Ritmo junino no asilo

Por Camila Santos e Ester Caetano

Na tarde do último sábado, 23, ocorreu um ato solidário em prol dos idosos no Asilo dos Mendigos. O projeto social “Nunca é tarde para doar amor” realizou o arraial dos idosos, contando com doações de comidas típicas, como pipoca e algodão doce. Também teve dança e músicas típicas do mês junino e, claro, a alegria e a atenção se fizeram presentes. 

O olhar de quem adora uma visita. Foto: Ester Caetano

Em sua terceira edição, o arraial encantou as pessoas que ali se encontraram, para o seu Alexandre, 75, morador do asilo há um mês, relata “acho interessante como às pessoas se dedicam e como elas doam carinho e alegria”. Um evento que ajuda a aproximar as pessoas e levam pessoas que são de fora para dentro do asilo, voluntários, amigos e até crianças foram para ajudar na organização e doar um pouco do seu tempo e alegria para os senhores e senhoras da casa. O arraial teve início às 14h da tarde, todo o movimento festivo foi acompanhado pelos olhares de divertimento e contentamento dos idosos. A pipoca deixava claro o sabor junino juntamente com o algodão doce que completava a doçura do lugar, dança não faltou, o momento alegre cativou a todos. O evento contou também com arrecadação de alimentos, matériais de higiene e fraldas. 

O arraial das arrecadações. Foto: arquivo pessoal

A ideia do projeto “Nunca é tarde para doar amor” começou na Faculdade de Gestão Pública, com cinco estudantes do curso. O projeto está em prática há três anos, mas hoje só duas integrantes seguem nele.

Gelci da cruz Rolim (Neka), 55, agente penitenciária, tem o desejo de abrir uma clínica geriátrica quando envelhecer, junto com o marido. Neka tem essa vontade, pois vê o quanto os idosos dos asilos são abandonados por seus filhos e familiares. Mas enquanto não abre sua própria clínica, decidiu investir juntamente com a Caroline Mariosi Idiart, 21, todo esforço e carinho para fazer esses idosos mais felizes.

Um projeto final para a conclusão de uma disciplina que se transformou nessa corrente de amor está ativo há três anos. Atendem três asilos, Asilo dos Mendigos, Amor a Vida e Bem Viver. As meninas organizam tardes de beleza para as senhoras, fazem festas em todas as datas comemorativas, entre outras formas de levar alegria para dentro dos asilos citados. “Um trabalho gratificante, muito aprendizado e boas histórias. É lindo chegar aqui e ver que eles nos reconhecem e ficam felizes com a nossa visita, visita de todos.” Completa Caroline.

Luís Otávio de seis anos acha importante o evento e gosta de fazer parte, acha interessante ajudar os vovôs. Assim como o Luís, outras crianças também gostam de participar do projeto. Em uma conversa com as irmãs Marta e Iara, 71 e 74 anos, respectivamente, que estão há nove meses no asilo, contaram que adoram essas atividades do projeto, e que as crianças e os visitantes em geral transformam o lugar.

A marca do carinho das crianças. Foto: Camila Santos

Para participar do projeto, é só seguir a página no Facebook, ficar ligado nos eventos e entrar em contato com as organizadoras. Toda ajuda é bem-vinda, não existe tempo nem hora para doar atenção, carinho e amor.

Comentários

comments

Você pode gostar...