Para quebrar os padrões de gênero
Por: Maiara Peixoto Silva
Quem acha que maquiagem é coisa de mulher precisa se atualizar. Cada vez mais YouTubers homens apostam no segmento de beleza para a produção de seus conteúdos, e alguns possuem canais especializados nisso. Esses produtores de conteúdo se tornam tão grandes que já chamam atenção de grandes empresas de maquiagem ao redor do mundo. É o caso do americano Manny MUA, que no final de 2016 se tornou o garoto propaganda oficial da nova máscara de cílios lançada pela Maybelline. No Brasil, o blogueiro Estilo Bifásico lançou um Primer Labial e uma Máscara de Cílios incolor pela linha especial de blogs da marca Tracta, a TBlogs.
Com números impressionantes de inscritos, esses produtores de conteúdo chamam atenção por quebrar a norma de gênero imposta de que somente mulheres usam maquiagem, e seus vídeos atraem homens e mulheres interessados no assunto, e mostram tutoriais de maquiagem, seus produtos favoritos, teste de certos produtos e desafios de maquiagem engraçados para divertir seus fãs. Dentro da categoria, o destaque vai para o andrógeno Jeffree Star, que comanda sua própria linha de cosméticos, contando com paletas de sombras, batons e iluminadores, além de quase quatro milhões de inscritos em seu canal, tornando-o o maior nome dentro do segmento masculino de beleza.
Quem se interessa pelo assunto não pode deixar de acompanhar as novidades desses três YouTubers, que se destacam como nomes importantes nesse cenário que cresce cada vez mais. Apesar de ainda existir um preconceito muito grande da parte do público, esses três nomes tornam-se cada vez maiores e atraem atenção de mais gente, principalmente na comunidade LGBT, por apresentarem, em alguns vídeos, tutoriais para o público masculino, apesar de o foco ser mostrar que não existe gênero quando se trata de maquiagem.