STAR WARS : O despertar da força

por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Muito tempo após os fatos de “O Retorno de Jedi” a Primeira Ordem se instalou. É uma organização sombria iniciada após a queda de Darth Vader e do Império. O grupo está em busca do poderoso e último  Jedi, Luke Skywalker, mas terá que enfrentar a Resistência, liderada por Leia.”

Tem dúvida da magia do cinema? Pois saiba que Star Wars: O Despertar da Força arrecadou US$ 100 milhões em pré-venda de ingressos antes mesmo da estreia neste 17 de dezembro.

No Cineflix do Shopping Pelotas, às 23h30 de quarta-feira, 16, uma imensa fila se formava desde a entrada do shopping até o cinema. Na fila era possível encontrar os mais diversos fãs enlouquecidos pela pré-estreia às 0h05.

Este é o sétimo episódio da saga que teve início em 1977 por George Lucas. Algumas das respostas  estão respondidas e os fãs conferirão se teorias  estavam corretas.

Quanto à trama é difícil falar sem dar spoleirs. O que possa assegurar é que a produção usou locações reais, alguns modelos em miniatura sobre a tela verde e muitas imagens geradas por computador para que o filme ficasse semelhante  a trilogia original.

E claro que, rever na tela uma história que mudou o cinema na década de 70, é fantástico. E inclusive não só fãs ficaram extasiados. Pois a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, informou que, quando o ator Harrison Ford e  Peter Mayhew, o Chewbacca, colocaram os pés no set da nave Millennium Falcon, todos ficaram deslumbrados.

As 200 pessoas no local ficaram em completo silêncio, afinal, a presença icônica de Ford e Chewbacca causava impacto.

Uma das inúmeras surpresas é BB8, o mais novo droid,  inspirado em um dos primeiros conceitos de Ralph McQuarrie para R2-D2. O conceito original trazia  a ideia de um corpo R2-D2 sem pernas descansando em uma esfera menor. Mas a ideia foi  abandonada por ser impossível fazê-la funcionar na época.

Para melhor entender esta nova trilogia de Star Wars, que junta os Episódios VII, VIII e IX, é apresentada uma nova linha de tempo e um novo Universo Expandido chamado “New Universe”.

O antigo Universo Expandido ainda é reconhecido da Lucasfilm, mas foi movido dos eventos originais para uma “linha do tempo alternativa” conhecida como “Legend Universe”.

Os únicos atores da trilogia original que reprisam seus personagens desta vez são: Mark Hamill (Luke Skywalker), Harrison Ford (Han Solo), Carrie Fisher  (Princesa Leia), Anthony Daniels (C-3PO), Kenny Baker (R2-D2), Peter Mayhew (Chewbacca), Tim Rose (Ackbar) e Mike Quinn (Nien Nunb).

Dirigido por J.J. Abrams, o mesmo de Alias, Lost, Super 8, Missão Impossível e Star Trek , o diretor teve a responsabilidade de devolver à saga o clima da trilogia original lançada há mais de 30 anos, entre 1977 e 1983.

Kylo Ren (Adam Driver) é o temido vilão que lidera a Primeira Ordem e luta contra a Resistência. Na Resistência temos Leia que reencontrará Han Solo para seu auxílio.

Quem chega para fazer diferença é Ray, uma jovem que vive no deserto e procura por sua família. Junto com Finn, que abandona a Primeira Ordem e seu posto de stormtrooper, por não concordar com suas designações, formará uma dupla imbatível.

Afora as novas revelações, no filme você verá perseguições no espaço e doses do que se vê na saga: o lado da luz contra o lado sombrio.

Os novatos na saga, Ray (Daisy Ridley) e Finn (John Boyega), surpreendem em atuação e, com certeza, serão importantes na continuidade. Além, é claro, do ótimo Poe (Oscar Isaac).

A criação visual é incrível. Tantos em efeitos quanto em ação tudo funciona com mais realidade.  Embora as criaturas digitais ainda façam parte da história, desta vez são mais aceitáveis.

O filme é muito bom até para não fãs da saga e desta vez desperta o sentimento verdadeiro que tínhamos em relação à Star Wars.

Aliás, não tinha como escapar desse sentimento. Afinal o Cineflix do Shopping Pelotas se superou. Não só seus funcionários estavam caracterizados como personagens famosos da saga, como conseguiram passar emoção aos inúmeros geeks que se encontravam no local. Inclusive com a presença do grupo Conselho de Cavaleiros Jedis, da capital, que ansiavam pela pré-estreia e ajudaram a lotar três salas do cinema.

E o mais surpreendente disso tudo é que crianças, que nem sequer imaginavam vir ao mundo quando surgiu o primeiro Star Wars, entraram na “onda” dos fãs.

A pequena Isadora, de três anos, filha de Daiane Avila Kopereck e de Alexandre Kopereck, que já assistiu alguns dos filmes da saga com o pai, fez questão de fazer fotos ao lado dos personagens.

O ano de 2015 encerra com festa nos cinemas. Agora é aguardar por 2017 e novas emoções.

Confira o trailer: 

Comentários

comments

Você pode gostar...