Redes sociais criadas para ajudar quem precisa
Por Ana Maria de Oliveira e Camila Mascarenhas
A rede social chamada Impossible, surgiu há dois anos, com a intenção de aprimorar o relacionamento de comunicação das redes sociais comuns e criar uma maneira de ajudar pessoas através de uma rede.
Impossible foi criada por uma modelo americana Lily Cole, de 27 anos, e tem usuários em mais de 70 países, inclusive no Brasil. Na rede social as pessoas compartilham seu tempo, habilidades e objetivos.
Ao realizar o cadastro no site através da sua conta de facebook ou twitter ,o usuário pede algo como, por exemplo: “Eu gostaria que alguém me ensinasse a dançar.” e espera pela resposta. Os usuários que ajudam outros recebem um “obrigado”, que funciona como uma moeda de troca virtual.
Já no Brasil com o lema ‘ A vida é feita de atos’, nós temos uma plataforma social chamada Atados. A rede foi criada há quatro anos e tem como função conectar pessoas e organizações, facilitando o engajamento ao voluntariado e transformando pessoas e comunidades.
A rede funciona de uma maneira bem simples: após o cadastro, você pode pesquisar por ‘atos’ ou por ONGs.Se você escolher ‘atos’, pode optar por uma causa, adicionar suas habilidades e o local para realizar seu ato voluntário. Caso você escolher ONGs, é só optar por uma causa.
Os atados se encontram, em São Paulo, Curitiba e Brasília, mas se a pessoa não morar em nenhuma destas cidades, pode optar por fazer os trabalhos voluntários à distância como: revisar textos e ser digitador.
Vídeo Institucional Atados. – https://www.youtube.com/watch?v=-_-SQ2WJEMQ