Início do conteúdo
Artigos

Trabalho completo apresentado no 39º Encontro Anual da ANPOCS, realizado no período de 26 a 30 de outubro de 2015 em Caxambu – MG:

Mercado de Trabalho e Relações de Gênero em um Contexto de Desenvolvimento Regional: O Caso do Polo Naval de Rio Grande-RS (VARGAS, F; FABRES, Ana C.)

 

Trabalho completo apresentado no XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado de 20 a 23 de julho em Porto Alegre – RS:

Flexibilidade Produtiva na Indústria Naval de Rio Grande-RS: Novas e Velhas Formas de Trabalho (VARGAS, F.; FABRES, Ana C.; SALVADOR, B.)

 

Trabalho completo apresentado no “Colloque International Penser la Question Sociale en Europe à partir des Expériences des Pays Emergents”, realizado em Grenoble, França, de 10 a 12 de junho de 2015:

Question sociale, marché du travail et intégration précaire au Brésil

 

Artigo Publicado na Revista Brasileira de Sociologia (vol. 02, Nº 04, Jul/Dez/2014) da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS):

O mercado de trabalho e a questão do emprego no Brasil: integração precária e desenvolvimento desigual

 

Capítulo de Livro intitulado “Políticas Públicas e Desenvolvimento nos Municípios Gaúchos de Pelotas e Rio Grande”, Porto Alegre, Cirkula, 2014:

Desenvolvimento e Desigualdades de Gênero: As Transformações no Mercado de Trabalho de Pelotas e Rio Grande (RS)

 

Trabalho completo apresentado no XXIX Congresso da Associação Latino-Americana de Sociologia – ALAS, realizado em Santiago, Chile, de 29 de setembro a 04 de outubro de 2013:

A Questão do Emprego no Brasil: Desenvolvimento, Desigualdades, Precariedades

 

Artigo publicado na Revista de ABET (v. XI nº2 Jul/Dez de 2012) e no Observatório Social do Trabalho – IFISP/UFPel:

Emprego e desenvolvimento regional: contornos de uma questão social

 

Trabalho completo apresentado no III Encontro Internacional de Ciências Sociais, realizado entre 8 e 11 de outubro de 2012 em Pelotas-RS:

Emprego, Trabalho, Precariedade: os contornos incertos de um objeto de investigação

 

Artigo produzido junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais do IFISP/UFPel:

O Ensino da Sociologia: dilemas de uma disciplina em busca de reconhecimento

 

Trabalho completo apresentado no XII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho – ABET, realizado em João Pessoa-PB, de 21 a 23 de setembro de 2011:

Emprego e desenvolvimento no sul do Brasil

 

Trabalho completo apresentado no XXVIII Congresso Internacional da Associação Latinoamerciana de Sociologia – ALAS, realizado em Recife-PE, de 06 a 11 de setembro de 2011.

Emprego e desenvolvimento: as transformações do trabalho no sul do Brasil

 

Trabalho completo apresentado no II Encontro Internacional de Ciências Sociais, realizado em Pelotas-RS, de 08 a 11 de junho de 2010.

Emprego e desenvolvimento na Zona Sul do RS: os dilemas da precariedade social e do trabalho

 

Artigo publicado no livro Ensaios de Sociologia e Política, sob a organização de Rosângela SCHULZ, Editora da UFPel, 1ª ed., 2010, p. 95-109.

A privação de trabalho no Brasil: as fronteiras do desemprego em questão

 

Trabalho completo apresentado no XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado no Rio de Janeiro-RJ, de 28 a 31 de julho de 2009.

Dilemas da privação de trabalho no Brasil: o desemprego nas políticas públicas

 

Trabalho completo apresentado no 32º Encontro Anual da ANPOCS, realizado em Caxambu-MG, de 27 a 31 de outubro de 2008.

Formas e Experiências de Privação de Trabalho no Brasil: As desigualdades sociais na perspectiva de uma sociologia do desemprego

 

Trabalho completo apresentado no 30º Encontro Anual da ANPOCS, realizado em Caxambu-MG, de 24 a 28 de outubro de 2006.

Desemprego feminino: Vulnerabilidade e invisibilidade das trajetórias de trabalho