Segundo turno das eleições para a reitoria da UFPel acontecem ainda em setembro

Por Carolina Soares / Em Pauta

Os candidatos das três chapas no último debate. (Foto: Tobias Bernardo/Em Pauta)

O segundo turno da consulta informal para a reitoria da UFPel, será realizado nos dias 17 e 18 de setembro. As chapas Frente Ampla (10) e UFPel Multi (20) irão disputar o segundo turno da consulta informal, referente à gestão 2025-2028.

O processo foi organizado pela Junta Eleitoral, composta pela ADUFPel-SSind, ASUFPel-Sindicato e Conselho de Entidades de Base (CEB), que representam os três segmentos da universidade. A votação alcançou mais de 7 mil estudantes, batendo o recorde de maior participação da categoria nas últimas eleições.

A consulta foi realizada de maneira presencial para técnicos e docentes, através de voto impresso Já para os estudantes, de forma presencial, contando com a participação de 9.255 membros da comunidade universitária. O segundo turno mantém as mesmas regras de votação do primeiro.

O resultado foi divulgado no dia 31, após mais de 11 horas de apuração. Confira os números do primeiro turno, segundo a ADUFPel:

Chapa 10 – “Frente Ampla”
Docentes: 439
Técnico-administrativos: 514
Estudantes: 2.791
Total: 44,24%

Chapa 20 – “UFPel Multi”
Docentes: 502
Técnico-administrativos: 336
Estudantes: 3.008
Total: 41,08%

Chapa 30 – “Raízes UFPel”