Início do conteúdo
Formação Complementar

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Compreendendo as Atividades Complementares do Curso de Licenciatura em Filosofia na Modalidade a Distância (atividades acadêmicocientífico-culturais), em conformidade com a normatização geral da UFPel e com a Resolução CNE/CP 02/2002, perfazem um total de 315 horas/relógio, incluindo as atividades abaixo elencadas. Tais atividades integralizarão a estrutura curricular, e serão computadas pelo número de horas, levando em consideração a proporcionalidade entre ensino, pesquisa e extensão, com código a ser fornecido pelo DRA – Departamento de Registros Acadêmicos. É atribuição do Colegiado do Curso de Licenciatura em Filosofia na Modalidade a Distância avaliar se as atividades realizadas pelo aluno cumprem as exigências estabelecidas, assim como enviar ao CRA Coordenadoria de Registros Acadêmicos) a carga horária cursada pelo aluno. As Atividades Curriculares Complementares (ACC) deverão ser realizadas ao longo do curso (e a contagem inicia apenas no ingresso do (a) acadêmico (a) no curso), respeitando o limite máximo de horas em cada área (vide tabela baixo). Com isso, visa-se o fomento da indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão, bem como atender ao princípio da flexibilidade curricular.

ÁREAS ATIVIDADES Nº Máximo
Horas/relógio
Ensino
  • Participação em seminários, disciplinas optativas, minicursos.
120 horas
Pesquisa
  • Apresentação de trabalhos, oficinas, seminários, comunicações ou similares.
  • Participação em eventos, colóquios, simpósios, congressos, jornadas e grupos de estudo.
  • Publicação de artigos de filosofia em jornais ou revistas, representação estudantil em órgãos colegiados, recebimento de premiação/distinção, produção de material didático, etc.
120 horas
Extensão
  • Participação em programas de monitoria, programa de educação tutorial – PET (como bolsista ou como voluntário) e outras atividades de extensão previstas em projetos reconhecidos pela UFPEL ou em parceria com a instituição.
  • Participação em cursos de língua estrangeira, de informática ou outros, desde que cumpridos em Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo MEC, ou em cursos de idiomas e informática habilitados nacionalmente à formação respectiva, na qualidade de ouvintes; realização de viagens de estudos, etc.
120 horas

Trecho retirado o PPC do curso, páginas 36 e 37

 

Os certificados de atividades complementares devem ser enviados pelos alunos formandos ao final do último semestre para o e-mail para: filosofia.ead@ufpel.edu.br

Publicado por Gabriela Chaves em 13/06/2022.