Progresso é batido pelo Inter e fica em situação difícil no Estadual Sub 15

O capitão do Progresso, Yander, camisa 5, corre para o sorteio que será realizado antes do início do confronto contra o Internacional.

Por Luís Artur Janes Silva

No último domingo, 25 de novembro, o Progresso entrou em campo e disputou a primeira partida da fase semifinal do Campeonato Estadual Sub-15. O time da cidade de Pelotas enfrentou o Internacional de Porto Alegre, no estádio Edmar Fetter, na Cohab Tablada. Mas, apesar de ter a vantagem de atuar em casa, o rubro-negro da Zona Norte foi derrotado pelo Colorado da Capital pelo placar de 3 a 0. O resultado dificultou as coisas para o Progresso, pois praticamente garantiu o Inter na final do Estadual. Vale lembrar que a decisão do finalista será com mando da equipe de Porto Alegre.

Desde o início da partida os jogadores do Progresso sabiam das dificuldades de enfrentar o Inter. Para se ter uma ideia do poderio da equipe Sub-15 do Colorado, basta dizer que vinha de 23 vitórias consecutivas no campeonato. O Inter só não venceu na estreia do certame, quando foi batido pelo Juventude pelo placar de 2 a 1. Assim, todos que estavam presentes ao estádio Edmar Fetter e que torciam pelo Progresso, sabiam que a missão dos jogadores pelotenses era muito complicada.

O Inter dominou as ações desde o pontapé inicial do jogo. Baseando-se na valorização da posse de bola e nas inversões de jogo, o Colorado achou espaços no sistema de contenção do Progresso e quando isso acontecia, o time da Capital se utilizava de seus extremas, atletas velozes e de boa força física, que não deram chances ao sistema defensivo pelotense.

Com pouca criatividade no meio e sem um atleta de referência na frente, o Progresso não conseguiu sair do sistema de marcação do Colorado com a bola no chão. A equipe pelotense não levou perigo à meta colorada, pois concluiu apenas duas vezes durante os 70 minutos de partida.

Enquanto isso, o soberano Internacional teve como destaques o lateral improvisado Roger, meia de origem, e Maranhão, o insinuante camisa 11, que só não fez chover na ala direita do ataque Colorado.

Com tamanha vantagem técnica, o Inter abriu o marcador aos 20 minutos da etapa inicial, quando Dudu avançou pela esquerda, foi à linha de fundo e mandou para a parte central da área. A bola desviou em um defensor do Progresso e foi para o gol. Dudu anotou, mas o orgulho ficou com o papai Pedro Stevanato, que relatou que o jovem artilheiro é de Santos e que está vinculado ao Internacional desde 2011. Pedro informou que o grupo de jogadores do Inter têm muitos meninos de fora do Rio Grande do Sul, mostrando o poder de atração do clube em relação às jovens promessas do futebol.

Mais que isso, o bom Dudu é empresariado por Jair Peixoto, mesmo representante de Luan (Grêmio) e Valdívia (ex-Inter), mostrando uma realidade desconhecida de muitos, que é a atuação desses representantes junto aos jovens das categorias de base.

Aos 26 minutos, o arisco Maranhão saiu do meio campo e fez fila na defesa do Progresso. Quando a bola chegou na área começou a confusão e depois de algumas rebatidas, ela se ofereceu ao volante Vini, que com muita classe e calma concluiu e anotou o seu gol.

Mesmo batido, o Progresso iniciou a segunda etapa com uma atitude mais ofensiva, que foi barrada pela defesa colorada, que não foi incomodada de forma mais forte. Assim, aos 12 minutos, o Inter voltou à carga e após jogada individual de Maranhão, a bola sobrou para Diego, que chutou a bola na trave.

Aos 25 minutos, o Inter deu o golpe de misericórdia. Marabá, que recém tinha entrado no jogo, tentou o arremate, a bola bateu num jogador do Progresso e sobrou para Diego, que desta vez concluiu com classe e deu números finais ao jogo.

Com a confirmação da vitória e a classificação praticamente garantida, o Inter receberá o Progresso nesta quarta-feira, 28 de novembro, na Morada dos Quero-Queros, na cidade de Alvorada. A partida se iniciará às 14h. Para garantir vaga na final, o Progresso terá que operar um quase milagre.

Comentários

comments

Você pode gostar...