Virada do Lanús entra para o grupo de placares históricos, relembre outros

Lanús conseguiu a classificação para a sua primeira final de Libertadores. Foto: Diego Haliasz/Prensa River

Assim como a equipe argentina, outros times e seleções também reverteram resultados improváveis.

Por Daniel Batista

Na última quarta-feira (1), o Club Atlético Lanús fez história ao se classificar para a sua primeira final de Copa Libertadores da América após vencer, de forma heroica, o Club Atlético River Plate pelas semifinais da competição. Assim como a ocorrida no jogo da classificação do Lanús, o futebol já proporcionou aos seus fãs jogos históricos, em que viradas consideradas improváveis foram concretizadas.

O centenário Lanús, segundo informações do site oficial, foi fundado em 3 de janeiro de 1915 e nunca havia chegado a uma final da competição entre clubes mais importante da América. Considerado um clube de bairro pela imprensa argentina, o time venceu o tradicional River Plate em uma partida emocionante. No jogo de ida, o Lanús perdeu por 1×0 no estádio monumental de Nunes. Na semana seguinte, jogando na La Fortaleza, como é conhecido o estádio Ciudad de Lanús, o time da capital argentina terminou o primeiro tempo perdendo por dois gols, necessitando marcar quatro para conseguir a classificação. Logo aos 40 segundos da segunda etapa o Lanús marcou o primeiro dos quatro necessários para a classificação, a qual acabou ocorrendo.

Outra virada recente ocorreu pelas oitavas de final da temporada 2016/2017 da UEFA Champions League. Após perder por 4 a 0 no jogo de ida em Paris, o Barcelona precisava, no mínimo, devolver o resultado ocorrido no Parc des Princes para levar a disputa às cobranças de pênalti. Após marcar três gols, o time catalão viu o uruguaio Edinson Cavani, em um Camp Nou lotado, marcar o que, aparentemente, seria o gol da classificação do time francês. No entanto, Neymar, aos 43 minutos do segundo tempo, iniciou o que seria, para muitos, a maior virada da década, concretizada por Sergi Roberto que, aos 50 minutos dos acréscimos, conseguiu marcar, com assistência do brasileiro,  o gol da vitória por 6×5.

O Clube Atlético Mineiro também ganhou destaque após a campanha feita na Libertadores de 2013, a qual conseguiu o seu inédito título. Mas as viradas nos placares feitas pelo clube ocorreram durante os jogos da fase final Copa do Brasil de 2014. Na primeira, ocorrida durante as quartas de finais, o clube mineiro perdeu para o Corinthians no jogo de ida por 2 x 0, resultado que para comentaristas esportivos e alguns torcedores garantiria a classificação corintiana. Duas semanas depois, jogando no Mineirão, o Atlético sofreu um gol logo aos cinco minutos. Desespero dos atleticanos, alegria da torcida corintiana. No entanto, aos 24 minutos da primeira etapa, Luan fez o primeiro dos quatro gols da classificação do time mineiro. Na fase seguinte, contra o Flamengo, os resultados se repetiram, e o clube mineiro conseguiria a classificação para a final da competição que seria campeão, em cima de seu maior rival.

Lúcio se emociona após marcar o gol do título brasileiro. Foto: Alex Livesey/Getty Images

Tetracampeã da Copa das Confederações, segundo o site da FIFA, a seleção brasileira conseguiu o seu terceiro título aplicando uma virada em cima da seleção dos Eua, em 2009, na África do Sul. Logo aos 27 minutos do primeiro tempo, Landon Donovan, um dos destaques daquela geração da seleção norte-americana, marcaria o segundo gol dos EUA. A reação brasileira teve início aos 40 segundos da segunda etapa, com Luís Fabiano, que voltaria a marcar aos 30 minutos, de cabeça, após Robinho acertar a trave do goleiro Howard. O gol do título sairia ao 39 minutos, quando Lúcio, após escanteio cobrado por Elano, marcar de cabeça. Emocionado, o capitão comemorou com seus companheiros aquele que seria o último título antes da marcante eliminação, ocorrida um ano depois, durante as quartas de final da Copa do Mundo, quando o time canarinho perdeu, de virada, por 2×1 para a seleção holandesa.

O futebol europeu é conhecido pelo seu alto nível técnico. A UEFA Champions League, em especial, também é marcada por alguns jogos históricos. Doze anos antes da virada aplicada pelo Barcelona era um time inglês que fazia um placar  histórico em uma final da competição. No dia 25 de maio de 2005, os torcedores presentes no Estádio Olímpico Atatürk, na cidade turca de Istambul, presenciaram o Milan terminar a primeira etapa da partida com um expressivo 3 x 0 no placar. No entanto, o time inglês precisou de apenas 6 minutos para empatar a partida. Steven Gerrard aos 9, Vladimír Šmicer aos 11 e Xabi Alonso aos 15, foram os responsáveis pelo empate da segunda etapa. Nas cobranças de pênalti, o goleiro polonês Jerzy Dudek, do Liverpool, defendeu as cobranças de Andrea Pirlo e Shevchenko, garantindo o título e reforçando o porquê esse esporte, oriundo da Inglaterra, conta com milhões de fãs ao redor do mundo.

Comentários

comments

Você pode gostar...