O Primeiro Homem

Cartaz: divulgação

Por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Filme sobre a vida do astronauta norte-americano Neil Armstrong (Ryan Gosling) e sua jornada para se tornar o primeiro homem a andar na Lua. Os sacrifícios e custos de Neil, e toda uma nação, durante uma das mais perigosas missões na história das viagens espaciais.”

Eu assisti Neil pisando na Lua. Literalmente. Ouvi meu pai exclamar que aquilo não era possível e só poderia ser uma farsa dos americanos. Anos mais tarde ainda existem as teorias que provam por A+B que o fato não pode ter acontecido. Mas aconteceu.

E o diretor Damien Chazelle se esforça para que o filme seja o mais real possível. Desde as cenas gravadas com câmera na mão, tal qual um documentário, até o realismo dentro da cápsula. Chega a ser claustrofóbico. 

Chazelle, em seu primeiro filme sem participação no roteiro, já trabalhou com Ryan em La La Land, e repete a parceria de sucesso. Talvez até consiga prêmios com o filme. Afinal, em termos de efeitos sonoros O Primeiro Homem é competente.

O principal obstáculo a ultrapassar é manter a plateia interessada em uma história que já conhece e sabe como termina. Então, o diretor usa o período de oito anos, em que o país e o astronauta  programam e testam a viagem à lua, aliado ao drama da vida de Neil, como pai, esposo e colega.

O filme é mais longo do que deveria ser, tem 2h22min, mas talvez não agrade a qualquer público. Portanto, vá ao cinema conferir, se realmente o assunto lhe interessar.

Nota: 9

 

Comentários

comments

Você pode gostar...