UFPEL extingue atendimento a servidores e alunos por exigência da União

Imagem: Reprodução/Google

Programa de Assistência à Saúde do Servidor e do Aluno (PROASA) encerra as atividades no próximo dia 15

Por Vitória Leitzke

Na última terça-feira (17), foi oficializada a extinção do formato atual do Programa de Assistência à Saúde do Servidor e do Aluno (PROASA) da Universidade Federal de Pelotas, devido a irregularidades apontadas pelos órgãos de controle na contratação dos profissionais através de fundações de apoio, e o não cumprimento do princípio da universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme a lei, nenhum serviço de saúde privado pode ser financiado com verba pública do SUS e por ter um atendimento restrito a estudantes e servidores da instituição, o PROASA não atende a toda população. Com isso, no próximo dia 15, o programa encerará suas atividades definitivamente.

Em conversa com o Em Pauta, o reitor da UFPEL, Pedro Hallal, comentou que os funcionários já estavam cientes desde o início do ano e que estão tendo todo apoio possível desde então.

“A administração da universidade está providenciando cartas de recomendação para todos os funcionários para que eles consigam se realocar no mercado de trabalho o mais rápido possível. Nenhum funcionário está sendo demitido por outro motivo que não seja pela recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria Geral da União (CGU).”, afirma Hallal.

O reitor afirma também que nenhum serviço já prestado pela UFPEL será descontinuado, atendimentos de ginecologia, odontologia, psicologia, psiquiatria e clínico geral serão mantidos em postos de saúde do SUS dentro e fora da universidade. Em até dois meses o Posto de Saúde do Campus Capão do Leão terá um aumento na equipe de até quatro vezes, sendo responsabilidade do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina que já está em processo de contratação de novos médicos, e na área de saúde bocal, o atendimento será fornecido no Ambulatório da Faculdade de Odontologia.

“Nosso foco agora é ajustar os serviços de psicologia e psiquiatria. Queremos, além de ajustar conforme as leis, aumentar sua prestação de serviços, tendo em vista que são as áreas mais demandadas na instituição. Não deixaremos nenhum estudante ou servidor sem acompanhamento e tratamento psicológico”, promete o reitor.