Projeto do curso de Química de Alimentos produz energético de mirtilo

Por Andressa Machado

Utilizando apenas ingredientes naturais, bebida energética de mirtilo é uma alternativa saudável para quem busca este tipo de opção.

O projeto “Formulação e avaliação de alimentos funcionais e para dietas especiais”, do curso de Química de Alimentos da UFPel, tem a finalidade de elaborar e avaliar produtos a partir de diferentes matérias-primas que tenham demonstrado algum potencial de benefício à saúde. Coordenado pela professora Rosane Rodrigues, também conta com a participação de diversos professores e/ou pesquisadores da UFPel e de outras instituições, como Unipampa, Unicamp e Embrapa.

Mirtilos (Foto: Divulgação)

Mirtilos (Foto: Divulgação)

O interesse de utilizar especificamente o mirtilo se dá pelo grupo de pesquisa já estar trabalhando com a fruta há bastante tempo. “O mirtilo se destaca pelo alto teor de compostos fenólicos e consequente atividade antioxidante às quais têm sido associadas à redução do risco da ocorrência de algumas doenças crônico-degenerativas”, ressaltou a professora Rosane.

Existem muitos estudos acerca destas propriedades do mirtilo, sendo os mais conclusivos referentes à ação preventiva de doenças cardiovasculares. Outros estudos também tratam sobre a prevenção de cataratas, melhoria do sistema circulatório, produção de tecidos conjuntivos saudáveis e também a redução de miopia, glaucoma diabético induzido, perda de memória e alguns tipos de câncer.

A bebida é produzida a partir do suco de mirtilo, que se obtém pelo método de arraste a vapor, usualmente utilizado pelos produtores da fruta. Na produção do energético foram utilizados ingredientes totalmente naturais visando fornecer características tecnológicas e conferir tipicidade para este.

Exemplo de suco de mirtilo (Foto: Divulgação)

Exemplo de suco de mirtilo (Foto: Divulgação)

O suco de mirtilo é uma das formas mais usuais de comercialização da fruta pelos produtores da região, e foi ao conversar com eles que os integrantes do projeto descobriram o interesse destes na criação de novos produtos com a fruta. “Foi pensado em variações para diversificação de mercado e atendimento a demandas específicas, como, por exemplo, o nicho crescente de praticantes de atividade física”, disse Rosane.

As pessoas que praticam atividades físicas tem demonstrado grande interesse na ingestão de produtos que possam melhorar a sua performance e ao mesmo tempo sejam práticos. Com esse intuito foi criado o energético de mirtilo, que além de preencher estes requisitos, ainda possui as propriedades da fruta com os benefícios já citados anteriormente, o tornando ainda mais atrativo para este público.

Embora o produto seja destinado para os praticantes regulares ou eventuais de atividades físicas cuja necessidade energética possa ser maior durante o treino, este não possui restrições nem contraindicações. “Ele pode ser consumido por qualquer indivíduo, levando-se em conta o maior valor calórico da bebida comparativamente a um suco da mesma fruta, por exemplo”, completou a professora.

O grupo encontra-se ainda pesquisando novas alternativas de formulações bebidas com apelo para atletas, como isotônicos e estimulantes. Além disso, outras variedades para diferentes tipos de público, como suco misto e fermentado alcoólico e destilado, também estão nos planos.

Comentários

comments

Você pode gostar...