Pesquisadores usam sangue para descoberta e cura do câncer

Por Gabriel Bresque

Uma pesquisa japonesa aponta para a possibilidade de se descobrir e se monitorar até 13 tipos de câncer, em diferentes partes do corpo, apenas por exames de sangue de rotina. A pesquisa é baseada na possibilidade de analíse da presença de micro-ácidos ribonucleicos (microARN) no sangue de pacientes com câncer. Vários marcadores importantes foram encontrados no corpo humano e podem facilitar a identificação e o apontamento do tipo de câncer do paciente.

Ela segue a linha de pesquisa publicada em fevereiro desse ano pela Science Translarional Medicine, que estudava a biópsia líquida, que pretende realizar os processos de identificação e análise das biópsias convencionais, complicadas em alguns casos e quase impossível em tumores de difícil acesso. A biópsia seria baseada nas células de DNA que “vazam” dos tumores para o sangue e se espalham para outros órgãos. Com esse sistema seria possível analisar também a evolução do câncer e verificar, por exemplo, as metástases do corpo. Esse exame seria aplicado para pacientes com câncer já confirmado em processo de tratamento.

A eficiência dessas técnicas ainda passam por etapas de teste e ainda dependem dos locais e tipos dos tumores e ainda não se tranaformaram em exames comerciais e aplicados nos hospitais.

A pesquisa japonesa pretende nos oferecer uma rápida descoberta do câncer, capaz de detectar tumores ainda em processo de formação, o que possibilitaria níveis de eficâcia no tratamento efetivamente maior para todos os tipos de câncer. Por outro lado, a biópsia líquida ofereceria um tratamento e um conhecimento mais completo da doença, sem exames fisicamente desgastantes e sem cortes diários. Além disso, esses dois exames podem salvar a vida de alguns pacientes com tumores em regiões com acesso extremamente complexos.

A ciência trabalha para oferecer métodos e estruturas que criem e auxiliem numa, senão cura direta, cura em etapas mais efetivas, seja com retirada de tumor ou radiação. Para qualquer técnica na luta contra o câncer, o conhecimento que esses exames procuram oferecer são essenciais.

Para saber mais:

Biopsia líquida permite detectar câncer por exame de sangue 

Japão desenvolve exame de sangue para detectar 13 tipos de câncer

 

Comentários

comments

Você pode gostar...