Resenha do filme de ação “13º Distrito”
Sinopse:
“Num futuro próximo, Detroit é atingida por violência em índices altíssimos. A prefeitura abandona o local à própria sorte. Traficantes como Tremaine Alexander (RZA) ganham status e poder mesmo combatidos por Lino (David Belle), um especialista em “le parkour”, que tenta erradicar as drogas do local. Lino também tem problemas com a polícia que é corrompida pelo crime organizado. Acaba então sendo preso. Enquanto isso, Damien Collier (Paul Walker), detetive infiltrado, recebe a missão de entrar em Brick Mansions para resgatar uma bomba que pode matar milhões. Ele precisa contar com a ajuda de Lino, que conhece bem o local. E tem outro motivo maior que é resgatar Lola (Catalina Denis), sua namorada, que foi raptada pelos capangas de Tremaine.”
Paul Walker finalizou 13º Distrito um pouco antes de morrer em um acidente de carro no final de 2013. Essa é uma refilmagem de produção homônima francesa de 2004, cujo roteiro também é de Luc Besson. O Brasil optou por manter o título da produção francesa original, embora neste nem se mencione o distrito e sim Brick Mansions.
Na França o original não fez sucesso, mas teve uma sequência. Luc Besson tentou essa produção americana, que também não fez muita bilheteria. Acredita-se que o público foi ao cinema por ser a última aparição de Walker. O ator David Belle repete seu personagem nas produções. Ele, que além de atuar também coreografa e atua como dublê, está excelente nas cenas de parkour, prática da qual é fundador.
Parkour é também conhecido como Le Parkour. Consiste em uma disciplina onde os praticantes usam seu corpo para passar obstáculos de uma maneira rápida e fluente. No Parkour você aprende técnicas desde como subir um muro, até como pular de um lugar alto. O esporte é para ambos os sexos e são conhecidos como traceurs ou traceuse, no feminino. Nos filmes, porém, ficou conhecido como uma técnica para pular prédios.
Outra curiosidade importante é que o francês David Belle não fala bem o inglês e então foi dublado pelo grande amigo de Walker, o ator Vin Diesel.
Lino está sempre em contraposição a Alexander. A única maneira de o traficante encontrá-lo é sequestrando sua namorada. Mas antes de salvá-la, Lino acaba preso por policiais corruptos.
Quando uma bomba é levada para o local pela gangue, a polícia e o prefeito de Detroit chamam o detetive Damien para entrar no reduto e desativá-la. E ele necessita da ajuda de Lino, que há anos mora no local. Damien precisa desativar a bomba de nêutrons antes que a cidade seja destruída.
Assisti ao filme pelo mesmo motivo que a maioria das pessoas. Tem ótimas cenas de ação, perseguições e a partir de certo momento passei a achar o filme até engraçado. Não é diferente das outras produções de Besson, como Carga Explosiva que já vai para o quinto ou sexto e Busca Implacável que vai para o terceiro.
Recomendo que assistam e tirem suas próprias conclusões. Minha nota é 8,5.
Para os que, assim como eu, curtem assistir os bastidores vejam o vídeo disponibilizado na página do ator David Belle:
http://davidbelle.com/accueil/