Jogada de Mestre

por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Amsterdã, 1982. Cor (Jim Sturgess), Willem (Sam Worthington), Cat (Ryan Kwanten), Spikes (Mark van Eeuwen) e Brakes (Thomas Cocquerel) são amigos que tentam de tudo para terem sucesso na vida. Mas o banco não ajuda e lhes nega um empréstimo para abrirem uma empresa. Então o grupo elabora um plano para sequestrar o milionário Freddy Heineken (Anthony Hopkins) e receber um resgate de US$ 35 milhões.”

O filme é baseado no caso real de sequestro do dono da cervejaria. Mas tem um erro, pois as garrafas verdes de Heineken naquele tempo, na Holanda, eram marrons.

Já assistimos muitos filmes de assaltos. Uns ótimos, como Onze Anos e Um Segredo, Plano Perfeito, Thomas Crown, etc. E outros nem tanto, mas Jogada de Mestre promete mais no trailer do que cumpre no longa metragem.

Dirigido por Daniel Alfredson têm algumas boas cenas, mas falta ação. Os atores mais famosos, tais como Anthony Hopkins e Sam Worthington, deixam o espectador com vontade de mais.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Os amigos, desde a infância, planejam tudo juntos. Mas o desejo de abrir uma empresa esbarra no gerente do banco que lhes nega o empréstimo desejado e tão necessário.

Quando descobrem que estão partindo do zero novamente resolvem sequestrar o homem mais rico da Holanda. Começam por segui-lo e se inteirar de sua rotina, para depois colocarem em prática. Mas para despistar a polícia, antes assaltam um banco e com o dinheiro roubado investem em coisas que, acreditam, um grupo profissional precisaria ter.

Imediatamente o sequestro vira manchete no país, afinal muito poucos raptos acontecem por lá. Ao mesmo tempo, Heineken tenta dialogar com o grupo e promete dinheiro caso o libertem.

O tempo passa e o resgate não é pago, para surpresa dos amigos e do próprio sequestrado. E a amizade, ponto forte dos rapazes, é extremamente afetada. Já o roteiro pouco informa sobre as decisões da investigação e então parecemos tão perdidos quanto eles.

Mas para um suspense funcionar bem faltou pressão, tensão, envolvimento com os personagens. Faltaram obstáculos a serem superados ou até uma contagem regressiva, sei lá.

A verdade é que eu esperava muito mais, até por ser baseado em acontecimentos reais. E também minha expectativa era grande em relação aos atores principais. Até a fotografia falhou, pois Amsterdã tem lindos cenários pouco explorados no filme.

Agora, é claro, você deve conferir e tirar suas próprias conclusões.

Assista ao trailer:

Confiram a programação no site do Cineflix Cinemas.

* *

Comentários

comments

Você pode gostar...