Reponte: música gaúcha na orla da lagoa

São Lourenço do Sul será palco do 35º Reponte da Canção e 27º Pérola em Canto, onde se reunirão grandes nomes da música gaúcha nos dias 14, 15 e 16 de março

Larissa Schneid Bueno/Em Pauta

São Lourenço do Sul se prepara para mais uma edição de um dos festivais mais antigos do Rio Grande do Sul: o 35º Reponte da Canção, junto ao 27º Pérola em Canto, que acontecerão nos próximos dias 14, 15 e 16 de março no Galpão Crioulo do Camping Municipal, que será palco do nativismo e da ampla tradição musical do estado.

35º Reponte da Canção e 27º Pérola em Canto acontecerão no Galpão Crioulo do Camping Municipal. – Fotos: Divulgação Prefeitura de São Lourenço do Sul / Em Pauta

Promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC), com financiamento do governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual de Cultura – Pró-Cultura, o evento contará com variadas apresentações musicais, incluindo shows com os músicos César Oliveira e Rogério Melo, banda Tchê Guri e Gaúcho da Fronteira, além de show dos jurados e apresentação dos concorrentes do 27º Pérola em Canto. Durante as três noites, a programação terá início às 21h.

“A nossa expectativa está bem grande, tanto em termos de público quanto artisticamente. Teremos uma qualidade musical excepcional, tanto dos compositores quanto dos intérpretes e instrumentistas que estarão no palco. Temos notado uma adesão significativa do público à proposta do Reponte, o que nos faz esperar uma ótima presença, especialmente durante os shows”, disse a secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Fernanda Krumreich Helms.

Ao todo, 850 canções foram inscritas, com 20 sendo escolhidas como finalistas: 10 do 35º Reponte da Canção e 10 do 27º Pérola em Canto. Helms informou que cada música classificada para o Reponte da Canção receberá um prêmio no valor de 5 mil reais, enquanto as do Pérola em Canto receberão 3 mil.

“As quatro canções que avançarem da fase local para a fase geral receberão um acréscimo de 2 mil reais para igualar a premiação do Reponte da Canção. Além disso, as grandes vencedoras também receberão um troféu”, destacou Helms.

Todas as canções foram avaliadas de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento, incluindo letra, performance do intérprete, entre outros. Seis jurados, três de cada linha (Manifestação Regional e Linha Campeira), participaram do processo de avaliação. Para Fernanda, o evento pode ser descrito como um palco emocionante, capaz de proporcionar uma experiência única para todos os públicos.

“Eu o descreveria como um palco emocionante para quem nunca prestigiou, como um palco emocionante da música gaúcha e regional e para quem nunca foi, é uma experiência incrível. É a música de um jeito que a gente nunca viu. Os artistas são extremamente dedicados e emocionados no palco, e a estrutura de som e luz é gigantesca, então, com certeza é uma experiência única”, ressaltou a secretária.

Os músicos Cesar Oliveira (foto) e Rogério Melo farão um dos shows do evento

No primeiro dia do evento, a entrada será permitida mediante a doação de um litro de leite. Nos outros dias, será cobrado um valor de 10 reais, exceto para crianças até sete anos, que terão entrada gratuita.

Idosos e estudantes, mediante apresentação da carteirinha da UNE, pagarão meia entrada (R$ 5,00). Funcionários públicos municipais e pessoas que trabalham na prefeitura receberão dois ingressos cortesia para prestigiar a programação.