Início do conteúdo
Histórico da Filosofia na UFPel

O Curso de Filosofia – Licenciatura Plena em Filosofia – foi criado em agosto de 1984, começando a funcionar em março de 1985, com uma matrícula de 40 alunos e duração do curso prevista para oito semestres.A criação do Curso de Filosofia articulou-se ao fato de que a UFPel apresentava uma diversidade de cursos de graduação, todos eles inseridos no âmbito comunitário, contribuindo de maneira decisiva para o desenvolvimento sócio-econômico-cultural da região. Com o Curso de Filosofia visava-se proporcionar uma concepção unitária e articulada do saber, para promover uma compreensão mais profunda da problemática do Homem e de sua inserção na realidade histórica.

A criação do Curso de Bacharelado em Filosofia, com vigência a partir do primeiro semestre de 2006, vem reforçar as metas acima mencionadas. O objetivo principal do curso é formar pesquisadores de filosofia, capacitados a enfrentar com sucesso os desafios de sua futura vida profissional. Visa-se, com isso, a uma atitude investigativa e crítica, através do desenvolvimento da capacidade de compreender, analisar e interpretar as principais questões filosóficas.

Com as transformações ocorridas nos últimos anos no Brasil e no mundo, é necessário construir um novo projeto pedagógico e uma nova matriz curricular, que permitam uma intervenção e uma reflexão crítica sobre a realidade cultural em que a universidade, os alunos e os professores estão inseridos. Tendo por base a crescente demanda e os novos desafios didáticos-pedagógicos o Departamento de Filosofia da UFPel lançou em março de 2014 o Curso de Licenciatura em Filosofia na Modalidade a Distância.

 

Publicado por filosofiaead em 14/02/2014.