PelotasMUN: evento já tem data marcada

O PelotasMUN, projeto de extensão da UFPel que promove um modelo de simulação das Nações Unidas, encerrou seu prazo de inscrição nesta sexta-feira, dia 23. Evento ocorre nos dias 7 e 8 de setembro.

Por Arthur Schwab Veiras / Em Pauta

O evento é realizado nos dias 7 e 8 de setembro. (Foto: Divulgação/ PelotasMUN / Instagram)

Encerrou-se no dia 23 de agosto o prazo de inscrições do projeto de extensão PelotasMUN. Os interessados podiam se inscrever em 4 comitês ou imprensa, podendo representar delegados dos países participantes ou jornalistas de veículos internacionais. Cada comitê e veículo jornalístico será realizado em línguas diferentes, sendo elas o português, inglês e espanhol.

O QUE É O PELOTASMUN?

PelotasMUN é um projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que tem por objetivo a realização de simulações das Nações Unidas. Acontecendo desde 2013, o PelotasMUN integra alunos de diferentes cursos da universidade e estudantes de ensino médio de várias instituições.

OS COMITÊS REPRESENTADOS EM 2024

Neste ano, o PelotasMUN terá 4 comitês e cada um terá diferentes temas abordados na simulação, sendo eles:

ECOSOC (Conselho Econômico e Social das Nações Unidas), abordando os temas “Garantia de serviços de saúde para mulheres em países em desenvolvimento: Desafios e Soluções” e “Os impactos socioeconômicos da mineração no século XXI”;

OEA (Organización de los Estados Americanos), com o tema “La lucha contra el narcotráfico y sus efectos en el continente americano;

DISEC (Comitê do Desarmamento e Segurança Internacional), que terá o tema “The crisis in YEMEN: The ongoing conflict and its repercussions”;

CSNU (Conselho de Segurança das Nações Unidas), discutindo os temas “A insegurança no Sahel: Estratégias de reposta” e “Tensões geopolíticas no Cáucaso: Questões fronteiriças como ameaça regional”.

OS VEÍCULOS JORNALÍSTICOS DA SIMULAÇÃO

Na simulação deste ano, 4 jornais fictícios estarão representados no PelotasMUN. Cada veículo seguirá uma linha editorial diferente, com línguas e países distintos. São eles:

Asia O’Clock (China), que seguirá uma linha editorial baseada na defesa dos direitos humanos, ao combate à opressão, promoção da redistribuição de capital e à desmitificação dos esteriótipos da cultura asiática. O jornal mantém um público jovem e uma grande presença nas mídias sociais;

El Guardián (Argentina), que terá uma posição de defensor dos valores tradicionais, da liberdade de expressão, da propriedade privada e do protecionismo nacional. Além disso, promoverá a estabilidade de instituições tradicionais e a oposição a movimentos revolucionários e políticas progressistas;

The Chicago Times (Estados Unidos), com uma base histórica relacionada a Primeira Guerra Mundial, seguirá com a promoção dos feitos do país sob uma perspectiva econômica e liberal;

Diariamente (Portugal), seguindo com uma linha editorial neutra, baseada no independentismo midiático, progressismo social e respeito aos direitos humanos.

O PelotasMUN é realizado no prédio do curso de Direito, da UFPel. (Foto: UFPel/Facebook)

DATAS E INFORMAÇÕES:

A simulação está marcada para os dias 7 e 8 de setembro, no prédio da faculdade de Direito, da UFPel. O evento conta com uma programação completa nos dois dias, iniciando pela manhã e terminando à tarde. Todas as informações sobre a programação e relacionados podem ser encontradas nas redes sociais do PelotasMUN.