possível classificar ainda.

ATUALIZAÇÂO 07/08 ás 17:45:

Licenciatura:

Bacharelado:

Ranqueamento da matrícula especial até o momento (atualizado em 07/08 às 19:20):

Matrículas solicitadas no local errado (usaram o formulário de matrícula especial para os cursos da geografia mas não seria ali) já com a solução feita do lado:

ATUALIZAÇÃO 08/08 às 19:00:

Matrículas especiais:

Complemento 09/08 as 20:20: (segue valendo tudo acima, somente complementando o que foi agregado ou mudou nas últimas 25 horas)

Correções de matrícula 2019/2 – Matrícula especial de Geo para Geo 2019/2

Correções de matrícula:

  • Somente será processada na terça-feira, solicitações de agora (sexta) até segunda-feira à noite serão consideradas como mesmo dia;
  • Essa regra somente não se aplica nas disciplinas do banco universal, pois, como são para todos os cursos, assim que abrir o sistema segunda-feira tentarei incluir as solicitações já efetuadas. Quando sobrar para lista de espera, seguirá a mesma regra de rankeamento das demais disciplinas do curso

Formulário Clique Aqui!

Matrícula especial de GEO para GEO:

  • São as vagas remanescentes da correção, então somente na outra semana terá a resposta se conseguiu, depois de finalizada a correção.
  • Os pedidos de hoje (sexta) a segunda-feira serão considerados no mesmo dia.

Formulário Clique Aqui!

Matrícula especial de GEO para fora:

Quem já solicitou o formulário, terá ele disponível a partir da semana que vem. Quem não solicitou e pretende fazer cadeira fora, não deixe para solicitar no dia da matrícula especial, pois não temos como parar a fila de atendimento para fazer autorização (que pode ser feita antes) e quem assina não é o secretário.

Matrícula especial de fora para GEO:

No período correto, constará aqui um formulário específico (nos mesmos moldes do apresentado acima) para quem é de outros cursos, com a grade de disciplinas que possuem vaga autorizada para fora. Somente necessitará vir no colegiado depois da confirmação que conseguiu a vaga, evitando filas e deslocamentos desnecessários.

Guia Geo para matrículas 2019/2

PARA TODOS:

Horário

As matrículas serão feitas através do Cobalto, no período de 26 (sexta) a 30 (terça) de julho, na aba: Aluno -> Cadastro -> Solicitação de Matrícula. Caso ainda não tenha acesso, há um campo “esqueceu sua senha”, o qual através do CPF enviará a senha ao seu e-mail. Se o e-mail cadastrado não existir mais, tal correção terá que ser feita na CRA (Campus Anglo).

No cobalto, na linha aluno -> consulta -> integralização curricular vocês conseguem verificar o que deveria aparecer para o semestre regular. Se você está regular, e algo não apareceu (e não está relatado neste imenso texto), comunique o quanto antes o colegiado (col.geografia@hotmail.com), pois pode ter havido algum erro na oferta, e dependemos da CRA para consertar. Se você não está regular e algo que foi divulgado no horário não apareceu, é provável que o motivo seja a falta de algum pré-requisito.

O horário que aparece das 22:10 às 23:00 horas e aos sábados em algumas disciplinas são atividades que o professor pedirá para realizar em casa, saídas de campo, coisas assim. Isso ocorre porque o curso era 5 períodos e quem é do currículo antigo não foi adequado aos 4 períodos que a grade da UFPel passou a adotar a alguns anos.

Caso alguma disciplina que deveria aparecer não apareça, leia com calma as orientações abaixo, ela pode estar explicada em outro semestre (principalmente para quem é aluno irregular), se ainda assim segue o problema e ele não foi antecipado, avisar o colegiado pelo e-mail.

Casos de correção de matrícula (arrumar o que ficou pendente por falta de vaga ou por não ter solicitado) e matrícula especial (fazer matrícula em disciplina que não é do seu curso) são em outro momento, e serão online em link disponibilizado no site do curso e também no “Campus II”, a sala do colegiado é no térreo, à esquerda (sala 109a).

Eventuais dúvidas enviar o questionamento para o e-mail col.geografia@hotmail.com

Período de solicitação de matrícula: de 26/jul (sexta) a 30/jul (terça).
Conferência de matrícula (do que foi solicitado o que realmente conseguiu): a partir de 1º de agosto (quintaa).
Correção de matrícula (caso alguma disciplina ficou faltando): de 05 (segunda) a 09 (sexta). Será disponibilizado um link através do site do curso e das mensagens no cobalto. A ordem de matrícula está explicada mais abaixo.
Matrícula especial de Geografia para Geografia (LIC ->BAC ou BAC ->LIC) (quando aluno da geografia for fazer cadeira do outro curso da geografia): de 05 (segunda) a 14 (quarta), sendo os dois últimos dias com todos os de outros cursos junto.

Matrícula especial de Geografia para outros cursos (quando aluno da geografia for fazer cadeira em outro curso UFPel): solicitar pelo e-mail col.geografia@hotmail.com autorização (podem fazer antes e buscar assim que o e-mail for retornado) e ir no colegiado do curso alvo de 13 (terça) a 14 (quarta) – importante verificar se a disciplina de interesse tem as vagas no site, mural ou diretamente com o colegiado alvo para evitar fila.
Matrícula especial de outros cursos para Geografia (quando aluno de outro curso UFPel for fazer cadeira na geografia): providenciar a autorização de matrícula com o seu colegiado e preencher o formulário que estará disponível no site do curso de 12 (segunda) a 14 (quarta) – no blog do curso na sexta (09) estará disponível as disciplinas com vaga, se não constar vaga lá é porque não há vaga autorizada pelo professor. Se a autorização não constar nome da disciplina não tem problema, mas se constar somente poderá se matricular naquela que consta. Rasuras não são aceitas, pois se o seu colegiado somente deu autorização para aquela disciplina, foram eles que não autorizaram a se matricular na outra. O formulário deverá ser entregue no dia seguinte ao da solicitação, ou seja, quem solicitou dia 12, deverá entregar até dia 13 no caso da confirmação da vaga ou a vaga ficará para o próximo interessado na classificação.

Ordem de matrícula: na matrícula online o sistema não considera quem solicitou primeiro, mas se está regular e quem tem melhor média/aproveitamento no curso.

Na correção de matrícula e na matrícula especial será considerado da seguinte forma:

– 1º critério: DIA da solicitação. Serão processadas todas as solicitações do referido dia para passar ao dia seguinte. Logo, a última pessoa classificada no dia 1 ficará a frente da primeira pessoa classificada no dia 2.

– 2º critério: Regulares: alunos com matrícula 1910 têm preferência para disciplinas do 2º semestre, 1820 para o do 3º, e assim por diante.

– 3º critério: antiguidade: (quanto mais antiga a matrícula, mais a frente na classificação).

4º critério: mais disciplinas cursadas no currículo.

5º critério: (em caso de tudo anterior ter ficado empatado) horário da solicitação.

Direito à vaga nas disciplinas: O direito à vaga é restrito aos alunos regulares (ou seja, aqueles que estão totalmente alinhados ao semestre que deveriam estar quando do ingresso) que fazem a matrícula online. Se perder a matrícula online, na correção de matrícula NÃO HÁ o direito à vaga e ai entra na ordem de chegada pelas possíveis vagas que tenham sobrado.

Optativas: apesar das optativas aparecerem no horário para alguma turma específica de um dos cursos, são liberadas para alunos tanto da licenciatura quanto do bacharel. Se ela aparecer no sistema pode solicitar online, se não teria que fazer a matrícula dela a partir do formulário de matrícula especial.

EXTRAS (TODOS OLHEM COM ATENÇÂO):

Antropologia 2, pendente para diversas turmas, está ofertada terça-feira a noite.

Também para quem está pendente de Antropologia 2 (que é bastante gente, tenho certeza disso), o curso de Antropologia nos disponibilizou 15 vagas na disciplina de “Antropologia e Meio Ambiente” ofertada por eles, que será no turno da tarde de quarta-feira. Quem fizer terá aproveitamento para Antropologia 2 posteriormente, sendo uma oportunidade de recuperar tal cadeira mesmo em um horário fora da grade. Para solicitar tal vaga, basta enviar um e-mail ao colegiado, até o fim do período de correção de matrículas, para comporem a lista que enviarei para o curso de Antropologia. Informar nome completo e matrícula no e-mail.

Há a oferta da optativa Geologia do Quaternário, 1 turma quarta-feira nos 2 primeiros da noite, outra turma quinta-feira nos 2 últimos da noite.

Há a oferta para quem tiver pendente de Leitura e Produção de Textos em Geografia, quem não recuperar ela nessa ocasião, terá que localizar e realizar uma similar futuramente (provavelmente maior).

Produção do Espaço Geográfico de Pelotas, que também possui pendentes, está ofertada quinta-feira nos 2 primeiros da noite.

1º semestre:

Para os ingressantes SISU/PAVE, a sua matrícula é feita diretamente no CRA, conforme a seleção do ENEM. A inclusão de disciplinas será feita no colegiado posteriormente. Quem por acaso cursou geografia-licenciatura ou iniciou a geografia-bacharelado em outra instituição de ensino e tenha disciplinas a aproveitar, sugiro que entre em contato com o colegiado até a primeira semana de aula, pois poderá ser feita alteração na sua matrícula de modo a seu benefício.

Atestado de matrícula você tirará pelo cobalto (sistema acadêmico da UFPel), porém só poderá ser fornecido com o semestre já em andamento, pois a inclusão da matrícula será feita no futuro (para a maioria talvez já esteja disponível, pois já inclui os que já existem, mas quem ainda está no processo de inclusão não terá acesso).

A confirmação de matrícula, citada no dia quando você entregou a documentação é no período de 15 a 16 de agosto de 2019. Será alertado pelo e-mail cadastrado e em aula, mas a responsabilidade de vir ao colegiado assinar tal documento é do aluno. Caso não assinado, perderá a vaga.

2º semestre:

Sua matrícula é feita individualmente pelo sistema cobalto, na aba “aluno -> cadastros -> solicitação de matrícula”, no período de 26 a 30/jul. Para realizar, basta selecionar as disciplinas que irá cursar e clicar em salvar. Posteriormente, em 1º/ago, verificar se conseguiu todas as cadeiras solicitadas. Caso necessário, o colegiado estará disponível para auxiliá-los na operacionalização do site, bastando dirigir-se ao local (horários no início do post).

3º semestre:

Deve aparecer tudo certo, caso contrário é algo não previsto e é importante que algum aluno notifique o colegiado.

4º semestre:

As disciplinas de “Teoria e Prática Pedagógica” e “Fundamentos Psicológicos da Educação”, obrigatórias no currículo, constarão na matrícula de disciplinas universais. É importante que a solicitação dessa disciplina (principalmente se ocorrer na correção) seja feita no inicio do prazo, pois como a mesma é ofertada pela FAE para todas as licenciaturas, poderão faltar vagas. Caso isso ocorra, tentaremos resolver posteriormente, mas é melhor não correr esse risco desnecessariamente.

Quem quiser cursar “Teoria e prática pedagógica” ou “Fundamentos Psicológicos da Educação” em outro horário disponível poderá fazê-lo, porém o local das aulas deverá ser conferido com a FAE, pois já que será ofertado para outro curso, provavelmente sua localização seja no curso alvo. Geralmente eles enviam a alocação de salas das turmas dessas disciplinas, quando fizerem (se fizerem) eu enviarei a imagem informando, mas costuma ocorrer depois do período de matrículas.

A disciplina de “Metodologia 3” possui 2 turmas, 1 no final da tarde de sexta-feira, outra no inicio da noite de sexta-feira. Quem puder realizá-la a tarde faça, pois a turma noturna não comportará todos os alunos.

5º semestre:

Sexta-feira está vaga, conforme o horário disponibilizado. É uma boa opção para pegar disciplinas pendentes, ou optativas, seja no seu curso, seja na licenciatura (matrícula especial, via formulário), seja em outros cursos da UFPel (matrícula especial, com o colegiado alvo). Evidente que para ser considerada optativa necessita minimamente ter alguma relação com a formação pretendida. Basquete, musculação, como exemplos, a não ser que tenha muita relação com o TCC planejado, não se justificaria. Ainda seria possível realizar, mas já cientes que seria apenas para fins pessoais, não contando como as optativas necessárias para o curso.

6º semestre:

A disciplina de Estágio possui 3 turmas, a 1ª é da Rosa, a 2ª da Liz e a 3ª da Rosangela. Sugiro que se distribuam nos horários, se sobrecarregarem na turma de uma, ficará sem a vaga e na correção terá que incluir em quem estiver disponível.

7º semestre:

Deve aparecer tudo certo, caso contrário é algo não previsto e é importante que algum aluno notifique o colegiado.

8º semestre:

Obrigatório para aluno regular do 8º semestre é Pós estágio e seminário de monografia.

A disciplina de “Seminário de Monografia” tem turma específica para cada professor. NÃO É para todo mundo se matricular na turma 1. A turma referente ao professor está no link abaixo. (T e P significam o mesmo, atentem ao número, não à letra).

As “Atividades Complementares”, que constam em seu currículo, não necessitam de matrícula. Para cumpri-las basta trazer os certificados (original e cópia) ao colegiado no andamento do semestre. Sugiro que não deixe para as últimas semanas, pois se ficar faltando algo poderá ser tarde para resolver as pendências.

CORRIGIDO EM 25/07:

Diversos assuntos relevantes

Avaliação das disciplinas:

Como muitos professores já alertaram, reforço a importância de preencher a avaliação das disciplinas. Sejam conscientes no preenchimento, pois é uma ferramenta para saber a real situação do curso. O caminho é, no cobalto: aluno -> cadastros ->avaliação de disciplinas 2019/1.

Matrículas 2019/2:

Conforme o calendário acadêmico, o período de solicitação de matrícula online será de 26/07 (sexta-feira) a 30/07 (terça-feira).

Antes desse prazo enviarei um guia longo e cansativo completo para auxiliá-los na matrícula. Por favor, eu sei que ele é chato detalhado, mas tenham atenção, pois a maioria dos problemas que ficam meses para serem resolvidos, não ocorreriam se o guia de matrículas fosse lido.

Versão final do TCC:

A entrega da versão final do TCC será em 2 vias, gravadas em CD, com capa conforme as normas da UFPel (tem um modelo no manual de normas), e a entrega de 1 cópia da autorização de publicação disponível no seguinte link:

CLICAR AQUI

O prazo para a entrega são 30 dias da defesa. É necessário fazer a ficha catalográfica na biblioteca, e como não é feita na hora, considerem o prazo deles (48 horas úteis) para não perderem o prazo.

https://wp.ufpel.edu.br/bcs/solicitacao-de-fichas-catalograficas/

As 2 vias são entregues no Colegiado, o formato do arquivo preferencialmente PDF, para evitar edições por terceiros; A ficha catalográfica é colocada no CD, preferencialmente dentro do trabalho.

 Quebra de pré-requisitos:

Alerto novamente para quem tem interesse sobre os prazos estabelecidos. Informações gerais no post abaixo e nos links escalonados nele.

https://wp.ufpel.edu.br/geografia/2019/06/25/horarios-2019-2-quebra-de-pre-requisitos-entrega-dos-tccs/

Adendo: quem não quiser entregar presencialmente, assine o documento e digitalize e não há problema.

Horários 2019/2 – Quebra de pré-requisitos – Entrega dos TCCs

Horário: 2019 2 Clique aqui!

Considerações:

  • Além do horário fornecido, há uma turma de metodologia 3 sexta-feira no final da tarde, então é útil e necessário, quem puder fazer na tarde, faça, deixando as vagas da noite para quem só puder a noite.
  • Tem um 8º semestre e extras que complementam demandas anteriores. Além do horário habitual do semestre regular, visualizem essa grade também.

Quebra de pré-requisitos:

Conforme o post abaixo listado, o prazo para solicitação de quebra de pré-requisito é 26 de julho. O prazo está na página da ufpel, foi estabelecido pelo COCEPE e está sendo avisado aqui, então se pretendem pedir quebra de pré-requisito, não percam esse prazo!

http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2019/06/19/cocepe-altera-datas-de-julho-e-agosto-no-calendario-academico/

Mais informações a respeito de como proceder para solicitar, acessem o post abaixo que é explicativo

Horários 2019/2 – prazo para solicitações de quebra de pré-requisito

Entrega dos TCCs e das atividades complementares:

Reforçando o já dito anteriormente, o prazo máximo é 1º de julho (segunda-feira). Esse prazo é para entregar no colegiado as vias que se destinarão à banca. Caso essa entrega seja acertada com o orientador para ser de forma digital, enviar ao e-mail do colegiado com cópia para a banca no mesmo prazo (a regra é papel, o digital é se o orientador assim entender)

Neste dia, quando forem entregar, informar dia e hora da defesa, nome do orientador e dos integrantes da banca. Decidir com o orientador esses dados previamente, para fornecer ao Colegiado no ato da entrega.