Pelotas recebe novamente o Festival Internacional SESC de Música

por William Machado

Na sexta edição do Festival novamente a música invade a cidade de Pelotas. Durante os 12 dias do evento, a cidade fica envolvida pela arte da música. Um cortejo realizado no dia 18, com alguns músicos participantes, marcou abertura oficial da festividade, levando cultura para as pessoas que passavam em frente ao Theatro Guarany e ao Mercado Central, no Centro Histórico.

A intenção é tentar congregar as diferentes manifestações artísticas da música, com mais de 450 profissionais da área – músicos, professores e técnicos – de diversas regiões do país e de diferentes nacionalidades, com origem de cerca de 17 países. A magnitude dos belos espetáculos podem ser vistos nas 50 apresentações que serão realizadas em locais como Theatro Guarany, Largo do Mercado Público, Catedral Metropolitana de Pelotas, Praia do Laranjal, Biblioteca Pública Pelotense entre outros.

Tivemos a oportunidade de conversar com o estudante de saxofone de Porto Alegre, Jeferson Miranda, que relatou: ”agregar o conhecimento no saxofone, e aproveita as férias para aprender e ter novos conhecimentos são alguns dos fatores mais importantes para minha carreira”.

Já o gerente de Cultura SESC/RS, Silvio Bento, ressalta que o evento é desejado pela população, pelo número de público participante e principalmente dos candidatos que vem de muitos estados e diversos países, e mostrando-se aí a amplitude internacional, entre professores e alunos. Bento fala sobre a mudança do festival em relação à descentralização do evento quando, realizado nas comunidades, manifestando que hoje é dado acesso nos horários em que as pessoas possam realmente assistir. Finaliza dizendo que: “…este ano ainda não foi possível, mas existe ainda a intenção de trazer uma orquestra internacional para o evento…”

O diretor artístico, Evandro Matté, frisa as relações entre professores e alunos, principalmente a possibilidade de classes individuais e das práticas de orquestra, visto que muitos participantes não têm essas práticas nas universidades. “…O Festival é um dos mais importantes da America do Sul, em virtude do nível artístico que nós temos, e Pelotas com certeza absoluta é o local ideal para realização do evento, pois a logística e a participação da população é maravilhosa, gosta de cultura e música”.

Outro ponto que deve ser mencionado são as duas formas de atuações de maneira pedagógica e social. Na primeira, o aluno tem a possibilidade de interagir e apreender juntamente com o seleto grupo de professores que abrilhantam o festival de referência nacional e internacional, canto lírico, prática de música de câmara, orquestra, banda sinfônica, curso de instrumentos. Já na segunda, a comunidade relaciona-se com os concertos e espetáculos que são apresentados, lembrando que a gratuidade é uma marca do evento.

Luis Fernando Parada, Gerente do SESC Pelotas, afirma que ocorre a apropriação por parte do público acerca do festival e o sucesso alcançado acontece através do envolvimento de todos, com o foco principal na fidelização da comunidade pelotense.

O evento que começou no dia 18 continua até o dia 29 de janeiro e todas as informações sobre os ingressos, apresentações e programação podem ser obtidas no site do evento www.sesc-rs.com.br/festival ou na unidade do SESC PELOTAS, rua Gonçalves Chaves, 914, telefone (53) 3225-6093.