Rio Grande e Pelotas são protagonistas na nova temporada do programa de TV “Permita-se{R}”

A estreia da segunda temporada do programa de viagens, no Youtube, acontece ainda nesta semana.

Por Marianna S. Bertoldi Mattos/Em Pauta

Prédio da Alfândega/ Foto: Marianna Bertoldi Mattos

O turismo da Região Sul do estado do Rio Grande do Sul, por vezes acaba sendo pouco divulgado e explorado por turistas de outras regiões. Mas você sabia que é justamente esta região do estado que será a rota turística na segunda temporada do programa sobre viagens “Permita-se{R}”? As cidades de Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar foram o cenário e o destino de gravação para a segunda temporada, contendo 06 episódios, do programa televisivo  “Permita-se{R}”. 

A série foi gravada durante o mês de junho nas quatro cidades escolhidas como tema dos episódios.  O 1º e 2º episódios serão lançados no YouTube ainda esta semana, no dia 19 de agosto, e apresentarão a cidade de Pelotas. No dia 26 de agosto irá ao ar o 3º episódio, gravado em Santa Vitória do Palmar. Em 02 de setembro, o 4º e 5º episódio serão lançados trazendo a Cidade do Rio Grande para as telas. E no dia 09 de setembro o 6º e último episódio, gravado em São José do Norte, estará disponível.

Leões-marinhos são atração no porto de Rio Grande/ Foto: Marianna S Bertoldi Mattos

O programa possui enfoque no turismo brasileiro e pretende trazer novos olhares e mergulhar em narrativas que contam a história local. A primeira temporada, lançada em 2021, foi apresentada por Taty Kalfels e explora diferentes regiões de Santa Catarina. Esta nova temporada será apresentada pela jornalista Renata Seliprim. Uma oportunidade de mostrar ao restante do país o melhor da culinária, natureza e cultura da região sul.

Em relação à exploração do turismo nestas cidades abordadas pelo programa, Felipe Moreira, estudante de Turismo na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e funcionário de agência de viagens no Rio Grande, comenta que “entendemos o turismo como uma economia limpa que sempre tende a trazer benefícios”, porém ele também diz que “nossa região sul é pouco explorada turisticamente no sentido Macro em comparação com a Serra Gaúcha e até mesmo Porto Alegre”. Assim, Felipe reconhece que as cidades têm muito a oferecer turisticamente. 

A Cidade do Rio Grande é um local rico em patrimônio histórico-cultural, visto que é a cidade mais antiga do estado do Rio Grande do Sul e possui bastante informações quanto à colonização. Sobre Pelotas, ele também comenta que existem vários pontos que poderiam ser melhor explorados e valorizados, como por exemplo as charqueadas, que contribuíram para que a cidade possuísse grande poder aquisitivo durante certo tempo. Santa Vitória é uma cidade de fronteira, favorável ao tráfego de turistas e São José do Norte possui belas paisagens naturais. 

Voltando à Cidade do Rio Grande, Felipe Moreira, comenta que um dos grandes desafios para o turismo na cidade é encontrar soluções e alternativas para receber turistas na baixa temporada. Uma das soluções para isso, segundo ele seria “o envolvimento da população local com a atividade turística”. O documentário será exibido no canal Travel Box Brazil e também possui canal no YouTube que disponibilizará os episódios. Acesse o canal pelo link: https://m.youtube.com/c/PermitaseRPrograma  

Você também pode acompanhar mais detalhes sobre o programa no Instagram: https://www.instagram.com/permitase_r/

Praia do Cassino/ Foto: Marianna S Bertoldi Mattos

Comentários

comments

Você pode gostar...