Início do conteúdo
    Notícias
  • Inicia o primeiro semestre letivo de 2020

    Na última segunda-feira, dia 09 de março de 2020, teve início o primeiro semestre letivo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

    Neste semestre, o Prof. Francisco E. B. Vargas, pertencente ao Departamento de Sociologia e Política (DESP) do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP), ficará responsável pelas seguintes disciplinas:

    • Trabalho, Sociedade e Desigualdades II (Curso de Ciências Sociais com oferta universal).
    •  Sociologia I (Curso de Antropologia).
    •  Fundamentos de Ciências Sociais I (Curso de Odontologia).
  • Fundamentos de Ciências Sociais I (Curso de Odontologia)

    O Prof. Francisco E. B. Vargas, responsável e um dos ministrantes da disciplina de Fundamentos de Ciências Sociais I, neste segundo semestre de 2019, no Curso de Odontologia, disponibiliza, nos links abaixo, duas apresentações em power point utilizados em sala de aula e um artigo recomendado para leitura sobre Odontologia do Trabalho:

    Apresentações em power point:

    Visões Críticas da Modernidade – 1ª Parte

    Visões Críticas da Modernidade – 2ª Parte

    Artigo sobre Odontologia do Trabalho:

    Artigo_O Papel_da_Odontologia_do_Trabalho_na_Saúde_do_Trabalhador_RBO_2013

     

  • Atividades de ensino no segundo semestre de 2019

    Encontram-se disponíveis, neste Portal, nas páginas referentes ao Ensino, os planos de ensino, bibliografia e outros materiais das disciplinas de “Metodologia IV” e “Trabalho, Sociedade e Desigualdades” (Curso de Ciências Sociais), referentes ao segundo semestre letivo de 2019. O materiais referentes à disciplina de “Fundamentos de Ciências Sociais I”, do Curso de Odontologia, encontram-se disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Moodle.

  • Trabalho escrito sobre Max Weber em Sociologia I (Curso de Antropologia)

    Estão disponíveis, na página da disciplina de Sociologia I (Curso de Antropologia), neste portal, as questões para a realização de trabalho escrito individual sobre o objeto da sociologia e o conceito de capitalismo em Max Weber. O trabalho escrito deverá ser entregue na aula do dia 09 de maio e vale presença para a aula do dia 02 de maio de 2019. O trabalho deverá ser entregue em formato manuscrito (escrito à mão). Neste trabalho, também é proposta uma questão sobre o tema da “pobreza e vulnerabilidade social”, numa primeira tentativa de reflexão sobre o tema que será objeto de pesquisa na disciplina.

    As questões para a realização do trabalho também podem ser acessadas no link abaixo:

    Questões sobre o objeto da sociologia e o conceito de capitalismo em Max Weber

  • Inicia o 1º semestre letivo de 2019

    Nesta segunda-feira, dia 11 de março, teve início o 1º semestre letivo de 2019 na Universidade Federal de Pelotas.

    No Curso de Ciências Sociais, o Prof. Francisco E. B. Vargas ministrará a disciplina de “Trabalho, Sociedade e Desigualdades II”, abordando aspectos teóricos, empíricos e metodológicos referentes às transformações do trabalho e do mercado de trabalho nas sociedades contemporâneas, particularmente no Brasil. A disciplina vincula-se às atividades do Observatório Social do Trabalho, coordenado pelo Prof. Francisco. O Observatório é um projeto de extensão, articulado com o ensino e a pesquisa, que visa monitorar as transformações do trabalho na região sul do Estado do Rio Grande do Sul, particularmente nos municípios de Pelotas e Rio Grande.

    No Curso de Antropologia, o Prof. Francisco ministrará a disciplina de “Sociologia I”, uma introdução ao pensamento sociológico, destacando-se a abordagem do contexto histórico de formação dessa disciplina e das perspectivas teóricas dos autores clássicos, Durkheim, Weber e Marx.

    Os Planos de Ensino dessas disciplinas encontram-se disponíveis neste Portal, na página referente a “Ensino”, na respectiva aba.

    Bom semestre a todos!

  • 2º Semestre Letivo de 2018 tem início no dia 16/08

    No próximo dia 16 de agosto inicia o 2º semestre letivo de 2018. O Plano de Ensino e alguns materiais bibliográficos da disciplina de “Trabalho, Sociedade e Desigualdades I” já se encontram disponíveis na página da disciplina, na aba referente a ENSINO.

     

  • Inicia o 1º Semestre Letivo de 2018

    Com o início do 1º Semestre Letivo de 2018, estão disponíveis, na página referente ao ENSINO, deste Portal, os Planos de Ensino das disciplinas de Sociologia I (Curso de Antropologia), Prática de Ensino V (Licenciatura em Ciências Sociais) e Trabalho, Sociedade e Desigualdades II (Cursos de Ciências Sociais).

     

  • Cronograma de Pesquisa para Pesquisa de Campo III

    Na subpágina da disciplina de Pesquisa de Campo III, neste Portal, na página referente à ENSINO, estão disponíveis a apresentação em power point e o modelo em formato excel do cronograma de pesquisa a ser entregue pelos alunos no próximo dia 06/10.