Realização do segundo dia do II Congresso do Fórum Social

Docentes convidados para a primeira mesa do Congresso. Foto: Jessica Alves

Por Jessica Alves

Nesta terça-feira (13) ocorreu o segundo dia do II Congresso do Fórum Social da UFPel, e assim como a cerimônia de abertura, o evento foi realizado no auditório térreo do Campus II da Universidade Federal de Pelotas. Como tema, foram promovidas mesas de conversa acerca da discussão e atuação da UFPel nas áreas de Comunicação, Direitos Humanos, Cultura, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho.

O Fórum Social é um espaço de natureza participativa que tem por finalidade representar a comunidade civil organizada junto à UFPel. O seu objetivo com a realização desta etapa do congresso foi de apresentar os projetos de extensão desenvolvidos pela universidade para a comunidade, podendo assim estreitar seus laços com esta, mostrando o que vem sendo trabalhado, abrindo possibilidade para desenvolvimento de novas propostas e incentivando os alunos a se inserirem nas atividades. Ao todo, a universidade possui 1306 projetos de extensão e muitos mais estão sendo desenvolvidos por diversos professores e técnicos.

As cadeiras do local foram estrategicamente dispostas em formato de U para assim, representar o real funcionamento de um fórum, facilitando o diálogo, a comunicação e a construção de ações, agendando os projetos para 2019. As mesas temáticas foram divididas em dois grupos, onde cada tema teve a fala estimada em aproximadamente 15 minutos e ao final de cada grandes grupos foi aberto espaço para discussão acerca dos temas tratados.

O evento reuniu membros da comunidade acadêmica e civil, contando também com a presença de participantes de diversas associações, centros de apoio, sindicatos e a casa dos conselhos.

A próxima atividade do congresso será realizada na quarta-feira (14) na Associação Inova Guabiroba, no bairro Guabiroba, uma ação cultural artística de integração da universidade à comunidade, constituindo assim sua programação em conjunto.